Descubra os nossos conselhos para o ajudar a escolher o material e a roupa mais adaptada às suas caminhadas com raquetes de neve!
A sustentação da raquete, ou seja a capacidade de se manter à superfície da neve, é função do peso do praticante (mais o peso da mochila).
Assim, existem diferentes formas e diferentes tamanhos de raquetes de neve para se adaptarem da melhor forma aos diferentes calibres e à prática dos praticantes de caminhada (pode ver o peso suportado por cada raquete na ficha do produto ).
Se caminhar em pistas preparadas, poderá utilizar um modelo com um tamanho mais pequeno (mais leve e manejável) uma vez que a sua necessidade de sustentação é menor do que se estiver fora das pistas em neve solta.
Alguns pares de raquetes estão equipadas com uma raquete específica para o pé direito e outra para o pé esquerdo (as 2 raquetes não são intercambiáveis). Isto permite oferecer formas de tamanho nas quais a face interior é menos larga o que facilita a caminhada.
Para um melhor suporte, alguns modelos possuem um botim para além das correias de aperto. Verifique se o tamanho do botim está adaptado ao seu pé. Se pretende praticar caminhada em itinerários com desníveis, prefira raquetes equipadas com calços de subida debaixo do calcanhar (como a Inuit 450): este equipamento derivado do ski de caminhada permite compensar artificialmente a inclinação até 10 graus.
Resultado: terá quase a impressão de caminhar a direito
Para mais equilíbrio, recomendamos vivamente que se equipe com um par de bastões. Sobretudo se prevê caminhar em terrenos com relevo mais ou menos acentuado, ou em neve solta onde corre o risco de ficar mais enterrado. Em terrenos cobertos de neve lembre-se de colocar anilhas largas para evitar que os bastões se enterrem na neve. Bastões com altura regulável podem ser de grande utilidade para se adaptarem às condições da neve. Existem também bastões com cabos mais compridos, podendo assim reposicionar as suas mãos em função da profundidade à qual os bastões se enterram na neve solta. É o caso dos bastões adaptados a todas as estações Forclaz 550.
Mesmo se estiver na neve, a caminhada com raquetes é uma atividade que nos aquece rapidamente, por isso não é necessário utilizar roupa muito quente.
O melhor é adotar « a técnica das 3 camadas » e adaptar o fornecimento de calor em função do esforço: tirar uma peça de roupa quando está calor ou voltar a colocá-la quando fica mais frio ou ainda durante as pausas. Calor a mais provoca maior transpiração que irá arrefecê-lo quando estiver parado.
- Junto ao corpo, usamos uma camisola térmica técnica respirável, em lã de merino por exemplo. Pode levar consigo roupa térmica sobresselente para trocar no final da caminhada.
- Por cima, uma camada quente como um polar com fecho (mais fácil de vestir e despir) ou um casaco acolchoado compacto.
- Finalmente uma camada de proteção impermeável, respirável e se possível ventilada.
Para a parte de baixo, o ideal é ter umas calças quentes (em tecido interior cardado por exemplo) e resistentes à água (se cair na neve) com uma boa liberdade de movimentos como as calças Forclaz 500 Warm.
Também pode optar por umas calças de caminhada clássicas e acrescentar uns leggings por baixo para não sentir frio.
Por fim, pense em levar um par de luvas e um gorro porque 8% do calor é eliminado pelas extremidades!
Para a prática da caminhada com raquete, precisa de umas botas de caminhada , quentes, impermeáveis e respiráveis. Prefira também o calçado com uma boa tração para os momentos em que retirar as raquetes (no parque de estacionamento ou se houver pouca neve…).
Recomendamos o calçado Forclaz 500 Warm equipado com solas « Snow Contact » desenvolvidas num material especialmente criado para aderir à neve e com entalhes de 5mm para uma tração acrescida.
Escolha umas meias quentes e respiráveis para eliminar a transpiração e não ficar com os pés húmidos.
Para saídas com neve solta pode também utilizar umas polainas para se assegurar que a neve não entra dentro das botas.
Opte por levar uma mochila com bastante volume para poder arrumar a roupa que vai tirando durante a caminhada.
Leve bebidas: água ou uma bebida quente numa garrafa isotérmica. Lembre-se de levar um snack ou umas barras de cereais, em função da duração e da intensidade da caminhada.
E não se esqueça do indispensável protetor solar e óculos de sol. Os raios UV são mais potentes em altitude e a reverberação na neve pode mesmo provocar conjuntivites.
Para as caminhadas fora das pistas, leve consigo mapas, bússola e/ou GPS leve um detetor de vítimas de avalanche (ARVA), uma pá e uma sonda.
Estes três elementos permitem que seja localizado se for apanhado por uma avalanche, ou procurar uma vítima. E não se esqueça de rever as regras básicas de segurança.
Parta à descoberta das vastas extensões de neve!