Os membros do cavalo são, sem dúvida, a zona mais exposta aos golpes e às lesões (agressões exteriores). Quer seja por problemas de aprumos, um movimento de medo ou batimentos em obstáculos, qualquer cavalo se arrisca a, mais tarde ou mais cedo, se lesionar.
Não há praticamente qualquer situação em que o cavalo possa dispensar o uso de proteções. Poderemos equipar o cavalo com diversos elementos destinados a proteger os seus membros contra golpes e lesões: caneleiras, cloches ou ligaduras de polo.
As caneleiras visam proteger o cavalo contra golpes e pancadas e, por vezes, sustentar os tendões.
Existem dois tipos de caneleiras para cavalo:
- as caneleiras fechadas protegem o tendão, o membro e o boleto e podem ser utilizadas nos membros anteriores e posteriores.
- as caneleiras abertas protegem os tendões e são especialmente utilizadas em provas de saltos de obstáculos. Existem protege-boletos simétricos associados às caneleiras.
Existem três tamanhos:
PS: pónei
CS: pónei grande, cavalo pequeno
FS: cavalo
Protegem a coroa dos cascos e as quartelas. O uso de cloches para cavalo é muito recomendado para o trabalho com obstáculos e também para o transporte do cavalo ou nas sessões à guia.
O seu uso destina-se a proteger os membros do cavalo em trabalho e, sobretudo, os cavalos com pele sensível. A banda autoaderente facilita a sua colocação e fixação. As ligaduras são utilizadas com ou sem pensos de trabalho. As ligaduras de trabalho constituem um excelente suporte para os tendões, sobretudo nas sessões de trabalho no plano.
Não force o cavalo a subir para o seu transporte quando este não se sente confiante. Ele não subirá.
Não bata com demasiada força com o stick para forçar o cavalo a andar. Isso não é um castigo.
Dê tempo ao cavalo para ganhar confiança. Ao princípio, poderá sentir que está a perder tempo, mas depois o cavalo subirá com facilidade.
Embarque o cavalo num local fechado com bom piso, não escorregadio, para efetuar essa operação nas melhores condições e sem dificuldades.
Mantenha-se calmo. Não adiantará enervar-se, pois isso só irá piorar a situação e o cavalo ficará inquieto.