A mochila não é a mesma para um passeio de 4h ou uma caminhada de 8h. Ter o caminho bem estudado e a duração é uma etapa fundamental antes de começar a encher a mochila.

Velho ditado: enquanto houver lugar temos tendência a encher… aumentando rapidamente a carga que teremos que carregar.

Para uma caminhada de 4h, uma mochila de 10L a 15L é largamente suficiente (até 20L no inverno para poder transportar algumas camadas suplementares).~Para uma caminhada de um dia, uma mochila de 20L a 25L será o mais indicado.~Para além disso, arisca-se a levar coisas que realmente não vai precisar.

Não descuide a escolha de uma mochila para as crianças, tenha em atenção a que o comprimento das costas esteja adaptado e privilegie uma mochila com correia abdominal. O seu conforto é essencial para que aprecie o dia. 

Ajuste corretamente a mochila da criança e para isso não hesite em visualizar o vídeo apresentado de seguida:

ATENÇÃO, REPARTA BEM A CARGA

Recomendamos que a mochila não ultrapasse 10% a 15% do peso da criança. Acima deste valor, o peso pode ser prejudicial para a coluna vertebral da criança e provocar-lhe dores.

Se carregar a criança como uma mula, não se espante que ele não goste do passeio e nunca mais queira voltar!

Pense em « grupo »: quantos caminhantes (adultos e crianças),  para repartir da melhor forma a carga; sabendo que um adulto pode carregar aproximadamente 25% do seu peso.

Do lado do peso, é geralmente a água e o piquenique que têm maior impacto no carregamento; no entanto não deve negligenciar estes 2 pontos. Pense em levar alimentos « secos » com muitas calorias (frutos secos por exemplo ou barras de cereais) em vez de preparações do género "húmidas". Retire ao máximo embalagens supérfluas, ficará mais leve e não terá que trazer tantos detritos.

Distribuir corretamente a carga não é apenas uma questão de peso, também deve equilibrar a sua mochila, para que o transporte seja mais confortável. Deve colocar o mais pesado contra as costas (tipicamente : a bolsa de água, o piquenique), ou seja mais próximo do seu centro de gravidade. Lembre-se também de fixar bem tudo no interior para que não se mexa durante a caminhada.

 

Lembre-se também de colocar de forma acessível os snacks do género inibidor de apetite que pode distribuir de forma regular (os bolsos de cintura ou do chapéu são perfeitos para esse efeito). Se não tiver uma bolsa de água, coloque o cantil de forma acessível. Finalmente, deixe o casaco corta-vento ou impermeável por cima, pronto a sair ao 1º sinal de frio !

 

Dica : identifique os pontos de água potável no percurso onde se poderá abastecer, isto evita-lhe de carregar a bolsa de água completamente cheia. Caso contrário leve pelo menos 1L por pessoa. Para terminar, uma pequena volta na balança e a pergunta “tudo o que levo é realmente necessário” poderá ainda fazê-lo economizar 1 ou 2 kg.

 

O QUE COLOCAR NUMA MOCHILA DE CAMINHADA COM UM/A PRÉ-ADOLESCENTE?

OK MAS… LEVO O QUÊ?

MOCHILA E OBJETOS INDISPENSÁVEIS
- Mochila 10L a 20L (em função da estatura, duração e meteorologia)
- Lanche + vários pequenos snacks (barras de cereais, bolachas, frutos secos…)
- Bolsa de água para além do cantil: lúdico, vai ter vontade de beber sem ter de parar
- Lenços de papel / Papel higiénico

Bónus : Uma pequena faca se o seu filho for suficientemente crescido

ROUPA DE VERÃO
- Calças leves e resistentes – dica: existem calças que se transformam em calções
- T-Shirt confortável e respirável
- Chapéu de abas largas ou boné com proteção da nuca
- Óculos de cat 3 ou 4 (verificar bem se estão adaptadas ao rosto da criança) - descubra como escolher óculos para criança aqui
- Casaco polar leve (ninguém está protegido de uma mudança repentina da meteorologia)
- Casaco impermeável leve ou 3 em 1 para passar de um casaco quente a um casaco leve em dois tempos com o fecho de correr (a meteorologia na montanha pode mudar rapidamente)
- Um bom calçado: solas com crampons, idealmente com um bom suporte do tornozelo e prefira os atacadores às bandas aderentes uma vez que proporcionam um melhor ajuste. (caso necessário leve uns atacadores de substituição). Desenvolvemos uma sola Cross Contact para melhorar a aderência em diferentes tipos de terreno.

Um pequeno extra: Equipe-o com roupas que sequem rapidamente, as crianças adoram brincar com água, mas arriscam-se a arrefecer rapidamente
SEGURANÇA
- Lanterna frontal: em caso de imprevisto
- Manta de sobrevivência
- Mini estojo de socorro (pelo menos pensos rápidos para as bolhas)
- Protetor solar 50+
- Mapa + bússola

Importante: um telemóvel previamente carregado e com o número de emergência 112 registado e eventualmente cosido ou escrito no seu chapéu ou mochila.
Precauções a ter : antes de partir, avise os seus familiares e amigos qual o caminho que irá percorrer e a hora prevista de regresso.

OUTROS CONSELHOS PARA UMA BOA CAMINHADA? É POR AQUI!