prancha de surf em espuma

Porquê adotar uma prancha de surf de espuma?

É mesmo necessário optar por uma prancha em espuma para se iniciar no surf ? Este tipo de equipamento é apenas reservado aos iniciados? Convidamo-lo a descobrir as inúmeras vantagens de uma prancha de surf em espuma não só para uma iniciação no desporto de deslize, mas também para evoluir ou divertir-se nas ondas!

UMA PRANCHA DE ESPUMA PARA... SE INICIAR ADEQUADAMENTE NO SURF!

1. Prancha de espuma: ideal para uma suave iniciação no surf

Estável, graças ao seu maior volume e fácil de manusear, a prancha de surf em espuma é ideal para descobrir o mundo do surf.

O surf é, efetivamente, um desporto que exige a aprendizagem de muita técnica. Infelizmente, as nossas curtas férias de verão nem sempre nos dão tempo para começar a nos sentirmos à vontade com uma prancha clássica!

Surfar com uma prancha de espuma é, deste ponto de vista, mais fácil e permite a quem nunca praticou este desporto tirar rapidamente partido das sensações de deslize.

2. A prancha de espuma adaptada a ondas pequenas: a antifrustração!

Com a nossa prancha de principiante, poderá apanhar mais ondas do que com uma shortboard, graças aos seu maior volume.

Vista os seus calções ou o seu fato de surf e apanhe rapidamente as suas primeiras ondas e faça os seus primeiros take-off em ondas pequenas ou na espuma de rebentação.. Mesmo que não tenha apurado ainda a técnica de remar!

Para acabar com a sensação de frustração na água: apanhe todas as ondas que passarem sob a prancha!

Recomendação da Olaian: não ter vergonha de ficar na zona de espuma de rebentação nesta sua fase inicial, todos os surfistas passaram por essa fase!

prancha de surf em espuma
prancha de surf em espuma

Prancha de principiante: resistente e económica

Uma prancha de espuma é mais resistente que uma shortboard e exige também menos cuidados. A espuma é, além disso, um material com maior durabilidade que não quebra e não é tão propício a riscos de mossa.

Tem ainda outra vantagem particularmente importante para quem se inicia num novo desporto: o preço! A prancha de espuma é mais acessível para quem não pretende gastar muito dinheiro, devido à sua conceção mais simples que uma prancha de surf em epóxi ou em poliéster.

Uma prancha de espuma para... garantir uma máxima segurança!

Além do preço, a grande vantagem de uma prancha de surf em espuma reside na grande segurança que proporciona.

Se cair na água ou sobre a prancha, ficará satisfeito por não se magoar tanto, graças ao poliestireno que absorverá melhor os choques. Estima-se que 60% das lesões sofridas no surf têm origem em choques com a própria prancha.

O mesmo sucede quando a prancha lhe escapa dos pés e acerta noutro surfista ou num banhista que estiver na proximidade.

Este tipo de prancha permite deste modo limitar os ricos de acidente: um pormenor muito importante quando surfamos no verão, uma época em que existe uma maior concentração de pessoas na água.

Uma prancha de surf que não deixa de ser eficiente

A imagem das pranchas de espuma está a mudar e a sua utilização também!

O rótulo "Para iniciados" está a descolar cada vez mais deste tipo de prancha, dando lugar a uma abordagem mais direcionada para a técnica e a performance, visando os surfistas mais experientes.

prancha de surf de espuma 7

Divertir-se no surf e aprender manobras

Surfar com uma prancha de espuma quando já se tem um bom nível de prática é uma excelente forma de se divertir entre amigos e experimentar novas manobras sem correr riscos de partir a prancha ou de se magoar.

A prancha desliza melhor: só tem de se concentrar nas manobras que pretende executar. Esquerda, direita, 360°, noseride, cut-backs, surf sem deriva, tandem, surf, pino… Ponha a sua criatividade ao serviço! 1; 2; 3 por onda, 1; 2; 3 na prancha... todas as combinações são possíveis desde que não se esqueça do leash para que a prancha não fuja para longe de si.

Este tipo de prancha é, deste modo, a solução ideal para o verão e os spots mais apinhados, tanto mais que as ondas são normalmente mais pequenas nesta altura do ano. Explore as ondas até aos beachbreaks e divirta-se com os amigos!

Quer seja principiante ou surfista de longa data, cada um terá a sua própria abordagem da prancha de espuma, seja para uma prática mais segura para quem se inicia, seja para uma prática mais divertida e descontraída.

Para surfar todo o ano e variar o prazer!

Estes conselhos podem interessá-lo(a)

windsurf-tribord-arnês

Como escolher o arnês da prancha de windsurf?

Quando se pratica windsurf, o arnês é um elemento importante. Por assim dizer, a sua escolha é determinante!Descubra os nossos conselhos para o ajudar a escolher o arnês de windsurf em função de diferentes fatores.
COMO ESCOLHER UM APARELHO DE WINDSURF?

COMO ESCOLHER UM APARELHO DE WINDSURF?

Quando se pratica windsurf, o importante é a correta montagem de cada parte da embarcação. Ou seja, a escolha do material é determinante!Descubra os nossos conselhos para escolher o seu equipamento em função de diferentes fatores.
Prancha PAV

Como escolher o flutuador da prancha de windsurf?

No windsurf a prancha é um elemento central. Por assim dizer, a sua escolha é determinante!Descubra os nossos conselhos para escolher a prancha de windsurf em função de diferentes fatores.

Como escolher as cordas de barco?

Quando se pratica vela, o importante é de estar equipado com o material adaptado às diferentes utilizações durante a navegação. Ou seja, a escolha das suas cordas de barco é determinante!Descubra os nossos conselhos para o ajudar a escolher.
NAVEGUE QUENTE, EM VELA CRUZEIRO

NAVEGUE QUENTE, EM VELA CRUZEIRO

Quando o inverno chega, chegam também o vento e o frio! E no entanto, um grande número de praticantes continuam a navegar. Como é que se protegem do frio? Quais os segredos destes entusiastas que se mantêm na ponte, em qualquer altura do ano? Descubra os nossos conselhos e dicas para nunca mais ter frio a bordo!