prendas de natal na árvore

Ideias de presentes de Natal sustentáveis

Oferecer um presente é ótimo, mas escolher um presente com um menor impacto ambiental é ainda melhor. Descobre as nossas dicas e propostas para um Natal mais sustentável e não deixes de surpreender quem mais gostas.

A época natalícia é sinónimo de troca de prendas, mas é também uma das alturas do ano que gera mais desperdício.
Se queres levar a sustentabilidade a sério na hora de escolher os presentes de Natal, podemos dar-te uma ajuda e provar que o período festivo não é incompatível com as preocupações ambientais. Além dos nossos produtos ecodesign, a Decathlon tem várias propostas e iniciativas – desde o cartão Presente aos produtos em segunda mão – que te ajudarão a preparar um Natal sustentável.

Ideias de presentes sustentáveis

1. PRODUTOS ECODESIGN

Já imaginaste oferecer sustentabilidade em forma de desporto?

A nossa equipa criativa não se foca apenas na eficiência - muitos dos produtos desportivos da Decathlon são também ecodesign, uma abordagem à produção que tem como missão reduzir o impacto ambiental, e que atua em duas frentes.

Por um lado, os materiais que utilizamos são provenientes de fontes sustentáveis, como o algodão reciclado a partir de resíduos industriais, ou o poliéster produzido com garrafas de plástico. Ao mesmo tempo, adotamos processos de fabrico com menor impacto no planeta, como técnicas de tingimento que não impliquem o uso de grandes quantidades de água.

O objetivo do ecodesign é também preservar as qualidades de utilização de cada produto, reduzindo o impacto ambiental ao longo do seu ciclo de vida.
Podes espreitar a nossa oferta de produtos ecodesign e descobrir prendas sustentáveis.

grupo de amigos com pranchas de SUP na praia

2. EXPERIÊNCIAS

Uma atividade desportiva: zero lixo, milhares de recordações!

Uma boa alternativa a um presente material passa por oferecer uma experiência desportiva. 

Através do serviço de aluguer da Decathlon, podes proporcionar a alguém um dia diferente, descobrindo atividades como o kayak e o stand up paddle – entre um total de 10 desportos. 

Como não é preciso comprar o material no fim da sua utilização, esta é a forma ideal para explorar novas práticas desportivas de forma descomprometida, e em contato direto com a natureza.

Quem sabe descubram um novo desporto preferido!

cartao presente decathlon na arvore de natal

3. CARTÃO PRESENTE

A prenda que agrada a todos!

Entre as muitas prendas que recebemos todos os Natais, é inevitável que muitas não sejam do nosso agrado, e que acabem devolvidas à loja ou esquecidas na garagem. 

O cartão Presente é uma ótima maneira de evitar esse desperdício. 

Só tens de fazer um carregamento, personalizar o cartão com uma mensagem, e oferecê-lo de forma 100% digital, garantindo que vais sempre agradar a quem mais gostas.

patins embrulhados

4. PRODUTOS SEGUNDA VIDA

Para quem quer dar uma nova vida a um artigo e fazer alguém feliz!

A maioria das pessoas diz que está disposta a oferecer presentes em segunda mão, e as preocupações ambientais parecem estar a fazer desaparecer qualquer estigma. Se também te sentes assim, podemos dar uma ajuda.

Através da iniciativa de Compra e Venda de Material Usado, a Decathlon repara artigos danificados expostos em loja, provenientes de devoluções ou comprados aos clientes, reabilitando o material desportivo. Geralmente tratam-se apenas de pequenos danos estéticos, como riscos ou nódoas, e testamos todos os produtos na sua funcionalidade e segurança.

Além de serem colocados à venda a um preço diferente e estar assegurada a garantia de 3 anos, evitamos o desperdício de milhões de quilos de material.

presente de natal decathlon embrulhado
presente de natal decathlon embrulhado

O embrulho responsável...

Agora que já encontraste o presente certo e que respeita o meio ambiente, só falta o embrulho!
Lembra-te de optar por embrulhos reutilizáveis com tecido ou utiliza os nossos envelopes presentes ou papel de embrulho Kraft.

As nossas sugestões ajudaram-te a pensar em alternativas sustentáveis para os prendas de Natal? 
Partilha este artigo com amigos, colegas e familiares para que também possam tornar esta época festiva mais verde.