Qual a vantagem de usar extensores durante uma prova de triatlo?

Sejam bem-vindos triatletas!

Hoje vamos abordar uma questão que já todos nos colocámos enquanto novos e fervorosos adeptos do triplo esforço: porquê usar extensores?

É provável que, durante as suas saídas de bicicleta, já tenha visto um amigo ou outro atleta utilizar este tipo de acessório na bicicleta. Com este artigo, tentarei abordar esta questão de forma a esclarecer todas as suas dúvidas.

extensores-aptonia

1/ O que são os extensores?

Os extensores são compostos por duas partes: a primeira é um tubo mais ou menos curvo que servirá para se apoiar. A segunda é um apoio de braços composto por uma espuma que lhe dará mais conforto e lhe permitirá manter a sua posição nas distâncias mais ou menos longas.

2/ Que vantagens existem em usar extensores?

As vantagens são múltiplas mas a mais evidente é a aerodinâmica. Com efeito, a posição que poderá adotar graças a este acessório permitir-lhe-á cortar consideravelmente o ar.

A segunda vantagem decorre da primeira: o ganho de energia, a limitação da sua superfície exposta ao ar permitir-lhe-á poupar energia, seja para pedalar com mais rapidez, seja para melhorar ainda mais o seu desempenho na corrida a pé. A decisão é sua ;)

3/ Que tamanho é o mais adequado para os seus extensores?

Para saber que tamanho escolher para a sua bicicleta, convém conhecer primeiro os objetivos da corrida:

- Extensores curtos para corridas onde é autorizado o drafting (geralmente até à distância olímpica). Estes extensores não devem ultrapassar as suas coberturas de manetes. Deverão também estar ligados um ao outro para limitar os riscos de lesões em caso de queda no pelotão.

- Extensores longos para corridas onde o drafting é proibido (geralmente as distâncias XL & XXL), estes permitir-lhe-ão ficar numa posição ainda mais avançada e aerodinâmica na sua bicicleta. Lembre-se de que, contrariamente aos extensores curtos, estes podem assumir formas bem diferentes. A escolha da forma é pessoal. Só o utilizador pode decidir qual das formas mais lhe convém, em função da sua morfologia e do tipo de prova na qual pretende participar.

extensores

4/ Que material escolher para os seus extensores

Existem dois tipos de materiais utilizados para a sua construção:

- se procura um produto a um preço acessível e muito resistente em caso de queda, poderá optar por extensores de alumínio.

- se é adepto de longos treinos solitários e de provas de longa distância, opte então por extensores de carbono. Estes são mais dispendiosos mas não pesam quase nada e são muito resistentes à pressão que exercerá sobre eles.

5/ Algumas recomendações antes de utilizar os seus extensores

Se, na maioria dos triatlos, a utilização de extensores lhe trará um ganho na parte da prova em bicicleta, saiba que existem alguns pontos a respeitar para poder tirar proveito das vantagens deste super acessório:

- na sua primeira saída, aprenda a passar da sua posição clássica à posição aerodinâmica. Assim evitará muitas quedas.

- logo nesta primeira saída, leve consigo uma multiferramenta que lhe permita regular os seus extensores em função das suas sensações na bicicleta. Lembre-se de que este acessório deve fazer-lhe ganhar tempo, mas não deve fazê-lo sentir-se desconfortável. Se sentir dores na zona lombar ou nos braços, acabará por perder toda a vantagem.

Em caso de dúvida sobre a sua posição ou sobre a regulação dos seus extensores, não hesite em consultar um dos seus conselheiros Aptonia diretamente numa loja Decathlon, para que este o oriente (cabe-lhe apenas a si tomar as decisões mais acertadas) nas diferentes regulações.

Decerto já percebeu: os extensores são um equipamento indispensável quando os percursos de bicicleta são em alta velocidade. Permitir-lhe-ão aumentar consideravelmente a sua velocidade e dar-lhe-ão um ganho de energia o que, entre nós, não é de negligenciar quando ainda temos uma prova de corrida a pé após o percurso de bicicleta! Relativamente à escolha dos seus futuros extensores, dispõe agora de todas as cartas para escolher aqueles que o ajudarão a melhorar a sua média e a evitar as dores de costas.

Agora que já dispõe de todas as informações necessárias sobre esta matéria: cabeça no guiador (ou nos extensores) e toca a pedalar!

"Atri" breve! Continuaremos a acompanhá-lo na sua prática :)

charles-redator-aptonia

Charles

Desde sempre um fervoroso adepto do desporto, pratiquei durante 15 anos desportos náuticos como a natação e a vela de competição. Sou vendedor na loja Decathlon de Scionzier, em Haute Savoie.

Atualmente triatleta amador, este desporto permite-me conciliar a minha paixão pelo meio aquático e o meu gosto pelo esforço. Mais à vontade nas longas distâncias, os meus objetivos para a época de 2020 são o Chtriman de Gravelines, o Mont-Blanc Man de Passy e o Ironman 70.3 de Marraquexe.

Estes conselhos podem interessar-lhe