Que piscina escolher para uma criança?

Que piscina para que idade

Como escolher uma piscina adaptada a uma criança? A Decathlon orienta-te na escolha deste ótimo equipamento de acordo com a idade do teu filho para um Verão em família.

Quer seja uma primeira descoberta, uma atividade de lazer divertida ou uma paixão desportiva, as crianças ficam geralmente ansiosas por ver os seus pais a montar a piscina no início do Verão. Um equipamento ideal para desfrutar do tempo em família, mas que deve ser comprada com calma para satisfazer as necessidades da criança. Então que piscina escolher para que idade?A Decathlon vai ajudar-te através deste guia a encontrar o modelo perfeito para o teu desportista em início de carreira uma área de jogo aquático incomparável.

Que piscina escolher para uma criança?

Um formato adaptado à segurança da criança

A grande variedade de piscinas atualmente disponíveis no mercado permite que cada um encontre o equipamento que mais lhe convém. Em função do tamanho e idade da criança, é essencial saber escolher o modelo certo para garantir a segurança dos jovens nadadores neste verão. Com efeito, uma piscina que tenha uma profundidade de água demasiado grande pode representar um risco maior de afogamento para os mais pequenos. Por outro lado, uma piscina de demasiado pequena não permitirá a uma criança mais velha desfrutar plenamente da piscina e brincar nela com prazer.

Quando colocamos a questão “Que piscina para que idade?”, respondemos a critérios variados de forma a garantir uma ótima experiência para a criança. Poderás assim propor-lhe um ambiente estimulante onde poderá evoluir e aproveitar um mergulho refrescante em qualquer altura do verão.

Perceber os diferentes modelos de piscina

A escolha da piscina deve evoluir à medida que a criança cresce, de modo a oferecer-lhe equipamento sempre adaptado às suas necessidades e desejos. Antes de decidir que piscina comprar para que faixa etária, é importante compreender os diferentes modelos à disposição.

- Piscina insuflável: Câmaras insufláveis permitem conter a água durante o enchimento. Colocada sobre um chão plano e liso este tipo de piscina vem numa variedade de tamanhos e formas para se adequar a todos, mas está limitada a certas dimensões e não acomoda bombas e filtros para tratamento de água.

- Piscina auto-sustentada: Uma piscina auto-sustentada tem apenas uma câmara ao longo de todo o comprimento da bordaO resto da estrutura é flexível e ganha forma quando a piscina estiver cheia de água.Com um modelo deste género, podes optar para uma capacidade maior, e consequentemente, um nível de água mais alto.

- Piscina dobrável: Com uma tela em PVC e possibilidade de inúmeras formas, a piscina dobrável mantém-se na posição graças à pressão da água assim que estiver cheia. A sua arrumação permite uma fácil manipulação e um formato compacto, fácil de manter até ao próximo verão.

- Piscina tubular: A bolsa em PVC deste modelo é estruturada por uma armação com tubos de aço. Qualquer que seja o formato escolhido, esta piscina de criança tem grande estabilidade e robustez. Estes modelos permitem também ter volumes maiores.

Escolher uma piscina indicada para crianças

Embora a variedade de modelos propostos permita uma ampla escolha para equipar o jardim, não é fácil saber qual a piscina a escolher para que idade.Apresentamos de seguida as diferentes opções de modelos em função da criança para uma compra serena e simples.

- Menos de 6 anos: uma piscina insuflável: Com as câmaras insufláveis e uma estrutura relativamente baixa, este tipo de piscinas está particularmente indicado para os mais pequenos. Estes podem aproveitar um espaço proporcional ao seu tamanho, descobrir os prazeres dos banhos e refrescar-se no verão. As paredes da piscina insuflável permitem um amortecimento em qualquer circunstância caso a criança caia em cima delas.

No entanto, é importante referir que a água deve ser substituída regularmente ao longo do verão. Estes modelos não têm um sistema de filtração e o calor do Verão pode rapidamente levar ao desenvolvimento de bactérias. Embora uma piscina insuflável exija uma manutenção mais regular e extensa, os baixos volumes de água destes modelos permitem que a criança se divirta junto aos adultos.

- Dos 6/7 aos 12 anosuma piscina auto-sustentada ou dobrável: A estrutura das piscinas auto-sustentadas ou dobráveis mantém a forma graças à pressão interna da água sobre as paredes. Estes modelos muito compactos quando arrumados também podem proporcionar um grande volume de água após o enchimento. A partir dos 6 / 7 anos, as crianças podem aproveitar um nível de água maior para poderem efetuarem alguns movimentos de natação e despertar as primeiras sensações dentro de água.

Com efeito, a profundidade da água pode por exemplo servir para aprender a respirar com a cabeça totalmente submersa. Um primeiro exercício indispensável para que a criança ganhe confiança neste ambiente específico, para ainda maior diversão.

- A partir dos 12 anos: uma piscina tubular: À medida que a criança cresce, vai precisar de mais espaço para se divertir na piscina.Com um modelo tubular, poderás orientar-te rapidamente num volume maior e mais fiável.Com efeito, este tipo de estrutura garante uma grande estabilidade da piscina. A criança poderá nadar mais facilmente e realizar muitos jogos dentro de água ao longo do verão.

Se a criança estiver confortável e tiver um bom nível de natação, podes escolher uma piscina que tenha mais de um metro de profundidade. Um nível confortável que te permitirá também desfrutar plenamente da instalação como adulto, e partilhar momentos inesquecíveis com a família.

Que piscina escolher para uma criança?
Que piscina escolher para uma criança?

Que piscina para que idade:ter em conta o tamanho da criança

Embora a idade seja uma estimativa bastante realista do tamanho de uma criança, o teu pequeno desportista é único. A fim de garantir o conforto e a segurança das atividades de Verão da criança, a escolha da piscina não deve negligenciar as suas medidas reais. Mais pequeno ou maior do que a média, podes então adaptar a tua comparação a piscinas insufláveis, auto-sustentadas ou tubulares que irão satisfazer todas as tuas necessidades uma vez instaladas.

Para além do tipo de piscina escolhido, é também essencial informares-te sobre os níveis de água dos modelos apresentados no teu comparativo. Embora seja aconselhável não exceder 20 cm para as crianças mais pequenas e para as suas primeiras piscinas, a altura pode variar desde os joelhos até ao umbigo para as crianças mais velhas. Dependendo do tamanho e sensibilidade da criança, deves optar por uma compra durável que lhe permita desfrutar durante todo o Verão.

Escolher uma piscina em função do nível de natação

O nível de natação da criança é também um critério importante a considerar ao comprar uma piscina. Qualquer que seja a idade, o jovem nadador deve ser capaz de se sentir confortável e confiante na água a todo o momento. Isto envolve inevitavelmente uma altura e volume de água que não é demasiado imponente e que corresponde ao nível do nadador.

Se a criança está a descobrir a água, recomendamos uma abordagem suave com uma piscina de criança ou cm nível de água até aos joelhos para uma introdução gradual e segura. Os aspirantes a nadadores podem desfrutar de um modelo de piscina grande para aperfeiçoar as suas aptidões e movimentos na água enquanto se divertem.

Que piscina escolher para uma criança?

Que piscina escolher para um bebé?

O ambiente aquático é particularmente instintivo para os bebés que se sentem excecionalmente confortáveis na água. Se puderes participar em aulas de natação para bebés e assim partilhar uma atividade divertida com outros bebés, a compra de uma pequena piscina insuflável para o Verão dar-te-á a oportunidade de refrescar de forma eficaz o teu filho durante o tempo quente com uma atividade estimulante e agradável.

Um modelo de piscina para criança permite ao bebé sentar-se na água e divertir-se com este novo elemento para uma adaptação nas melhores condições. Embora este tipo de piscina seja adequado para crianças mais novas, é aconselhável esperar até que a criança consiga manter-se numa posição sentada correta para uma experiência segura.

Que piscina escolher para uma criança?
Que piscina escolher para uma criança?

Como instalar uma piscina de criança?

Qualquer que seja a piscina escolhida, esta deve ser instalada num solo plano e liso.Antes da montagem e enchimento da estrutura, é necessário preparar o terreno aplanando-o e retirando todas as eventuais pedras e tufos de erva que podem fragilizar o chão da piscina ao longo do tempo.

Por outro lado, e dependendo do tamanho da piscina, é importante completar a comorar com os acessórios apropriados.Se a altura o permitir, poderás colocar uma escada para que a criança entre mais facilmente na piscina, sem o risco de se apoiar na borda da estrutura e poder aleijar-se ou deixar sair uma grande quantidade de água.Se optaste por uma piscina auto-sustentada ou tubular, também podes acrescentar um sistema de filtração e uma bomba para fazer a manutenção da água ao longo do verão e evitar o aparecimento de algas.

Estar sempre perto da criança

Embora a criança possa ser mais velha ou estar mais à vontade com a natação, as suas sessões na piscina devem ainda ser supervisionadas por pelo menos um adulto. De facto, o risco de afogamento não deve ser negligenciado, mesmo quando o nível da água é muito baixo. Com a vigilância a cada instante, podes ter a certeza de que a criança terá uma experiência segura e agradável cada vez que nada.

boias braçadeiras boias cinto natação bebé criança

Braçadeiras, boias, coletes e cintos de natação: COMO ESCOLHER?

Veja os nossos conselhos para a escolha de braçadeiras, boias, cintos ou coletes de natação para criança.
pessoa na piscina a nadar

Como escolher uma touca?

Veja os nossos conselhos que o ajudam a escolher uma touca de natação.
fato-de-banho-de-natação-menina

Como escolher um fato de banho de natação para menina?

Descubra os nossos conselhos para escolher um fato de banho de natação para menina.
senhora na piscina

Como escolher óculos de natação?

Decsobre os nossos conselhos para escolheres corretamente os teus óculos ou máscara de natação.