O lastro é um elemento importante para limitares o esforço durante a prática de apneia. A Subea ajuda-te a escolher entre as várias opções disponíveis.
O sistema de lastros em apneia permite-te imergir e descer, limitando os esforços. No entanto, como saber que peso escolher e qual o melhor material? Um cinto de lastro? Um lastro de pescoço? Tantas perguntas que vamos responder aqui!
Em apneia, é necessário usar pesos de forma a poder manter a cabeça fora de água após uma expiração. Se a cabeça ficar dentro de água após expiração, estás com peso a mais.
Deverás realizar alguns testes para saber a quantidade de peso que deves levar para a tua sessão.
Isso também irá depender da tua prática:
- Para a apneia em peso constante, verifica que o lastro não é demasiado pesado, de forma a que a subida seja mais fácil.
- Para a apneia dinâmica, um lastro bem repartido sobre o corpo, em particular ao nível do pescoço, é o mais importante.
- Para a apneia estática, não precisas de lastro.
- Para a apneia com peso variável, são necessárias barras de pesos cujo peso é determinado em função do teu nível de prática.
Existem várias opções!
Clássico, permite-te levar muito mais peso e pode ser libertado facilmente. Em apneia, deve ser corretamente colocado sobre as ancas, de forma a não interferir com a respiração.
Podes escolher entre cintos em nylon ou em borracha. Este último terá a vantagem aderir bem ao neoprene e de estar sujeito à pressão da mesma forma que o neoprene e assim encolher com a profundidade, de modo a ficar sempre ajustado.
Relativamente aos chumbos, os chumbos revestidos são mais agradáveis ao contacto que os chumbos em bruto.
Este permite-te manter uma posição horizontal sem esforço. Por este motivo, é particularmente apreciado em apneia dinâmica ou com peso constante, de forma a facilitar a imersão.
Verifica que não escolhes um peso demasiado pesado e que esteja bem repartido sobre a parte superior do teu corpo.
Agora já podes escolher o teu lastro com toda a confiança! Desejamos-te boas imersões!