Uma corrida num dia de sol é um pequeno prazer, mas a luz intensa também nos cansa os olhos e faz aparecer... rugas de expressão prematuras! Para correr com todo o prazer sem se sentir incomodado pela luz do sol, pense em usar óculos de sol. Eis o nosso guia que o ajudará a escolher os mais adequados.
Antes de mais, para proteger os olhos dos raios UV! Ainda que isto possa parecer evidente, apenas 5% dos praticantes de corrida usam efetivamente óculos de sol durante as suas corridas oficiais. Apesar dos seus efeitos frequentemente benéficos por se tratar de uma fonte de bem-estar, a luminosidade pode ser incómoda para um praticante de corrida, seja para seguir o seu percurso, seja para ver o relógio.
Em trilhos, os óculos de sol servem também para como proteção de elementos externos. Não raras vezes o caminho é atravessado por ramos ou insetos e, por isso, mais vale prevenir qualquer agressão para os olhos.
Existem várias categorias de coloração de lentes para óculos de sol. As lentes pertencentes à categoria 3 são as mais escuras e oferecem uma proteção permanente contra os raios UV, evitando ainda o encandeamento. Quase transparentes, as lentes de categoria 1 adeqúam-se a saídas sem sol dos praticantes de corrida em trilhos, para protegê-los dos elementos perturbadores da natureza (insetos, ramos, areia…).
O essencial? As lentes fotocromáticas, que mudam de coloração em função da intensidade luminosa. São particularmente úteis para saídas prolongadas durante as quais possa haver alteração das condições climáticas.
Importa referir ainda que a coloração das lentes pode alterar a perceção das cores. Na secção de corrida, as lentes são frequentemente cinzentas ou verdes.
Um par de óculos de sol confortável é um par leve, agradável de usar, com um bom assentamento e que impeça a formação de condensação, para garantir a melhor visibilidade.
Em relação ao assentamento, existem várias opções: hastes curvas que acompanham perfeitamente a parte de trás das orelhas ou hastes retas revestidas a borracha para maior aderência.
O conforto dos seus óculos de sol passa também pela sua respirabilidade, que permite eliminar a condensação formada pelo aumento da temperatura corporal. Para tal, as lentes ou armações com aberturas são uma boa solução, pois facilitam a passagem do ar. As regulações da armação ao nível do nariz facilitam também a ventilação pois afastam as lentes do rosto.
O uso de óculos de sol para correr é também uma questão de estilo! Poderá escolhê-los em função do seu vestuário de corrida, optar por lentes espelhadas, escolher um modelo misto ou não… É você a estrela do alcatrão!
Solidez dos ossos, risco de cancro, diabetes, insónias, doenças cardíacas...: tudo isto diz-lhe alguma coisa? Fica logo com medo! O que tem isso a ver com a corrida? As conclusões são muito positivas para cada um destes problemas de saúde: este desporto contribui para melhorar ou combater estes males.
Recordo que a corrida pode ser praticada em qualquer idade desde que se sinta bem e desde que a última consulta médica que o(a) autorize para a prática desta modalidade não tenha sido na sua terceira década de vida!
Manter uma atividade física durante a sua vida contribui em grande parte para se sentir bem em qualquer idade e para não ter medo dos efeitos do envelhecimento no corpo. A prática moderada de desporto é sinónimo de saúde!