equipar-se-para-a-natação-em-águas-abertas

Equipar-se para a natação em águas abertas

A cada ano, a natação em águas abertas torna-se cada vez mais apreciada e praticada por nadadores à procura de sensações aquáticas novas. No entanto, a natação em águas abertas, continuando a ser natação, é muito diferente da natação em piscina.

 De forma a apropriar-se este novo ambiente, adaptar-se aos novos pontos de referência e novas sensações e para proteger-se das agressões exteriores, é então necessário equipar-se de forma adequada!

Está farta de contar as tijoleiras da piscina? É temerário e o facto de se atirar para uma água fresca, profunda, sem verdadeiros pontos de referência não o assusta?

Está então na hora de se equipar em consequência!

Fato de banho/fato de mergulho em águas abertas

De forma puramente prática, a natação em águas abertas não necessita verdadeiramente de outros  equipamentos do que aqueles utilizados em piscina. No entanto, e porque as condições não são as mesmas, é muitas vezes útil ter  material adequado para estar ao mesmo tempo à vontade e eficaz aquando das suas sessões em águas abertas.

Este questionamento vale nomeadamente para tomar a decisão de nadar em fato de banho de natação ou em fato de mergulho em águas abertas em neoprene. Vejamos então os prós e contras:

fato banho natação

Fato de banho de natação

• Facilidade de transporte
• Fácil de vestir e despir
• Menos suscetível de provocar irritações
• Liberdade de movimentos muito maior

fato aguas abertas

Fato de mergulho em águas abertas neoprene

• Barreira térmica
• Aumenta nitidamente a flutuabilidade
• Protege das agressões do sol e do sal
• Grande liberdade de movimentos
• Melhor hidrodinamismo

Vemos muito claramente que o fato de banho oferecerá vantagens puramente práticas mas que o fato de mergulho em neoprene, ele,  permitirá que se adapte mais facilmente às águas naturais para bonificar a sua sessão de forma otimizada.

Saiba por fim que em competição oficial de natação em águas abertas, a regulamentação da FINA, que obrigava os nadadores a nadar de fato de natação clássico ou, por defeito, de fato de banho de natação, mudou um pouco. É agora possível concorrer em fato de neoprene, concebido especificamente para a natação em águas abertas.

Óculos de natação

Os óculos de natação são INDISPENSÁVEIS para o nadador em ambiente com cloro ou salino! Permitem conservar os olhos secos para um conforto máximo e principalmente proteger de qualquer agressão relacionada com o ambiente aquático no mar ou em piscina.

Da mesma forma, quando estiver bom tempo, ter óculos de natação com lentes espelho permite proteger-se do sol e da reverberação da luz na água.

E acredite em mim, para ter pontos de referência corretos nestas grandes piscinas com ondas, mais vale conservar uma boa visão!

Touca de natação

« Touca em piscinatouca no mar… Não vamos viver sempre com uma touca de natação constantemente na cabeça »

Ah vocês! Grandes críticos das toucas de natação, reconheço-os bem aí!

Fiquem descansados, não é obrigatória. Mas saiba no entanto que a touca de natação pode revestir um interesse muito particular para o seu conforto durante  a natação mas também e acima de tudo para a sua segurança!

De facto, para além de manter a sua cabeça no quente e em altura graças à sua flutuabilidade, use uma touca de cor viva irá permitir às pessoas na água (barcos, praticantes de surf…) de não chocar consigo e às que estão na margem de o conseguir distinguir em caso de problema.

E também… O sal é agressivo, pense pelo menos aos seus pobres cabelos...

Material de treino

Para as suas sessões de natação em águas abertas, o material de treino continua estreitamente o mesmo que para as sessões en piscina. Evidentemente, será impossível utilizá-lo durante uma competição.

Pode utilizar quase tudo para cortar a monotonia da sessão e para trabalhar em profundidade diversos grupos musculares bem específicas.

Alguns materiais de treino são no entanto mais favoráveis que outros para a natação em águas abertasAs barbatanas, de preferência compridas, as palas de natação e o snorkel frontal são outros quantos equipamentos que podem ajudá-los a melhorar e a ter uma melhor performance.

No entanto, os pull buoyspranchas e outros objetos flutuantes não serão verdadeiramente pertinentes e irão atrapalhá-lo mais que outra coisa em águas abertas.

Acessórios úteis

Antes de se atirar para águas naturais, pense no seu corpo e no seu organismo. Caso deseje nadar de fato de banho de natação clássico, pense em aplicar uma proteção solar para evitar queimar, principalmente se nadar no mar, e isto mesmo que o céu esteja nublado!

Deseja vestir um fato de mergulhoA gordura ou a vaselina podem ser um bom meio para vesti-lo mais facilmente mas também proteger a sua pele contra os atritos induzidos pelo fato de mergulho de natação em águas abertas.

Por fim, e para estar no topo, nadar com um saco-bóia de abastecimento agarrado atrás de si, irá permitir-lhe tornar-se mais visível e de lhe dar mais segurança em caso de problema (cãibra, hipoglicémia, baixa de energia).

Fato de banho ou fato de mergulho, alguns acessóriostouca óculos de natação… Afinal, é preciso pouca coisa para nadar feliz!

regis

Régis

NADADOR NACIONAL 

Estes conselhos podem ser do seu interesse

pessoa na piscina a nadar

Como escolher uma touca?

Veja os nossos conselhos que o ajudam a escolher uma touca de natação.
sandálias chinelos calçado natação piscina

Como escolher o seu calçado para a natação?

Descubra os nossos conselhos para escolher corretamente as sandálias, chinelos ou socas para o acompanhar à beira da piscina.
senhora na piscina

Como escolher óculos de natação?

Decsobre os nossos conselhos para escolheres corretamente os teus óculos ou máscara de natação.
barbatanas de natação

Como escolher barbatanas de natação?

Nem sempre é fácil escolher as barbatanas de natação: curtas ou compridas? A Nabaiji explica como escolher
prancha natação pull buoy treino piscina

Prancha de natação e pull buoy: COMO ESCOLHER?

Descubra os nossos conselhos para o(a) ajudar a escolher entre uma prancha de natação ou pull buoy?