Quer tenha um nível principiante, intermédio ou experiente, quer pratique kitesurf ocasionalmente ou regularmente, a escolha do seu arnês de kitesurf é um elemento fundamental para a prática. Existem dois tipos de arnês de kitesurf: o arnês calções e o arnês cinto dorsal. Cada um destes arnês apresenta qualidades que lhe permitem adaptar-se a um tipo de prática (freeride, freestyle, wakestyle, rice…) em particular. A DECATHLON ajuda-o a esclarecer as dúvidas para escolher o arnês de kitesurf mais ajustado à sua prática.

O ARNÊS DE KITESURF, A JUNÇÃO ENTRE O CORPO E A ASA

Seja qual for o tipo de prática do kitesurf, o arnês é um elemento indispensável que fará a junção entre a asa e o seu corpo. A tração da asa faz-se com o seu corpo por via do arnês de kitesurf, é por isso indispensável escolher um equipamento adaptado à sua condição física a às suas expetativas e necessidades em termos de suporte e de conforto, durante a prática do kitesurf para evitar qualquer problema de costas. De forma geral, os arneses são equipamentos técnicos dotados de proteções para evitar ferimentos e dores musculares que possam surgir, eventualmente, durante a prática deste desporto.

O ARNÊS DE KITESURF CALÇÕES

Recomendado para principiantes, o arnês calções veste-se como uma cueca com correias na entrepernas. Proporciona um suporte dividido entre a bacia e as coxas. De facto, as correias subcostais (correias da entrepernas) impedem que o arnês de kitesurf suba com os fortes puxões do vento e permitem repartir a tração entre a bacia e a zona superior das coxas. 

O suporte baixo provocado pelo arnês calções também permite prevenir as dores de costas, dado que a tração é repartida por diversos pontos fortes do corpo (bacia e zona superior das coxas) e não incide unicamente nas costas, como com um arnês cinto dorsal. 

Proporcionando um centro de gravidade mais baixo, este tipo de arnês de kitesurf pode ser utilizado para a prática de longas distâncias e de picos de velocidade no kitesurf. 

O seu gancho está situado mais baixo, o que permite ao principiante de kitesurf navegar numa posição confortável. 

Também é adequado para as pessoas com braços mais curtos, quando o vento empurra a vela para cima, poderão assim mantê-la mais próxima para um acesso mais fácil e rápido.

Como escolher um arnês de kitesurf?
Como escolher um arnês de kitesurf?

O ARNÊS DE KITESURF CINTO DORSAL

Recomendado pela DECATHLON aos praticantes de kitesurf de nível intermédio ou experiente, o arnês cinto ou arnês dorsal apresenta um suporte mais subido do que o arnês calções. Exige uma musculatura abdominal significativa. 

É, no entanto, necessário ter o cuidado necessário para que este arnês de kitesurf se mantenha no lugar sem subir para debaixo dos braços. Contrariamente ao arnês calções que reparte a tração entre a bacia e as pernas, o arnês cinto permite uma liberdade extrema de movimento das pernas. 

É, assim, perfeitamente adaptado à prática freestyle do kitesurf. De facto, na navegação freestyle, a prática de desprender a asa do arnês é frequente e, nestas circunstâncias, as subcostais do arnês calções são inúteis, enquanto o suporte do arnês perde em qualidade: Por isso, é preferível optar por um arnês cinto que não limite os movimentos e assegure um suporte máximo das costas. 

O arnês cinto permite também otimizar as mudanças de direção em onda. Um bom suporte ao nível das lombares pode ser obtido com um modelo de arnês cinto adaptado à sua morfologia e bem ajustado. Existem diversos graus de reforço e de rigidez, em função dos modelos de arneses de kitesurf cinto.