Porquê e como colocar ligaduras de boxe?

Ligaduras de boxe: um elemento incontornável para o pugilista. Eis o que precisas de saber sobre a razão e a forma de as colocar.

PORQUÊ E COMO COLOCAR LIGADURAS DE BOXE

Porquê colocar ligaduras?

Algumas pessoas poderão nunca ter usado ligaduras de boxe, mas estas visam acima de tudo a proteger a articulações da mão e do pulso, impedindo-as ao máximo de se mover durante o impacto.

A mão e o pulso são muito solicitados durante a prática de boxe, pelo que é fundamental cuidar deles. Temos inúmeros pequenos ossos, ligamentos e tendões que é necessário proteger. As ligaduras servem para os manter no lugar durante a pancada.

Têm ainda a vantagem de proteger a pele na zona de pancada aquando dos sucessivos golpes infligidos. Uma vez que o boxe é uma atividade completa, que solicita muito o cardio, irá forçosamente transpirar. As ligaduras absorvem a transpiração e preservem deste modo as tuas luvas de boxe.

O essencial para colocar ligaduras corretamente

Quando colocares as tuas ligaduras, o mais importante é determinar a tensão correta para que as articulações fiquem bem imobilizadas. Se não estiverem suficientemente apertadas, as ligaduras irão mover-se dentro da luva e se estiverem demasiado apertadas irão causar desconforto e poderão interferir na circulação sanguínea. É perfeitamente normal não conseguires apertá-las com a tensão correta na primeira vez. Já passei por isso. Não desistas! Acabarás por encontrar a tensão mais correta para ti.


De um modo geral:
O número de voltas indicado no vídeo é apenas uma recomendação e dependerá do tamanho da tua mão.
Mantém as ligaduras o mais liso possível (sem as vincar ou dobrar), para um maior conforto e uma melhor estabilidade.
Mantém os dedos ligeiramente afastados quando enrolares as ligaduras, a fim de evitar que estas apertem a mão quando fechares a mesma e para criar punhos fortes.
Ligaduras de 2,5 metros em poliéster, matéria mais flexível que o algodão. Essas ligaduras destinam-se a uma prática mais ligeira, de tipo "sparring touch". O mais importante nesta técnica é enrolar as ligaduras nas zonas corretas, ou seja, no pulso, na zona de pancada e à volta do polegar.
Ligaduras de 4 metros em algodão, mais espesso e mais rígido que o modelo em poliéster. É um modelo que oferece muito mais suporte, impedindo ao máximo as articulações de se moverem durante o impacto e permitindo deste modo praticar um sparring mais agressivo. O facto de as ligaduras passarem entre cada dedo permite imobilizar bem cada articulação na zona de impacto.

PORQUÊ E COMO COLOCAR LIGADURAS DE BOXE

Como colocares as tuas ligaduras

Há mil e uma maneiras de colocares as tuas ligaduras. Vê aqui dois bons exemplos:

Algumas dicas para cuidares bem das ligaduras

Lava-as antes da sua primeira utilização e sobretudo regularmente após cada utilização, a fim de garantir uma boa higiene e preservar a flexibilidade da matéria. Poderás lavá-las na máquina a 30 °C. Não secar na máquina. Não necessitas de as passar a ferro.

Agora (ou em breve), já estarás pronto

Espero que tenhas compreendido que o uso de ligaduras de boxe é um gesto muito importante que deverás adotar para poderes praticar boxe com máxima eficácia e prazer. Quanto mais progredires, mais imprescindível se tornará este gesto obrigatório para que te possas preparar não só fisicamente, como também mentalmente.

Não te esqueças agora de aproveitar todo o prazer e todos os benefícios que o boxe tem para oferecer!