QUE TIPO DE BICICLETA ESCOLHER?

Se a escolha da bicicleta pode ser um prazer para o entusiasta, para os praticantes principiantes ou ocasionais pode ser difícil devido a toda a panóplia de ofertas e bicicletas apresentadas. 
Este pequeno guia destina-se a estes últimos para facilitar a sua escolha. Como escolher corretamente a sua bicicleta?

riverside

Em primeiro lugar, a escolha de uma bicicleta passa pela sua finalidade. Pretende circular na cidade, no campo, em terreno montanhoso? Pretende percorrer grandes distâncias com regularidade? O ideal será determinar o uso que fará da bicicleta para, assim, poder escolhê-la:

• BICICLETA DE BTT

• BICICLETA DE TREKKING

• BICICLETA DE CIDADE

• BICICLETA DE ESTRADA

• BICICLETA DE CRIANÇA

BICICLETA DE BTT

A bicicleta todo-o-terreno é, como o seu nome indica, a bicicleta ideal para se aventurar fora da cidade e dos circuitos habituais. Mas, atualmente, também existem diversas BTT concebidas para uma ampla diversidade de modalidades e utilizações.

Mas qual escolher? Necessito de uma suspensão dianteira grande? Uma bicicleta com suspensão total, uma BTT leve, com pneus grossos?

Para passeios em família ou para a prática desportiva, as nossa Bicicletas BTT estão geralmente equipadas com uma suspensão dianteira e as vezes traseira.
- A suspensão dianteira possibilita um determinado conforto, pois absorve os solavancos causados pelo terreno e o aproveitamento da força exercida no pedal é passado totalmente para a transmissão.
- A suspensão total, o amortecedor no quadro proporciona maior conforto em pisos mais acidentados, mas as suas desvantagens prendem-se com o preço, o peso e a ligeira redução da potência de pedalagem. Ao pedalarmos, exercemos pressão nos pedais para fazer andar a bicicleta, mas, ao mesmo tempo, comprimimos um pouco o amortecedor: é o denominado «efeito de bombeamento».Uma BTT com suspensão total é interessante, caso pedale em pisos difíceis.

O All Mountain consiste em descer montanhas a toda a velocidade, fazendo saltos e, se sentir à vontade, acrobacias. As bicicletas AM são equipadas com suspensões totais e grandes cursos (mais de 140mm) pois precisam absorver os impactos.
As bicicletas XC são sujeitas a duras provas e precisam ter uma alta eficiência pelo que devem ser ultrarresistentes e leves. Opte por uma BTT com travões de disco, mais eficientes do que os travões «v-brake» em descidas longas.

Conselho da DECATHLON: O All Mountain é uma prática perigosa. Não tente superar obstáculos ou andar em caminhos onde não se sinta à vontade! Recomendamos sempre o uso de um capacete, pois a ocorrência de quedas é muito fácil!

Que tipo de bicicleta escolher?
Que tipo de bicicleta escolher?

BICICLETA DE TREKKING E DE CIDADE

Se andar na cidade, no campo, na estrada ou em trilhos curtos, a bicicleta de trekking é a ideal para si. Para aqueles que pretendem praticar desporto e, acima de tudo, divertir-se em passeios de bicicleta sem se cansarem, a bicicleta de trekking leva-o a qualquer lugar: é a bicicleta polivalente.

Conselho da DECATHLON:
Ao pedalar em muitas estradas e caminhos, há uma maior probabilidade de os pneus encontrarem espinhos ou pequenas pedras que irão furar a câmara de ar. Leve sempre consigo equipamento para a reparação de eventuais furos! (desmonta-pneus, remendos, câmara de ar…).   Se quiser ir para o trabalho, ir às compras, encontrar-se com os seus amigos, sempre em bicicleta, então a bicicleta de cidade é a ideal para si!
Estas bicicletas têm rodas grandes e pneus bastante finos, sendo perfeitas para circular fácil e confortavelmente em asfalto. Permitem ainda montar um cesto ou bolsas para transportar os seus pertences. São bicicletas confortáveis e geralmente bem equipadas. As bicicletas de cidade devem ser práticas e eficientes!

Conselho da DECATHLON:
Para evitar o furto da bicicleta na cidade, mesmo que se ausente durante alguns minutos, prenda-a sempre com um ou mais cadeados!
Se puder, leve a sua bicicleta para casa para a guardar também à noite, pois nenhum cadeado pode assegurar plenamente a segurança da sua bicicleta contra roubo.

BICICLETAS DE ESTRADA

As bicicletas de corrida e de estrada são feitas para os praticantes de desporto que querem ir mais longe e mais rápido. Regra geral, a bicicleta de estrada possui rodas 700 (ou de 28 polegadas) e pneus muito finos, a fim de limitar o atrito no asfalto e, assim, poder andar mais rápido e mais facilmente com uma boa estabilidade na estrada. 
A bicicleta deve possuir uma série de velocidades (no mínimo, 2 pratos dianteiros de 18 ou mais velocidades) para poder andar e pedalar ao seu próprio ritmo em qualquer descida ou subida. 
Os selins são igualmente finos para proporcionar conforto em longos percursos. Por último, o peso da bicicleta é um dos fatores mais importantes, pois quanto mais leve for a bicicleta mais fácil será a impulsão e a aceleração. A leveza também encarece os custos para os melhores e mais exigentes praticantes. Estão disponíveis quadros de bicicleta em carbono, robustos e leves, muito mais caros do que os de alumínio que equipam as tradicionais bicicletas de estrada.

Conselho da DECATHLON: 
As bicicletas de estradas estão disponíveis em diversos tamanhos, cada qual adaptada a uma determinada altura, de modo a permitir uma melhor postura. Ao escolher o tamanho certo da bicicleta e ajustando o selim à altura correta, deverá poder vencer facilmente as distâncias!

Que tipo de bicicleta escolher?
Que tipo de bicicleta escolher?

Bicicletas de criança

As crianças merecem o que há de mais fiável e robusto para descobrir a prática de bicicleta com toda a segurança. Em função da altura e idade do jovem praticante, estão disponíveis inúmeras bicicletas exclusivamente concebidas para as crianças se divertirem, pedalarem e andarem tranquilamente. 
Os mais pequenos dispõem de rodas de apoio, incluídas com as bicicletas, para aprenderem a equilibrar-se e a dar as primeiras pedaladas.

Conselho da DECATHLON: 
Porque a segurança é fundamental, a criança deverá usar sempre um capacete de protecção! Estão disponíveis capacetes especialmente concebidos para criança, em função da sua altura, que proporcionam maior segurança!