Recuperar rapidamente através do frio

Recuperar rapidamente através do frio

A recuperação: indispensável para conseguir sequenciar as sessões desportivas mais facilmente e evitar o risco de lesão.

Sabia que o frio pode ajudá-lo a recuperar? De facto, a aplicação de frio tem vários efeitos benéficos, e tem à sua disposição diferentes técnicas, siga o guia!

1. As propriedades do frio

A aplicação de frio diminui a sensação de dor e atua sobre a inflamação natural provocada pelo esforço. As suas propriedades são:

- Antálgico (diminui a dor).

- Anti-inflamatório (luta contra a inflamação e o edema).

- Vasomotor (estimula a circulação).

- Ação hemostática (diminui a hemorragia).

Sabia que?

Um protocolo bem conhecido na recuperação é o GREC: G de gelo, R de repouso, E de elevação e C de compressão.

2. As diferentes técnicas de aplicação de frio

Existem várias técnicas, consoante as suas preferências de utilização. O objetivo é baixar a temperatura cutânea, sem nunca descer além dos 7°.

- A bolsa de frio instantâneo: ideal para desportos de combate e desportos como o futebol, o rugby ou o andebol. É de utilização única e não requer refrigeração.

-O spray frio: um meio rápido para aplicar frio na zona pretendida. A sua ação é imediata. É especialmente recomendado em caso de choque durante os desportos de combate ou de contacto.

- A compressa reutilizável (bolsa de cryogel): com uma bolsa e uma fixação para um bom posicionamento, esta compressa é muito prática. Pode ser utilizada para aplicação de frio ou calor e é reutilizável (guardar no congelador).

- A crioterapia: na medicina desportiva, a gestão das lesões dos desportistas de alto nível pode ser feita através de um choque térmico que baixa a temperatura cutânea.

A imersão em água fria consiste em submergir uma parte (frequentemente os membros inferiores) ou a totalidade do corpo num banho de água fria a 10° durante, pelo menos, 10 minutos, sendo recomendado 14 minutos.

As cabinas de crioterapia em frio seco e intenso a -110° durante o máximo de 2 a 4 minutos permitem descer a temperatura cutânea até cerca de 10 graus. Após uma adaptação numa pré-câmara a -60° durante 30 segundos, passa para a cabina em fato de banho, com meias especiais e luvas, fazendo pequenos movimentos com os membros. Ao sair, passa novamente 15/30 segundos na pré-câmara a -60°. A monitorização é rigorosa, e o protocolo pode ser interrompido a qualquer momento se surgir algum problema. Os perigos são a hipotermia e as queimaduras por frio.

Tem sempre uma compressa fria no congelador e um spray frio no estojo de primeiros socorros?

Estes conselhos podem interessar-lhe

bebida-recuperação

Para que serve uma bebida de recuperação?

Costuma ouvir falar sobre bebidas de recuperação, mas sabe exatamente para que servem? Quais são todos os seus benefícios, mais concretamente numa atividade desportiva como o triatlo?

alimentação-após-esforço

Conselhos de alimentação após o esforço

É bom fazer uma alimentação adequada antes e durante o esforço, mas preparar a recuperação do corpo é ainda melhor. Demasiadas vezes negligenciada, a fase de recuperação desempenha contudo um papel fundamental da reidratação, na recarga de reservas energéticas e na recuperação muscular.

massagem-recup

A recuperação através da massagem

Desporto significa saúde e o seu objetivo passar por prevenir lesões, microtraumatismos e recuperar o mais rapidamente possível para usufruir dos seus benefícios, manter-se em forma e garantir o seu bem-estar.