O calçado de golf é um acessório indispensável para uma boa prática. Permite garantir uma aderência máxima ao terreno e um conforto para os 10 km de percurso em partida.Existem dois tipos de calçado de golf, o calçado com spikes, perfeito para terreno escorregadio, e o calçado com spikes moldados, denominados “spikeless”, adaptados aos terrenos secos. Desde a criação do calçado de golf moderno, a tendência foi de ter calçado com spikes aparafusados e calçado sem spikes. Desde alguns anos que se pode ver os jogadores profissionais jogarem com spikes moldados com qualidades de tração superiores ao antigo calçado com spikes aparafusados. Então, quais são os critérios para te sentires bem com as tuas sapatilhas e/ou muito bem com os seus spikes?

Conforto:

O conforto é algo que não deve ser negligenciado na escolha do teu calçado. Sabendo que vais passar à volta de 5 horas com o calçado nos pés enquanto joga e que vais caminhar durante cerca de 10 quilómetros, deves sentir-te bem e confortável desde a primeira vez que o calças.

Em caso de desconforto, irás concentrar-te mais nos teus pés do que no putt. Se o calçado apertar demasiado os teus pés, podem formar bolhas ou inchar os pés e não irás conseguir concentrar-te no teu jogo.

Um golfista que não esteja concentrado no jogo verá o seu cartão de jogo a diminuir e sobretudo passará um mau momento, fisicamente e mentalmente.

Conforto-calçado-golf
Impermeabilidade-calçado-golf

Impermeabilidade ou respirabilidade:

As condições climáticas regem o quotidiano dos golfistas. A chuva é agradável porque rega os fairways, o bom tempo permite aproveitar melhor o percurso… Mas as condições climáticas influenciam também a escolha do calçado.

Para o tempo quente ou para quando não chove, deves procurar um calçado respirável e adaptado ao terreno seco. Considera um calçado que não aperte ao nível do tornozelo e do pé em geral, devido ao risco de incomodar quando os pés ficarem inchados devido ao calor.

Para o tempo ameno, as tuas preocupações serão relacionadas com a impermeabilidade do calçado.Se chover ou se a erva está húmida devido ao orvalho, é mais agradável ter os pés secos do que ter o calçado molhado. Não te irás desconcentrar e não terá frio: podes desfrutar do percurso sem ficar doente.

Com tempo frio, é também muito importante teres calçado impermeável para não sofrer com a chuva ou a neve. Um enchimento em tecido quente irá garantir o calor necessário para não sofreres com o frio do inverno.

Leveza:

A leveza de um calçado sente-se no percurso. Com 341 gramas para o Inesis Grip Dry (para um sapato) contra cerca de 470 gramas para o calçado de golf em geral, vais usar 1560 quilogramas por pé no mínimo numa partida. Tal reduz a tua fatiga após o 18º buraco, o que implica estares mais fresco durante a partida.

A flexibilidade do teu sapato é também importante: no golf, tem bastante flexão ao nível da parte dianteira do pé. Baixas-te frequentemente para colocar e recolher o tee, para visualizar a linha do putt ... Verifica bem se o material não está a obstruir o teu pé e que é suficientemente leve para te conseguir dobrar bem.

leveza-calçado-golf
estabilidade-calçado-golf

Estabilidade:

Está prestes a fazer a tua tacada. Estás a fazer o teu swing e os teus pés viram-se: é uma tacada falhada. Para evitar este inconveniente, deves procurar a estabilidade.

O calçado de golf oferecem-te um bom apoio, graças aos seus suportes à volta do pé e na largura da sola.

Os teus pés vão estar fixados no piso, o que irá permitir às tuas ancas rodarem livremente, sem estarem desequilibradas.

Tração:

Para um swing eficaz e regular, a tua tração é essencial. Um calçado com uma tração ótima permitir-te-á focar nos teus swings e nas tuas sensações sem receio de deslizar.Atenção, uma tração ideal não é necessariamente sinónimo de spikes.

Num percurso seco, calçado com spikeless proporcionar-lhe-á mais estabilidade. É assim necessário escolher o tipo de calçado em função das condições climáticas.

tração-calçado-golf

Agora já conheces todos os critérios para encontrares calçado para os teus pés.
Não hesites em comprar um par de sapatos direcionado para o tempo quente e outro par impermeável para o tempo chuvoso.
Seja como for, se utilizaress um bom calçado, nunca mais jogarás mal!

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSe