QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO FUTSAL PARA O FUTEBOL DE 11?

Confira aqui...

futsal zaalvoetbal schoenen decathlon kipsta

Para quem faz o percurso do futebol de 11 para o futsal, o impacto físico é uma grande vantagem, mesmo tendo em conta que o futsal evoluiu muito ao nível da capacidade física. Ao inverso, para quem praticou futsal durante muitos anos, são muitos os benefícios para o futebol de 11.
O futsal permite, efetivamente, aperfeiçoar o dinamismo e a velocidade, a capacidade cardiorespiratória, mas também a técnica, a capacidade tática e a eficácia, já que em espaços mais reduzidos os erros perdoam menos. 
Poderá ainda melhorar as deslocações em campo, a inteligência de jogo, o espírito de solidariedade coletiva e a coesão de grupo.

Os benefícios do futsal para o futebol de 11

> o dinamismo e a velocidade: o ritmo de jogo é muito mais elevado no futsal

> o cardio: as corridas são mais intensivas e mais repetitivas

> a técnica e a tática: em cada fase de jogo, há sempre uma reposição de bola em campo, a marcação de uma falta, um canto, uma distribuição de bola pelo guarda-redes que exigem uma tática específica. Um bom exemplo que simboliza o perfil típico do jogador de futsal: Messi. Se observar bem os seus jogos, verá que as suas jogadas assentam muito nos arranques. Não é um jogador que percorre quilómetros em campo, mas sim um jogador que se posiciona para receber bolas.

> a eficácia: é necessário ter maior capacidade de decisão imediata, visto que os espaços são mais reduzidos e as balizas são mais pequenas do que no futebol de 11

> as deslocações em campo : são muito mais frequentes do que no futebol de 11

> a inteligência de jogo: quando pratica futsal, o seu cérebro funciona a 2000 à hora, não tem tempo para refletir, é preciso tomar as opções certas no momento certo

> a solidariedade coletiva: no futsal, quando um seu colega de equipa comete um erro, esse erro tem uma repercussão mais rápida para si, não lhe deixando tempo para recuperar

> a coesão de grupo: tendo em conta que uma equipa de futsal é constituída por apenas 5 jogadores em campo (incluindo o guarda-redes) e outros tantos no banco, num total de 12 jogadores, se não houver um bom entendimento em grupo, isso refletir-se-á imediatamente no jogo.

"No futebol de 11, as jogadas combinadas surgem ocasionalmente, mas no futsal, onde os erros se pagam mais caro, a coesão é fundamental. As jogadas individuais são muito raras, sendo que 60% dos golos marcados surgem na sequência de jogadas táticas coletivas."

Quais são os benefícios do futsal para o futebol de 11?

Adriano GRECO

jogador da equipa SQUADRA MOUSCRON FUTSAL, parceiro técnico da KIPSTA:

"Criei num espírito familiar o clube Squadra Mouscron Futsal, que a KIPSTA patrocina com equipamentos. Sou também diretor desportivo, jogador e capitão da equipa principal e diretor da escola infantil.

Comecei a praticar futsal aos 16 anos, depois de uma longa formação no futebol de 11, primeiro no LOSC durante 7 anos e depois no Mouscron durante 5 anos. O meu objetivo era tornar-me profissional, mas depois de uma lesão aos 15 anos, decidi regressar e dedicar-me ao futsal, deixando o futebol de 11 para os momentos de lazer. Fiz, deste modo, o percurso inverso ao da maioria dos futebolistas!

Jogava futebol de 11 aos domingos na 6.ª divisão da Bélgica, uma fase que durou 4 épocas. Como as minhas estatísticas como marcador eram boas, acabei por passar para profissional de futebol de 11 aos 25 anos de idade.

Aos 28 anos, fui transferido para o Mouscron e tive de optar entre futebol de 11 e futsal. Optei então para o futsal.

Tenho como recorde o facto de ter jogado em todas as divisões belgas com o mesmo clube, o Squadra, desde a 6.ª divisão até à primeira divisão."

ESTES CONSELHOS PODERÃO INTERESSAR-LHE