De forma a apropriar-se este novo ambiente, adaptar-se aos novos pontos de referência e novas sensações e para proteger-se das agressões exteriores, é então necessário equipar-se de forma adequada!

Está farta de contar as tijoleiras da piscina? É temerário e o facto de se atirar para uma água fresca, profunda, sem verdadeiros pontos de referência não o assusta?

Está então na hora de se equipar em consequência!

FATO DE BANHO/FATO DE MERGULHO EM ÁGUAS ABERTAS

De forma puramente prática, a natação em águas abertas não necessita verdadeiramente de outros  equipamentos do que aqueles utilizados em piscina. No entanto, e porque as condições não são as mesmas, é muitas vezes útil ter  material adequado para estar ao mesmo tempo à vontade e eficaz aquando das suas sessões em águas abertas.

Este questionamento vale nomeadamente para tomar a decisão de nadar em fato de banho de natação ou em fato de mergulho em águas abertas em neoprene. Vejamos então os prós e contras:

Vemos muito claramente que o fato de banho oferecerá vantagens puramente práticas mas que o fato de mergulho em neoprene, ele,  permitirá que se adapte mais facilmente às águas naturais para bonificar a sua sessão de forma otimizada.

Saiba por fim que em competição oficial de natação em águas abertas, a regulamentação da FINA, que obrigava os nadadores a nadar de fato de natação clássico ou, por defeito, de fato de banho de natação, mudou um pouco. É agora possível concorrer em fato de neoprene, concebido especificamente para a natação em águas abertas.

Óculos de natação

Os óculos de natação são INDISPENSÁVEIS para o nadador em ambiente com cloro ou salino! Permitem conservar os olhos secos para um conforto máximo e principalmente proteger de qualquer agressão relacionada com o ambiente aquático no mar ou em piscina.

Da mesma forma, quando estiver bom tempo, ter óculos de natação com lentes espelho permite proteger-se do sol e da reverberação da luz na água.

E acredite em mim, para ter pontos de referência corretos nestas grandes piscinas com ondas, mais vale conservar uma boa visão!

TOUCA DE NATAÇÃO

« Touca em piscinatouca no mar… Não vamos viver sempre com uma touca de natação constantemente na cabeça »

Ah vocês! Grandes críticos das toucas de natação, reconheço-os bem aí!

Fiquem descansados, não é obrigatória. Mas saiba no entanto que a touca de natação pode revestir um interesse muito particular para o seu conforto durante  a natação mas também e acima de tudo para a sua segurança!

De facto, para além de manter a sua cabeça no quente e em altura graças à sua flutuabilidade, use uma touca de cor viva irá permitir às pessoas na água (barcos, praticantes de surf…) de não chocar consigo e às que estão na margem de o conseguir distinguir em caso de problema.

E também… O sal é agressivo, pense pelo menos aos seus pobres cabelos...

MATERIAL DE TREINO

Para as suas sessões de natação em águas abertas, o material de treino continua estreitamente o mesmo que para as sessões en piscina. Evidentemente, será impossível utilizá-lo durante uma competição.

Pode utilizar quase tudo para cortar a monotonia da sessão e para trabalhar em profundidade diversos grupos musculares bem específicas.

Alguns materiais de treino são no entanto mais favoráveis que outros para a natação em águas abertasAs barbatanas, de preferência compridas, as palas de natação e o snorkel frontal são outros quantos equipamentos que podem ajudá-los a melhorar e a ter uma melhor performance.

No entanto, os pull buoyspranchas e outros objetos flutuantes não serão verdadeiramente pertinentes e irão atrapalhá-lo mais que outra coisa em águas abertas.

ACESSÓRIOS ÚTEIS

Antes de se atirar para águas naturais, pense no seu corpo e no seu organismo. Caso deseje nadar de fato de banho de natação clássico, pense em aplicar uma proteção solar para evitar queimar, principalmente se nadar no mar, e isto mesmo que o céu esteja nublado!

Deseja vestir um fato de mergulhoA gordura ou a vaselina podem ser um bom meio para vesti-lo mais facilmente mas também proteger a sua pele contra os atritos induzidos pelo fato de mergulho de natação em águas abertas.

Por fim, e para estar no topo, nadar com um saco-bóia de abastecimento agarrado atrás de si, irá permitir-lhe tornar-se mais visível e de lhe dar mais segurança em caso de problema (cãibra, hipoglicémia, baixa de energia).

Fato de banho ou fato de mergulho, alguns acessóriostouca óculos de natação… Afinal, é preciso pouca coisa para nadar feliz!

regis

RÉGIS

NADADOR NACIONAL 

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE