OS BENEFÍCIOS DO AQUAFITNESS

As propriedades da água acentuam os benefícios físicos e cardíacos do desportista mas não só. Siga-nos para os descobrir.~ 

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Inúmeras atividades aquáticas inspiraram-se no universo Fitness, então porquê praticar estes desportos em meio aquático em vez de os praticar no ginásio?  As propriedades da água acentuam os benefícios físicos e cardíacos do desportista mas protegem e preservam igualmente os praticantes das contrariedades ligadas às atividades desportivas: dores musculares, dores das articulações, lesões…

Descubra 7 boas razões para se iniciar no desporto dentro de água:

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PERDER PESO GASTANDO MAIS CALORIAS

A resistência da água é cerca de 15 VEZES SUPERIOR à do ar, assim, as atividades aquáticas necessitam de um gasto de energético superior aos desportos terrestres. Dentro de água, o corpo queima mais calorias mesmo imóvel uma vez que a temperatura do seu corpo (37º) é superior à da água (28-30°). Para atividades aquáticas suaves: hidroginástica, aquayoga e aquaséniors poderá queimar em média entre 200 a 300 calorias em 1h. Para as versões aquáticas mais dinâmicas tais como: o aquafitness, aquatrampolim, aquarunning e aquabike poderá queimar em média entre 400 a 600 calorias após 1h de atividade.  Se está a começar um programa de perda de peso, 3 parâmetros podem permitir-lhe queimar ainda mais calorias : frequência de treino : entre 2 a 3 sessões por semana para manter uma atividade regular e habituar o coração ao esforço. a rapidez de execução dos movimentos (mantém um ritmo contínuo e regular) a temperatura da água (prefira as águas mais frias => o seu corpo gastará mais calorias para manter o valor habitual da temperatura corporal) 

MODELAR O SEU CORPO E DESENVOLVER A SUA CONDIÇÃO FÍSICA

Consoante a atividade aquática escolhida, a resistência da água permite-lhe trabalhar a sua própria resistência assim como a tonificação dos seus grupos musculares. 

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COMBATER A CELULITE E A PELE TIPO CASCA DE LARANJA

Os movimentos dinâmicos e rápidos favorecem a eliminação de toxinas e de gorduras dentro de água. Melhoram a drenagem linfática, massajam os tecidos para reduzir a celulite.  É uma maneira suave e relaxante para combater a pele tipo casca de laranja. 

ACABOU-SE A SENSAÇÃO DE PERNAS PESADAS

A pressão da água exercida sobre o seu corpo estimula a circulação sanguínea e melhora o retorno venoso. As suas pernas parecem mais leves após o treino.

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DESENVOLVER A FLEXIBILIDADE PARA MELHORAR A SUA MOBILIDADE FÍSICA

Qualquer que seja o seu desporto aquático, o facto de ser feito na água, permite realizar movimentos com uma maior amplitude e de aumentar a flexibilidade articular.  Poderá assim executar movimentos que seriam difíceis de realizar em terra graças ao princípio de Arquimedes. 

ACABE COM AS DORES MUSCULARES APÓS O TREINO

O treino aquático é menos traumatizante para o corpo e acentua o esforço físico. Pratique desporto sem riscos qualquer que seja o seu nível atlético, a sua idade ou o seu estado de saúde; A água produz um efeito sobre a sua pele e massaja o seu corpo graças a movimentos lentos e mais suaves. 

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LIMITAR O FENÓMENO DE TRANSPIRAÇÃO E SENTIR-SE CONFIANTE DURANTE A SUA ATIVIDADE FÍSICA

Pratique desporto e transpire menos graças à água. No meio aquático, a temperatura do seu corpo sobe menos depressa do que nos desportos terrestres. O seu corpo segrega menos transpiração para manter os músculos à temperatura ambiente e desidrata-se menos dentro de água.