cc botas de equitação

Como escolher botas de equitação?

Em couro ou em PVC, com ou sem atacadores... A escolha de botas de equitação pode ser feita em função de variados critérios. Damos-lhe alguns conselhos para escolher o modelo mais indicado para si. ~ 

As botas de equitação não têm apenas um aspeto técnico. Servem para proteger as pernas das fricções da sela e garantir uma boa estabilidade e imobilização da perna.

As botas contribuem também para a segurança, na medida em que limitam o risco de o pé ficar preso no estribo em caso de queda, graças ao formato do tacão e à aderência da sola.

A escolha das botas é feita com base em 2 critérios: as condições meteorológicas e o nível de prática. Poderá ainda apurar a sua escolha em função do material: couro ou matérias sintéticas.

como escolher botas de equitação?

As condições meteorológicas

Para uma prática com tempo frio, pode optar por botas forradas com um componente que oferece maior proteção térmica.

Encontrará também botas especialmente concebidas para proteger do frio com forro quente ou cano em neoprene.

Poderá ainda simplesmente usar as suas botas habituais com meias polares, que oferecerão um primeiro nível de proteção contra o frio, sem contudo igualar o desempenho térmico de umas botas adaptadas para o frio.

O nível de prática

Como escolher botas de equitação?
Principiante

Está a iniciar-se na equitação e precisa de ajuda na preparação do seu cavalo e durante a sua prática, no quadro de aulas coletivas ou individuais.

Para a sua segurança, as botas de equitação têm um tacão que impede o pé de escorregar no estribo e uma sola com boa aderência. As botas em material sintético são muito mais fáceis de cuidar e são totalmente impermeáveis para poder praticar com tempo húmido ou chuva.

Como escolher botas de equitação?
Nível intermédio

Já é autónomo na preparação do seu cavalo, mesmo se necessita sempre de acompanhamento durante a sua prática, no quadro de aulas coletivas ou individuais.

Procura um bom contacto com o cavalo, que os modelos justos lhe proporcionarão. As botas da nossa gama estão disponíveis em vários larguras de barriga da perna e integram um elástico largo que permite uma boa adaptação a todas as morfologias.

Como escolher botas de equitação?
Nível experiente

É totalmente autónomo na preparação e no trabalho do seu cavalo.

A utilização de couro mais maleável proporciona um contacto ainda mais preciso. O couro mais fino na zona dos atacadores oferece mais conforto em sela ao evitar os pontos de pressão em flexão. Para uso intensivo, privilegie modelos com sola cosida, mais resistentes no tempo do que as solas coladas ou soldadas.

como escolher botas de equitação?

O material das botas: couro ou sintético?

Existem dois principais tipos de botas em função do material utilizado no seu fabrico:

- as botas em sintético: Com uma excelente relação qualidade/preço e de fácil manutenção, estas botas saberão satisfazê-lo para iniciar-se na equitação. Totalmente impermeáveis, são ideais para usar em qualquer estação do ano. ~~- as botas em couro: Perfeitamente indicadas para quem possui um nível de equitação intermédio ou experiente, estas botas asseguram um excelente contacto com o cavalo, mas exigem cuidados e tratamentos quase diários.

como escolher botas de equitação?

Como escolher o tamanho correto das botas?

As botas em borracha não estão disponíveis em várias larguras de barriga da perna, mas é possível cortar a parte de cima do cano se as botas forem demasiado altas.

Para ter uma bota devidamente ajustada, opte por um modelo disponível em vários tamanhos de barriga da perna. Poderá ainda escolher um modelo com atacadores para ajustar melhor a bota ao nível do tornozelo. Estes modelos possuem também um sistema de elástico mais ou menos largo que permite adaptar a bota à forma da perna para um efeito mais moldante.

Para escolher o tamanho de botas correto, consulte os guias de tamanhos disponíveis nas lojas ou na ficha técnica online dos respetivos modelos.

Como escolher botas de equitação?

Valérie

Chefe de produto fouganza

O couro é uma matéria natural que deixa o pé respirar. As botas em couro necessitam de um cuidado diário: devem ser lavadas regularmente com sabão de glicerina. Aproximadamente uma vez por mês, ensebar com movimentos circulares após secar. Em caso de contacto prolongado com humidade, nunca deixar as botas secar próximo de uma fonte de calor.

Descubra outros conselhos para a prática da equitação

Como escolher polainas de equitação?

Como escolher polainas de equitação?

Veja os nossos conselhos para o ajudar a escolher polainas de equitação.