As barbatanas são uma parte essencial do equipamento de caça submarina. São elas que nos impulsionam para a água e permitem-nos desenvolver a nossa prática de forma eficiente.

As barbatanas estão divididas em duas partes principais:

- A bolsa do pé, onde introduzimos o pé
- A pala, que é a parte principal da barbatana, sendo responsável pela nossa propulsão dentro de água.

Dependendo do tipo de caça submarina que pratiques, deves procurar barbatanas mais duras ou mais moles. Regra geral, na caça submarina a maior profundidade procuramos barbatanas mais compridas e maleáveis, enquanto que, para uma caça ao buraco ou a pouca profundidade, devemos procurar umas barbatanas mais curtas e mais duras.

Como escolher as barbatanas de caça submarina?
Como escolher as barbatanas de caça submarina?

Critérios para escolher barbatanas de caça submarina

1) Facilidade de Utilização
Existem materiais e durezas diferentes que serão mais ou menos adaptados para o teu nível de prática. Se estiveres a iniciar, dá preferência a uma pala de plástico. As palas de fibra e carbono são mais adaptadas a praticantes mais experientes.

2) Potência
As barbatanas de caça submarina têm palas compridas para obter um melhor rendimento. É principalmente o tipo de pala que determinará a sua potência, logo quanto mais dura for a pala da barbatana, mais potente será o movimento.

3) Conforto
É um dos critérios mais importantes. É a bolsa de pé que transmite a energia do movimento na direção da pala. Este deve estar suficientemente justa ao pé, mas sem apertar demasiado, para evitar cãibras durante a sessão.

Tipos de palas de barbatanas

As palas das barbatanas de caça submarina apresentam-se com tipos e materiais diferentes. Consoante o tipo de pala, as barbatanas serão mais ou menos adequadas ao teu nível de prática, mas também à tua capacidade física. É por isso importante conseguir distinguir bem os diferentes tipos de pala quando fores escolher as tuas barbatanas!

Recomendamos também outros conselhos sobre caça submarina