É mesmo necessário optar por uma prancha em espuma para se iniciar no surf ? Este tipo de equipamento é apenas reservado aos iniciados? Convidamo-lo a descobrir as inúmeras vantagens de uma prancha de surf em espuma não só para uma iniciação no desporto de deslize, mas também para evoluir ou divertir-se nas ondas!
UMA PRANCHA DE ESPUMA PARA... SE INICIAR ADEQUADAMENTE NO SURF!
Estável, graças ao seu maior volume e fácil de manusear, a prancha de surf em espuma é ideal para descobrir o mundo do surf.
O surf é, efetivamente, um desporto que exige a aprendizagem de muita técnica. Infelizmente, as nossas curtas férias de verão nem sempre nos dão tempo para começar a nos sentirmos à vontade com uma prancha clássica!
Surfar com uma prancha de espuma é, deste ponto de vista, mais fácil e permite a quem nunca praticou este desporto tirar rapidamente partido das sensações de deslize.
Com a nossa prancha de principiante, poderá apanhar mais ondas do que com uma shortboard, graças aos seu maior volume.
Vista os seus calções ou o seu fato de surf e apanhe rapidamente as suas primeiras ondas e faça os seus primeiros take-off em ondas pequenas ou na espuma de rebentação.. Mesmo que não tenha apurado ainda a técnica de remar!
Para acabar com a sensação de frustração na água: apanhe todas as ondas que passarem sob a prancha!
Recomendação da Olaian: não ter vergonha de ficar na zona de espuma de rebentação nesta sua fase inicial, todos os surfistas passaram por essa fase!
Uma prancha de espuma é mais resistente que uma shortboard e exige também menos cuidados. A espuma é, além disso, um material com maior durabilidade que não quebra e não é tão propício a riscos de mossa.
Tem ainda outra vantagem particularmente importante para quem se inicia num novo desporto: o preço! A prancha de espuma é mais acessível para quem não pretende gastar muito dinheiro, devido à sua conceção mais simples que uma prancha de surf em epóxi ou em poliéster.
Além do preço, a grande vantagem de uma prancha de surf em espuma reside na grande segurança que proporciona.
Se cair na água ou sobre a prancha, ficará satisfeito por não se magoar tanto, graças ao poliestireno que absorverá melhor os choques. Estima-se que 60% das lesões sofridas no surf têm origem em choques com a própria prancha.
O mesmo sucede quando a prancha lhe escapa dos pés e acerta noutro surfista ou num banhista que estiver na proximidade.
Este tipo de prancha permite deste modo limitar os ricos de acidente: um pormenor muito importante quando surfamos no verão, uma época em que existe uma maior concentração de pessoas na água.
A imagem das pranchas de espuma está a mudar e a sua utilização também!
O rótulo "Para iniciados" está a descolar cada vez mais deste tipo de prancha, dando lugar a uma abordagem mais direcionada para a técnica e a performance, visando os surfistas mais experientes.
Surfar com uma prancha de espuma quando já se tem um bom nível de prática é uma excelente forma de se divertir entre amigos e experimentar novas manobras sem correr riscos de partir a prancha ou de se magoar.
A prancha desliza melhor: só tem de se concentrar nas manobras que pretende executar. Esquerda, direita, 360°, noseride, cut-backs, surf sem deriva, tandem, surf, pino… Ponha a sua criatividade ao serviço! 1; 2; 3 por onda, 1; 2; 3 na prancha... todas as combinações são possíveis desde que não se esqueça do leash para que a prancha não fuja para longe de si.
Este tipo de prancha é, deste modo, a solução ideal para o verão e os spots mais apinhados, tanto mais que as ondas são normalmente mais pequenas nesta altura do ano. Explore as ondas até aos beachbreaks e divirta-se com os amigos!
Quer seja principiante ou surfista de longa data, cada um terá a sua própria abordagem da prancha de espuma, seja para uma prática mais segura para quem se inicia, seja para uma prática mais divertida e descontraída.
Para surfar todo o ano e variar o prazer!