Tem dificuldade em encontrar tempo para praticar uma atividade física? Costuma anular uma em cada duas vezes (OK, duas em cada três) as suas sessões de natação marcadas para as quintas-feiras à hora de almoço?
Entre o trabalho, a vida familiar e as diversas outras obrigações, imaginamos que, para muitos de vós, já não sobra muito tempo para preencher as 24h de um dia normal.
Fomos no entanto buscar algumas ideias que podem ajudá-lo a entreter os seus músculos ao longo do dia.
Foi o doutor Feltz, especialista em Desporto e Saúde, que nos confiou algumas indicações que poderão ajudá-lo a (voltar a) praticar uma atividade desportiva no dia a dia... "Podemos transformar os percursos que fazemos por obrigação em percursos de saúde", indica-nos este médico. "A ideia é pensar que os 3 km que nos separam do nosso local de trabalho podem servir para fazer uma caminhada saudável. Para as pessoas com excesso de peso, será uma caminhada tónica ou, no limite, uma caminhada ofegante, que permite cumprir parcial ou totalmente o objetivo de praticar 30 minutos de atividade física por dia, tal como recomendado pela Organização Mundial de Saúde"
As nossas deslocações diárias, que são uma oportunidade para fazer uma marcha ativa ou um trajeto de bicicleta, podem assim transformar-se numa atividade física e deixar de ser encaradas como uma das nossas obrigações diárias. "A bicicleta com assistência elétrica é também uma excelente forma de praticar ou retomar uma atividade física.
Graças ao seu motor, que pode ser ativado pontualmente, permite a pessoas com excesso de peso tirar prazer numa prática moderada, mas regular", observa o doutor Feltz.
"No regresso do trabalho, porque é por vezes mais fácil fazê-lo ao fim do dia do que de manhã, podemos sair do autocarro uma paragem antes do nosso destino e concluir o trajeto a pé, refere Joëlle Jolly, educadora na área da saúde. E quando chegamos a casa, podemos também subir pelas escadas em vez de usar o elevador".
O objetivo é criar hábitos ou rituais que possam pautar o vosso dia com várias atividades físicas. E quando tudo isso se torna um hábito, já não precisa de motivação para entrar no jogo. Passará a fazer parte da sua rotina normal no seu dia a dia.
Sem ter consciência disso, o prazer e as energias libertadas estarão sempre presentes!
A vontade está bem presente. Os ténis estão preparados. Tal como os patins. E a bicicleta. E a raquete.
O problema é que entre o trabalho, os estudos, as crianças, os amigos, a quinta temporada da nossa série favorita na televisão e os atrasos do autocarro, não sabemos como havemos de encaixar a nossa sessão de desporto.
Veja aqui as nossas ideias para contornar estes obstáculos.