Espero que tenha trazido prancha e barbatanas, porque hoje trabalhamos as pernas !

Para a água (sem lhe dar ordens)!

barbatanas de natação

As barbatanas de natação são muitas vezes utilizadas pelos nadadores de qualquer nível no treino. Podem ser utilizadas especificamente para um trabalho de pernas mas também em natação completa. São nomeadamente muito eficazes para ganhar potência de propulsão e trabalhar alguns músculos em profundidade.

(Um aquecimento é indispensável antes de qualquer parte de treino com barbatanas de natação. A frio, poupe os seus músculos e articulações, ou poderá ter lesões!)

Existem dois tipos de barbatanas diferentes com as suas próprias vantagens cada um. As barbatanas curtas e as barbatanas compridas.

BARBATANAS DE NATAÇÃO CURTAS (ZOOMERS)

batimento com as barbatanas de natação curtas, também chamadas “zoomers” em inglês, fica muito próximo do movimento "natural" sem material. São então, neste sentido, menos "destabilizantes" que as barbatanas compridas em matéria de sensações de natação.

As barbatanas de natação curtas, garantem uma frequência de batimentos elevada e exigem mais do ritmo cardíaco. Permitem nomeadamente concentrar o esforço no trabalho localizado e trabalhar os glúteos. Muitas vezes utilizadas para adquirir resistência, permitem também reforçar-se muscularmente e ganhar potência.

“Afinar e tonificar ao mesmo tempo”, tal é a função dos zoomers!

As séries de treino com barbatanas curtas são muitas vezes intensas (fracionado, sprints). De facto, para aproveitar ao máximo os benefícios deste material, a frequência de batimentos deve ser elevada. E calha mesmo bem pois a intensidade é tudo o que gostamos!

Cuidado mesmo assim: uma frequência elevada aliada a uma grande propulsão, pode rapidamente picar nas pernas. Não fique surpreso!

barbatanas de natação compridas

Para aquelas ou aqueles que desejam aproveitar os seus treinos de natação para desenvolver a sua musculatura (com um objetivo desportivo ou estético) e para, consideravelmente, ganhar em potência de propulsão, aposte nas barbatanas compridas.

Devido à sua amplitude, garantem um esforço muscular mais importante e uma sensação de deslize mais intensa durante a  natação.

De facto, é outra vantagem das barbatanas compridas: você nada nitidamente mais rápido. As sensações são multiplicadas, vai mais longe e percorre uma distância maior em muito pouco tempo!

As barbatanas de natação compridas podem ser flexíveis ou rígidas. As barbatanas compridas rígidas são um bom meio termo entre um trabalho muscular profundo e um esforço cardiovascular intenso. Para isso, estas barbatanas são muitas vezes reservadas para nadadores confirmados.

Trago então a sua atenção para a necessidade de se hidratar regularmente. As barbatanas compridas solicitam fortemente os músculos das pernas, as cãibras vão aparecer rapidamente!

A PRANCHA DE NATAÇÃO RECUPERAÇÃO (5 MINUTOS)

Já se deve ter cruzado no caminho de uma prancha de natação.

Podendo ter formas diversas, continua a ser um flutuador que permite sustentar os braços na superfície aquando de um trabalho de pernas. Se no entanto se cruzar um dia com uma prancha com uma aparência atípica, não se assuste, é provavelmente um pull-kick. Nada de muito mau, é apenas um híbrido entre uma prancha e um pull buoy.

Dois acessórios num… Não paramos o progresso!

Seja como for, a prancha de natação é um dos acessórios de natação mais polivalentes. Pode ser utilizada de formas muito variadas de forma a orientar o seu  treino em pequenas técnicas muito específicas. Até pode ser utilizada para o trabalho dos braços, veja só!

Caso tenha dores de costas, não se preocupe, também lhe será possível posicionar a prancha de forma diferente para aproveitá-la sem qualquer dor.

Utilizável para tudo e por todos, a prancha é certamente a melhor amiga do nadador !

Como lhe foi possível ver, estes materiais podem ser utilizáveis individualmente mas também compatíveis em todos os pontos.

Consoante as suas necessidades e desejos, utilize juntos ou de forma separada estes acessórios para aperfeiçoar a sua técnica de pernas, ganhar em potência e afogar a monotonia!

regis

RÉGIS

NADADOR NACIONAL & LÍDER COMUNICAÇÃO

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE