Preparar corretamente um trekking no deserto em 4 etapas

A sua escolha está feita: neste ano, vai realizar o seu sonho e vai partir para um trekking no deserto!

Para o ajudar a lançar-se nesta aventura, escrevemos este artigo que, não sendo como um «Organizar um trekking no deserto para totós»…, é quase!

PREPARAR CORRETAMENTE UM TREKKING NO DESERTO EM 4 ETAPAS

1/ A escolha crucial: onde ir e quando

Há mais desertos no mundo do que se imagina! Numa primeira fase, procure determinar uma zona geográfica que o atraia.

Para o ajudar a escolher um destino específico, considere as suas paixões:

Pronto, já encontrou? Agora é preciso determinar o «quando partir» porque, sim, cada deserto tem uma sazonalidade própria. Por exemplo, não recomendamos que vá para o Saara no verão, já que as temperaturas podem ser superiores a 50°C… Para saber qual o período propício para o trekking, consulte os sites de agências de viagens ou de viajantes (Guide du Routard, Lonely Planet, etc.).

2/ Que itinerário escolher?

Mas como há vários aspetos a considerar, é melhor começar por fazer um ponto da situação: Quanto tempo? Que orçamento? Que nível de dificuldade? Em grupo ou não? Trekking mais temático, mais histórico ou um pouco dos dois? Etc.

Todos estes elementos ajudarão a delimitar a sua pesquisa para encontrar AQUELE trekking com que sonha.

Trekking atalante duna erg branco

A partir daqui, pode:   > Passar por uma agência de viagens especializada em trekking > Delinear o seu próprio itinerário: porque não, mas só depois de ter ido 2 ou 3 vezes a esse mesmo deserto e com a ajuda de um guia local.   Recomendamos então que opte pela primeira proposta: o deserto é um ambiente totalmente diferente do que conhece e parece-nos mais seguro passar por um organismo que domine as especificidades locais. Além disso, uma vez no local, já não terá de se preocupar com nada!  

Um pequeno conselho nosso: não hesite em dar uma vista de olhos nos comparadores de ofertas online e inspire-se em relatos de viajantes que fizeram um trekking similar. Por exemplo, o site da Trek Magazine propõe um comparador muito prático.

3/ Organizar a partida serenamente

A maioria das agências de viagens envia um resumo das formalidades administrativas (visto, vacinas, etc.): o melhor é tratar disso o mais cedo possível, para prevenir qualquer problema. Tenha em atenção que algumas vacinas têm de ser feitas vários meses antes da partida para estarem ativas. Em caso de dúvida, contacte a sua agência de viagens!! 

Algumas semanas antes da partida, faça algumas pequenas caminhadas para se pôr em forma e testar o equipamento.

Precisamente: o que é que se leva na mochila para um trekking no deserto…?

4/ Preparar a mochila para um trekking no deserto

Se recorrer a uma agência de viagens, receberá muito seguramente uma lista de equipamento a levar: recomendamos que siga atentamente estas recomendações elaboradas por guias experientes.

Regra geral, opte por vestuário:

lista verificação trekking no deserto saara

A maior parte do equipamento para acampar (tenda, colchão, panelas, etc.) e a gestão da água são geralmente assumidos pelo organizador a viagem.

 

Alguns dias antes da data de partida, deve consultar:

> A meteorologia para adaptar o equipamento (ex.: turbante e óculos indispensáveis se houver tempestades de areia, roupa quente se as temperaturas noturnas forem muito baixas, etc.)

> As mensagens para ver se recebeu um e-mail da sua agência de viagens acerca de alterações de última hora

 

Uma última vista de olhos na lista de verificação para ver se não se esqueceu de nada e se está pronto para partir!