Precisas de te equipar ou de renovar o teu equipamento de falésia ou alpinismo? Ajudamos a escolher!
Falamos de fita expresso ou de pares e não fazes ideia do que se trata. Recuperamos a definição que encontra no nosso léxico de escalada. Uma fita expresso são "2 mosquetões ligados por uma correia… (fazem um par).” Em primeiro de escalada, passa-se o primeiro mosquetão no ponto de segurança fixo à rocha e o segundo na corda, permitindo progredir em segurança.
Por isso, precisas especificamente de fitas expresso para que fiques seguro durante as ascensões.
A fita expresso está equipada com 2 mosquetões que não bloqueiam a sua abertura.
Estes dois mosquetões são diferentes: um é direito para se fixar facilmente a um ponto de segurança, o outro é curvo para passar a corda por dentro dele.
Como é frequente em escalada, é o teu terreno de jogo e os teus objetivos que determinam as tuas necessidades no que respeita às fitas expresso.
Faço escalada em falésia equipada de um largo
Se fazes escalada em vias equipadas de um largo, deves privilegiar a ergonomia: precisas de fixar facilmente as fitas expresso nos pontos de segurança. Precisas, por isso, de mosquetões clássicos (dedo pleno), com uma correia espessa. Quanto mais espessa é a correia, mais robusta é, o que pode ajudar a colocar a fita expresso mais facilmente. Além disso, se realizar um movimento, a correia robusta permite-te içar mais facilmente por cima para fixar.
Gosta de ser o primeiro de cordada?
A fita expresso Panic da Kong foi concebida para fixações com dedo aberto! É uma fita expresso alongada e rígida que permite fixar a pontos de segurança distantes.
O mosquetão está equipado com um sistema que permite mantê-lo aberto até que seja fixado a um ponto de segurança.
Faço escalada em grandes vias ou alpinismo
Se praticas alpinismo ou escalada em grandes vias, deves privilegiar a leveza. De facto, geralmente partimos com uma dezena de fitas de expresso. Por isso, cada grama conta!
Os mosquetões serão muitas vezes um pouco mais pequenos e equipados com um dedo direito.
O dedo é a parte do mosquetão que mexe quando o abrimos ou fechamos. Nas versões leves de mosquetões, esta apresenta um orifício: chamamos-lhe dedo direito.
Nas versões clássicas, chamamos de dedo pleno ou tubo.
Comprimento, número de fitas expresso, orientamos-te para a resposta certa!
Qual o comprimento por que deves optar?
Existe vários comprimentos, mais frequentemente entre 11 e 17 cm. Estes variam em função das marcas e das tecnologias.
O essencial é: uma fita expresso para cada situação e o mínimo de fricção possível na corda. Geralmente, se a via cresce de forma reta na parede, basta fitas expresso curtas. Mas se a via avançar em ziguezague, deves utilizar fitas expresso mais compridas para limitar o efeito de tiragem, isto é, a fricção significativa entre a corda e o mosquetão da fita expresso.
A ideia é, por isso, levar fitas expresso de comprimentos diferentes, para se estar preparado para todas as situações. Falésias, grandes vias, é a preparação e o levantamento do teu local de prática que indicará que comprimentos das fitas expresso serão necessárias.
E quantas fitas expresso levamos?
Tudo depende do comprimento da via que pretendes atacar. Informa-te antes de te lançares, junto de praticantes de escalada que tenham recentemente escalado essa via ou mune-te de um mapa do local onde vais praticar.
De maneira muito geral, se tiveres uma dezena de fitas expresso (entre as quais 2 grandes) para ti, terás uma boa base de material. Mas é sempre na hora de preparar a tua via que determinará precisamente quantas fitas expresso são necessárias para atingir o teu objetivo!
E estás pronto para escolher as tuas fitas expresse! Se tiveres outras perguntas, não hesites em deixá-las nos comentários.