COMO ESCOLHER O SEU FATO DE KITESURF ?

Queremos ajudá-lo(a) a fazer a melhor escolha!

COMO ESCOLHER O SEU FATO DE KITESURF ?

Essencial para uma boa prática de todos os desportos de deslize e nomeadamente do kitesurf, o fato completo assegura-lhe um isolamento térmico perfeito e um grande conforto. Entre os diferentes materiais utilizados, as diferentes espessuras e o número de acabamentos diferentes, não é fácil escolher. Para saber como escolher o equipamento que melhor se adaptada à prática do desporto de deslize, deve ter em conta vários elementos importantes.

QUE MATERIAL DE FATO ESCOLHER?

Os fatos completos são fabricados em neoprene, um material reconhecido pela sua capacidade de reter o calor e pela sua estanquidade. O neoprene tradicional oferece uma estanquidade perfeita, mas é pouco flexível. É por isso que os novos fatos são feitos com materiais mais elásticos que permitem ao praticante ter uma maior liberdade de movimentos. 

Para determinar que material de fato privilegiar, entre o neoprene tradicional ou o neoprene stretch, deve ter em consideração a utilização que lhe irá dar. Qual é a frequência da sua prática de kitesurf? Ocasional, regular ou intensiva? Quanto mais praticar este desporto de deslize, melhor deve ser a qualidade do fato para lhe proporcionar conforto, flexibilidade e robustez. 

Assim, para uma prática intensiva, deve inclinar-se para um fato em neoprene ultra-stretch. Os fatos completos em neoprene stretch são mais caros que os modelos tradicionais, mas poderá encontrar diferentes níveis de flexibilidade e alguns têm uma ótima relação qualidade-preço. Se é principiante na prática de kitesurf, pode optar por uma fato tradicional. Oferecem um conforto perfeitamente adequado para uma utilização ocasional.

COMO ESCOLHER O SEU FATO DE KITESURF ?
COMO ESCOLHER O SEU FATO DE KITESURF ?

QUE ESPESSURA DE FATO ESCOLHER?

Como em todos os desportos de deslize, os fatos de kitesurf protegem-no essencialmente do frio. Geralmente, o limite fixa-se à volta dos 17 °C : poderá encontrar assim fatos adaptados a uma temperatura da água inferior a 17 °C e outros fatos adaptados a uma temperatura da água superior a 17 °C. 

Os fatos são classificados em função da sua espessura. Para perceber o código é simples: o primeiro número corresponde à espessura do fato ao nível do tronco (no painel frontal) e o segundo no resto do corpo. Assim, um fato 4/3 tem uma espessura de 4 mm ao nível do tronco e de 3 mm no resto do corpo. 

Portanto, se desejar praticar kitesurf numa região bastante fria, deverá escolher um fato mais espesso. No entanto, não perde a liberdade de movimentos. Os novos fatos oferecem uma grande flexibilidade mesmo nos modelos mais espessos. 

Qualquer que seja a espessura que precise, não se esqueça que a maneira mais simples de encontrar o fato que mais corresponde às suas exigências é experimentando-o na loja. Com efeito, esta peça de roupa deve estar perfeitamente ajustada ao seu tamanho para ser estanque, mas não deve limitar os seus movimentos.

COMO ESCOLHER O SEU FATO DE KITESURF ?

ACABAMENTOS CUIDADOS PARA TODAS AS ATIVIDADES

Uma vez escolhido o material e a espessura do seu fato, falta escolher os acabamentos do seu modelo. Com efeito, segundo as marcas escolhidas e o orçamento, os fatos não são concebidos da mesma forma. Em primeiro lugar, existem três tipos de costuras diferentes. 

As costuras flatlock são costuras tradicionais mais flexíveis para maior conforto e evitar as irritações. A montagem cosido/colado consiste em cobrir todas as costuras do fato com uma camada de cola que assegura uma estanquidade exemplar. Finalmente, nos fatos de gama mais alta, podemos encontrar as costuras « tape » que evitam qualquer entrada de água e oferecem uma grande duração de vida útil. De seguida, hoje em dia podemos encontrar dois tipos de fatos: os fatos com fecho nas costas e os fatos sem fecho (ou apenas alguns centímetros na gola). 

Os fatos com fecho nas costas são mais fáceis de vestir e despir. São, de longe, os mais utilizados pelos surfistas. Os fatos sem fecho permitem ganhar alguns graus e asseguram uma estanquidade absoluta, mas são mais delicados para vestir e despir. Deve preferir estes fatos se for praticar kitesurfer em águas muito frias. Para ainda mais proteção, pode igualmente optar por uns botins e um capacete gorro ou umas luvas específicas para desportos de deslize.

Mais dicas sobre kitesurf