REGULAR CORRETAMENTE A ALTURA DOS MEUS BASTÕES DE CAMINHADA COM O EXPANSOR INTERNO

O expansor interno, é quando o sistema de regulação está localizado no interior do bastão.Romain, o nosso engenheiro bastões mostra-te como o utilizar corretamente para ajustar a altura dos teus bastões de caminhada.

Expansor interno bastão

Como escolher o tamanho dos bastões de caminhada?

Antes de pensares em realizar um trekking com os bastões, é necessário escolher bem o tamanho destes. Para isso, basta pegar neles e medir a distância entre o chão e o teu cotovelo.

Os bastões de caminhada devem, geralmente, estar à altura da parte superior da tua palma. Para saberes o tamanho ideal, basta colocares o braço ao longo do corpo e fazer um ângulo de 90° com o teu antebraço, lembrando-te de bem o esticares na tua direção.

Contudo, se não conseguires testar fisicamente os bastões e quiseres comprá-los online, podes simplesmente multiplicar a tua altura em cm por 0,68. Ao aplicares esta fórmula, obténs o comprimento ideal para os teus bastões.

Porque razão é necessário ajustar o tamanho de um bastão de caminhada?

Quer sejas um caminhante ocasional ou experiente, o ajuste dos bastões de caminhada é muito importante, pois terá um impacto direto no bom andamento do teu trekking. Quer se trate de caminhadas ou de caminhadas nórdicas, os bastões são supostos apoiar a tua técnica e os teus joelhos, proteger-te de possíveis erros de movimento, e reduzir o risco de quedas.

A utilização dos bastões permite percorrer distâncias maiores mais rapidamente, reduzindo a pressão de caminhar. Isto ajuda a minimizar a dor articular que pode ocorrer após longas percursos. 

Ter bastões de caminhada ajustados à altura certa, tanto em descida como em subida, mas também em terreno plano, permite-te tirar o máximo partido das muitas vantagens técnicas deste equipamento.

PEQUENO CONSELHO FORCLAZ EM +

Se deixares os teus bastões guardados durante muito tempo (por exemplo, no Inverno), deixa os bloqueadores soltos. Conservará assim a sua força de aperto. Quando voltarem a ser utilizados, verifica mesmo assim se estão devidamente ajustados.

A que altura ajustar os bastões de caminhada?

A altura correta dos bastões de caminhada depende principalmente das tuas necessidades e preferências pessoais, e por isso varia de utilizador para utilizador. Os critérios mais importantes são o tamanho do praticante e o tipo de terreno.

   Em relação ao tamanho: normalmente, a parte superior da pega do bastão deve estar ao nível da cintura/anca quando o cotovelo está dobrado a 90°.
   Em relação ao tipo de terreno: para o teu conforto na caminhada, os bastões de caminhada devem ser ligeiramente encurtados quando estás em subidas de forma a aumentar a pressão de carga. Em descida, o uso de bastões tirará a tensão dos joelhos, mas para tirar partido disso, é aconselhável aumentar o comprimento da haste para melhorares o teu equilíbrio. 

Durante uma caminhada, irás inevitavelmente sentir a necessidade de ajustar os bastões de caminhada de acordo com o tipo de percurso. Se estiveres a caminhar na encosta de uma montanha, podes ajustar o comprimento dos teus bastões individualmente. Por exemplo, podes usar um bastão mais curto do lado da montanha e alongar o bastão do lado de jusante.Desta foram terás um melhor suporte!

Em alguns bastões de trekking, pode existir uma pega por baixo da pega. Trata-se de um punho, muito prático em declives, se não quiseres passar tempo a ajustar o comprimento dos bastões. . O punho é também ideal em declives íngremes ou para ultrapassar obstáculos.

Qual a altura do bastão para a marcha nórdica?

A altura dos bastões para a marcha nórdica é escolhida em função da tua altura. Como guia, podes basear-te nas seguintes recomendações.

  Medes entre 1.47m e 1.54m: a altura do bastão deve ser de 100 cm
     Medes entre 1.55m e 1.61m: a altura do bastão deve ser de 105 cm
     Medes entre 1.62m e 1.68m: a altura do bastão deve ser de 110 cm
     Medes entre 1.69m e 1.76m: a altura do bastão deve ser de 115 cm
     Medes entre 1.77m e 1.83m: a altura do bastão deve ser de 120 cm
     Medes entre 1.84m e 1.95m: a altura do bastão deve ser de 125 cm

Para regular os bastões...é preciso rodá-los no sentido certo!

Compraste um par de bastões? Parabéns! Tens agora de os ajustar à altura certa para os poderes usar nos teus trekkings.Explicamos-te detalhadamente como ajustar a altura dos bastões de caminhada.Só precisas de rodar o tubo no sentido horário como apresentado na imagem.Se vires que as hastes deslizam, então roda com mais força até que deixem de deslizar. Atenção, é necessário rodar bem a haste do bastão e não o anel preto que se situa sobre o bastão.

O que fazer se o bloqueador rodar no vazio? 

Se verificares que o bloqueador está a rodar no vazio quando o apertas, não entres em pânico. É porque o expansor está demasiado desapertado. Isto pode acontecer em algumas situações. Nos nossos bastões de trekking e de caminhada, utilizamos 2 tipos de expansores em função do local de produção. Nos dois casos, a primeira coisa a fazer é desapertar totalmente o bastão para que o expansor apareça.

O TEU EXPANSOR É SEMELHANTE AO MOSTRADO EM CIMA, A VERMELHO? SEGUE ESTE PROCEDIMENTO!

  

ATENÇÃO

Ao regular o comprimento dos bastões não ultrapasses a linha stop, como na imagem acima. Para lá deste limite, o bastão pode partir-se durante a utilização e podes correr o risco de te lesionar.

Limite ajuste perigo

Como segurar um bastão de caminhada?

Para segurar os bastões de caminhada corretamente, basta agarrar as pegas firmemente. Estas funcionam como as correias de transmissão do esforço exercido sobre os teus bastões. Durante a caminhada, podes apoiar-te nas correias de punho, que são as correias à volta das pegas. Servem para repousar os pulsos e permitem aliviar as mãos e os antebraços.

Como caminhar corretamente com bastões de caminhada?

Agora que já sabes como ajustar os bastões de caminhada à altura certa, só precisas de saber caminhar com eles! Existem várias técnicas.

   Em descida, podes colocar os dois bastões à frente ao mesmo tempo. É uma técnica muito boa para manter o equilíbrio e ultrapassar obstáculos. A utilização dos bastões também pode ser feita de forma alternada, uma vez à esquerda e uma vez à direita de forma a manter um bom ritmo.
     Em subida, podes escolher a alternância para teres um bom ritmo, mas também podes utilizar os dois bastões ao mesmo tempo, mantendo-os bem à tua frente. Algumas pessoas optam por empurrar para trás para ajudar a subir, com bastões um pouco mais compridos.
      Se o terreno for plano, recomendamos a alternância dos bastões para obter um bom ritmo, maior ou menor em função das tuas preferências. Também podes utilizar os bastões de caminhada ao mesmo tempo, lançando-os ligeiramente à tua frente. O mais importante é evitar que os bastões se atravessem à tua frente se ponham entre as tuas pernas, o que te poderia desequilibrar.

Estás pronto para a aventura? Agora, é a tua vez de testares as tuas preferências!

MAIS UM PEQUENO CONSELHO

Se os bastões ficarem armazenados por um período prolongado (por exemplo, durante o inverno), deixa os bloqueadores desapertados. Conservará assim a sua força de aperto. Quando voltarem a ser utilizados, verifique mesmo assim se estão devidamente ajustados.

UTILIZAR CORRETAMENTE O EXPANSOR INT

ROMAIN

Engenheiro de produto da Forclaz

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS OUTROS CONSELHOS SOBRE TREKKING