Os braços, sendo os membros mais importantes para o avanço em natação, é fundamental treiná-los para ganharem potência muscular e para nos dar mais prazer a nadar.

A outra dica (e não menos importante) do material de treino é que permite também variar os exercícios para combater a rotina infernal.

Chega de brincadeiras, vamos buscar as placas de natação, o pull buoy e o elástico, começamos daqui a 10 segundos!

AS PALAS DE NATAÇÃO

Muitas vezes utilizadas pelos nadadores experientes no treino, as palas de natação são acessórios eficazes e polivalentes para melhorar a natação sob todos os pontos de vista.

(Um aquecimento é indispensável antes de qualquer sessão de treino equipado com palas de natação. A frio, proteja os seus músculos, para não correr o risco de se aleijar!)

Existem dois tipos de palas, as palas para as mãos e as palas para os dedos (podemos acrescentar as anti-palas e palas de antebraço).

PALAS PARA AS MÃOS

Deseja ganhar potência ? Gosta da velocidade? Aposte nas palas para as mãos !

Não se deixe enganar!Mesmo se o trabalho efetuado pelas palas para as mãos  se faz sentir num primeiro tempo sobre a musculatura e a potência, utilizadas com sabedoria permitem também um melhoramento incontestável da técnica de natação.

Com efeito, pelo facto da sua forma imponente, a superfície de propulsão  aumenta o que aumenta também as massas de água arrastadas. Em consequência deste “movimento de água” colossal, irá solicitar muito mais os músculos da parte superior do corpo (tríceps, dorsais, bíceps, ombros…).

A sua massa muscular sofrerá o impacto e o seu conforto ao nadar sem as palas também!

Acredite em mim, se gosta da sensação de velocidade, nunca mais vai abandonar as palas para as mãos!

palas para os dedos

Quer adquirir uma melhor técnica? Tem o gosto pelo movimento bem desenvolvido?  Adote as palas para os dedos!

As palas para os dedos são bastante mais pequenas que as palas para as mãos. A superfície de propulsão é por isso mais reduzida mas permite de qualquer forma trabalhar a resistência da mão durante o movimento subaquático assim como as sensações de apoio antes da tração.

As palas para os dedos permitem centrar a sua concentração sobre as suas sensações, a tomada de apoio, a deslocação das mãos e dos antebraços favorecendo um melhor hidrodinamismo.

Este material facilita a identificação de indicadores para corrigir o movimento e identificar os gestos mais eficazes para poder nadar melhor, mais depressa, e poder finalmente ter uma natação limpa e fluída!

Em ambos os casos, as  palas de natação permitem-lhe melhorar significativamente os fatores chave de progresso da sua natação, ou seja: a tomada de apoio, a colocação da mão, a trajetória subaquática, a aceleração do movimento, a propulsão e as suas sensações.

As palas de natação podem ser utilizadas sozinhas ou em conjunto com outros acessórios (pull buoyelástico…) para trabalhar sobre eixos diferentes e variar as sensações de prazer durante as suas sessões de natação.

O pull buoy

pull buoy, ao contrário das palas de natação, não permite nadar mais depressa durante a sua utilização, mas de centrar corretamente o esforço sobre os músculos da parte superior do corpo (braços, peitorais, dorsais, abdominais, ombros). As pernas devem estar completamente inativas.

pull buoy é um pequeno flutuador que se pode colocar entre as coxas ou os tornozelos para focalizar o trabalho sobre partes específicas.

PULL BUOY COXAS

Para além de permitir aos nadadores densos terem mais flutuabilidade, esta utilização do pull buoy permite manter uma concentração acrescida sobre os movimentos dos membros superiores favorecendo assim o aperfeiçoamento da técnica de natação.

Os primeiros objetivos do pull buoy são de impor uma posição plana ao nadador e trabalhar a primeira parte do movimento de braços (tração) onde o nadador tem de puxar o corpo (uma metade está "inerte") para a frente.

As pernas são puxadas para a superfície pelo pull buoy permitindo assim ter um alinhamento ótimo sobre a água e por isso reduzir o travão que poderiam causar as pernas soltas (uma vez que os batimentos estão totalmente bloqueados).

PULL BUOY TORNOZELOS

Colocado ao nível dos tornozelos, a utilização do pull buoy necessita de uma maior concentração sobre os membros inferiores para não o deixar escapar.

Colocado desta forma, o trabalho será mais uma vez centrado sobre a parte superior do corpo, com um esforço mais intenso sobre os abdominais. Com efeito, para manter um alinhamento ótimo, não balançar em todos os sentidos e logo não travar a deslocação, precisa de se manter firme em qualquer circunstância.

Este exercício é pelo contrário desaconselhado a pessoas que tenham problemas de costas.


Trabalhando com um pull buoy terá a oportunidade de melhorar a sua posição e técnica de natação  ganhando em potência , pela inexistência de movimento das pernas. Um dois em um perfeito!
O pull buoy pode ser utilizado sozinho ou associado a outros acessórios (placas de natação, elástico) de forma a variar os prazeres e o trabalho durante os seus treinos.

O ELÁSTICO DE NATAÇÃO

Pois é, aos treinadores de natação e produtores de equipamento não lhes faltam ideias para dar trabalho aos nadadores!

Felizmente vai ser preciso mais para nos desmotivar! Então? E quanto ao elástico?

O elástico de natação é… Um simples elástico que deve colocar nos tornozelos de forma a parar (completamente) os seus batimentos. Isto permite-lhe intensificar o seu trabalho de braços e de tonificação.

Temos de ser sinceros, aqui entre nós, sabemos muito bem que continua a fazer micro batimentos, mesmo com um pull buoy entre as pernas…

Por essa razão, o elástico de natação tem como efeito parar os batimentos e por isso desequilibrar o seu corpo. As suas pernas caem instantaneamente e tem de duplicar o seu esforço de tonificação para os conseguir manter à superfície e não se afundar a pique.

natação apenas com elástico  é no entanto extremamente difícil. Aconselho por isso num primeira fase a associar este material com o pull buoy e as palas de natação, para ter melhores sensações de velocidade, mesmo sem as pernas. De seguida poderá retirar as palas, e por fim o pull buoy.

Como já deve ter reparado, estes três equipamentos  podem ser utilizados individualmente mas também são compatíveis entre eles:

palas de natação / pull buoy

palas de natação / elástico de natação

pull buoy / elástico de natação

Em função das suas necessidades e vontades, misture como lhe apetecer os acessórios para aperfeiçoar a sua técnica, ganhar em potência e afogar a monotonia!

regis

RÉGIS

NADADOR NACIONAL & LÍDER COMUNICAÇÃO

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE