Futsal: DESCUBRA E INICIE-TE NA MODALIDADE

Gostas de jogar mas queres tocar mais vezes na bola durante um jogo? O futsal permite o contato com a bola de uma forma mais ritmada e técnica.

Futsal: descubra e inicie-se na modalidade

Dos campos com piso de cimento na América do Sul aos campos com piso de madeira em França, o futsal oferece uma versão mais dinâmica e tática do futebol. Se aprecias a intensidade dos desportos em pavilhão, mas não és adepto do esférico jogado com os pés, leia o nosso guia para te iniciares no futsal. 
Descobre aqui as suas origens e regras, os seus benefícios e suas qualidades, assim como o equipamento necessário para te lançares nesta modalidade que combina técnica e diversão.
És mais adepto dos ringues com piso de cimento ou dos pavilhões com piso de madeira? 
Partilha connosco a tua descoberta e a prática e não hesita em nos dizer se gostou deste artigo!

O QUE É O FUTSAL?

A ideia de jogar futebol em pavilhão começou a ganhar forma no Uruguai em 1930. Importa referir que nesse ano, a América do Sul já estava rendida ao futebol de 11, ao ponto de o primeiro mundial de futebol ter sido organizado em terras uruguaias.

Após esta competição, Juan Carlos Cerani Gravier decidiu propor uma nova forma de futebol, jogado num campo mais pequeno e com menos jogadores. Mais do que um simples jogo de futebol de bairro, o objetivo era criar uma modalidade que assentasse na velocidade, na colaboração tática e na técnica. Não demorou muito tempo para que esta nova modalidade conquistasse a América do Sul com o nome de "futsal", termo abreviado de: futebol de salão. Isto significa que a modalidade é praticada em pavilhão, mas não só. Seja em piso de madeira de campos interiores ou em campos de cimento em exterior, a modalidade é praticada num campo similar ao de andebol.

Em França, é sobretudo nos campos desportivos de liceus e universidades que pode descobrir esta disciplina. O futsal é atualmente um desporto de referência no Brasil, Itália, Espanha, Portugal e Rússia, para grande alegria dos e das praticantes que encontram nesta variante muito dinâmica e técnica, uma prática de futebol adaptada ao meio urbano. O futsal joga-se efetivamente entre duas equipas de 5 elementos. Seja em campos abertos ao público ou em pavilhões desportivos, o futsal permite jogar futebol ao ritmo da vida urbana.

Sem contactos e sem foras-de-jogo, as regras propiciam um jogo rápido e ritmado em que todos os jogadores tocam mais vezes na bola e em que a assistência aos companheiros de equipa é fundamental. Longe de ser confusa, esta intensidade de jogo obriga-o a ter uma maior participação no jogo, uma maior reatividade, assim como uma maior visão tática e técnica.

No futsal, tem o formato e o ritmo de um desporto de pavilhão para dar azo à tua criatividade e ao espetáculo!

Futsal: descubra e inicie-se na modalidade
Futsal: descubra e inicie-se na modalidade

AS REGRAS DO FUTSAL

O jogo é disputado entre 2 equipas de 5 jogadores, incluindo um guarda-redes, num campo com 20m por 40m, com balizas de 2m por 3m e linhas de delimitação para repor a bola em campo com o pé.

Tem 4 segundos para repor a bola em jogo e não poderás tomar balanço: não terás tempo para apertar os atacadores!

Os contactos entre jogadores e os cortes de bola de carrinho devem ser evitados: de qualquer forma, a ausência de relva não permite este tipo de manobras. Após a sexta falta cometida por uma equipa antes do intervalo, a equipa adversária beneficiará de um livre marcado a 10 metros da baliza.

O jogo é disputado em 2 partes de 20 minutos e vence a equipa que naturalmente marcar mais golos.

Cada equipa tem direito a dois tempos em cada parte do jogo e a um número ilimitado de substituições. Se saires, não vás logo para o balneário, mas fiques no banco para observar o jogo!

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO FUTSAL?

Não consegues compreender que vantagens tem um jogo em que é mais difícil marcar golos numa baliza mais pequena? Explicamos-te os benefícios do futsal:

O facto de o campo e de as balizas terem dimensões mais pequenas obriga-te, precisamente, a apurar a técnica, a precisão e os gestos.

A bola passa pelos teus pés com mais frequência, levando-te a antecipar soluções individuais e coletivas. Fluido e rápido, o futsal estimula a tua visão de jogo e o teu sentido de espetáculo.

A 5 contra 5, deverá também respeitar o esquema tático e privilegiar a coesão com os seus parceiros de equipa.

Por último, o ritmo intenso do futsal obriga-te a trabalhar os arranques e a tua vivacidade: desenvolverá tanto a tua capacidade cardiorrespiratória, como a tua explosividade.

Futsal: descubra e inicie-se na modalidade
Futsal: descubra e inicie-se na modalidade

O FUTSAL É UMA MODALIDADE INDICADA PARA TI?

Se gostas de ter posse de bola durante um jogo e tomar iniciativas em campo, então não ficarás desiludido com o futsal.

Disputado entre duas equipas de 5 jogadores num campo de andebol, não haverá espaço para passes ou remates longos e períodos de mortos de 5 minutos. O futsal incita-te a seres criativo e ousado em perímetros pequenos. As solicitações rápidas e frequentes fazem com que evoluas rapidamente.

Para os mais novos, o futsal permite uma iniciação logo a partir dos 4 anos e um desenvolvimento do sentido tático a partir dos 6 ou 7 anos.

É um desporto de destreza que o obriga a encontrar permanentemente soluções em campo, quer a nível da técnica individual, quer a nível do posicionamento e desmarcação em campo.

O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA PRATICAR FUTSAL

1. Nos clubes, as caneleiras fazem parte do equipamento a levar no saco, ao lado dos calções e da camisola.

2. Para inflamar os campos de futsal e fintar os adversários, as sapatilhas de Futsal integram uma sola em borracha para maior aderência e amortecimento e um revestimento mais flexível adaptado ao ritmo e aos apoios em pavilhão.

3. E já que terá oportunidade de tocar mais vezes na bola, mais vale escolher a melhor: as bolas de futsal são mais pequenas e mais pesadas para favorecer o toque e atenuar os ressaltos nos pisos duros.

Futsal: descubra e inicie-se na modalidade

MERWEN

Redator da equipa DECATHLON

Fanático dos ringues, fervoroso adepto dos pavilhões, acérrimo defensor dos recintos e amante do desporto em geral.

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS