Descubra a prancha Decathlon Wakeboarding x Sam DE HAAN!

Descubra a coleção decathlon wakeboarding x sam de haan!

Sob a supervisão da nossa equipa de conceção e da rider Sina Fuchs no desenho, o possível ao promissor rider neerlandês de 22 anos teve a possibilidade de desenvolver esta coleção de wakeboard de edição limitada.

Entrevistas realizadas por Agathe Petex

Este outono assinala o lançamento do primeiro modelo profissional com a assinatura da Decathlon Wakeboarding. A escolha de Sam de Haan como o atleta ideal para esta colaboração exclusiva pareceu-nos perfeitamente natural. Sob a supervisão da pequena equipa de conceção e da rider Sina Fuchs no desenho, o promissor rider neerlandês de 22 anos teve a possibilidade de codesenhar a coleção dos seus sonhos.

Descubra a prancha Decathlon Wakeboarding x Sam DE HAAN!

Ao leme desta aventura, Thomas, o chefe de equipa, não minimiza a importância
de envolver riders profissionais na conceção:

«É importante para nós desenvolvermos produtos adaptados ao maior número de pessoas,
e, para isso, é fundamental envolvermos os nossos atletas porque não há ninguém melhor do que eles
para partilhar connosco os conhecimentos profundos e necessários para a conceção de produtos de topo.»

Afirmações partilhadas e apoiadas por Jeremy, o líder comercial da marca:

«Os nossos atletas estão verdadeiramente no centro da marca e contribuem para
o seu crescimento diário, dando-lhe visibilidade, testando as nossas pranchas, mantendo-se em contacto direto
com os principais atores do wakeboard

A coleção conta com três pranchas, cada uma com um design exclusivo. Para o primeiro modelo profissional que será lançado em outubro, Sam escolheu um shape semelhante ao da JIB 500 e o desenho de um galo, inspirado no significado do seu próprio apelido, «De Haan», em neerlandês.

Sam conta-nos: "Tudo começou com o meu nome de família, que significa "o galo" em neerlandês. É por essa alcunha que os meus amigos me tratam! Começou por ser uma piada que se tornou algo mais sério, acho eu! "Coq" (galo) também funciona em francês e faz lembrar a marca Decathlon. "KOK" nos Países Baixos também quer dizer chefe, o homem que cozinha. No fim de contas, conseguimos ligar tudo !"

Descubra a prancha Decathlon Wakeboarding x Sam DE HAAN!
Descubra a prancha Decathlon Wakeboarding x Sam DE HAAN!
Descubra a prancha Decathlon Wakeboarding x Sam DE HAAN!

“É a prancha com que pratico todos os dias e aquela de que mais gosto. Adoro a sensação de liberdade que proporciona. ”

Entrevistámos o sam para ficarmos a par dos bastidores deste projeto:

Olá Sam, quando é que surgiu a ideia de teres um modelo profissional Decathlon Wakeboarding?
Assim que entrei na equipa Decathlon Wakeboarding, falei-lhes do meu desejo de ter o meu próprio modelo profissional. A ideia começou a ganhar contornos em 2019, mas foi no ano passado que a coisa tomou outras proporções: chegámos a um acordo acerca dos pormenores e dissemos «OK, vamos fazer isto» e tudo aconteceu muito depressa.

Porquê a escolha de um shape semelhante ao da JIB 500?

É a prancha com que pratico todos os dias e aquela de que mais gosto. Adoro a sensação de liberdade que proporciona. Antes costumava praticar em cima de pranchas mais rígidas com canais. Levei algum tempo a habituar-me a este novo shape, mas descobri que me permitia fazer muito mais e que me sentia melhor. Por isso, quis que o shape do meu modelo profissional fosse o mais parecido possível com o da JIB 500.

Descubra a prancha Decathlon Wakeboarding x Sam DE HAAN!

Por falar em shape, gostaste desse período de conceção? Pudeste discutir diretamente com a equipa responsável pela confeção da prancha?

Já conhecia o Aurélien (o designer, ndlr) há algum tempo, tínhamos trabalho juntos em vários projetos e nalgumas filmagens. Fizemos várias videochamadas para discutir o modelo profissional. Revelou desde cedo ser uma pessoa muito divertida e com um espírito muito aberto. O desenho com a Sina também foi uma experiência positiva, é uma amiga de longa data e não tinha receio de recomeçar uma e outra vez para chegar à melhor versão, algo que me agradou bastante.

Como é que chegaram a este design e a esta cor?

Sempre gostei de gráficos simples e clássicos, mas não se pode dizer que seja prática comum no mercado do wakeboard. Acredito em "menos mas melhor". Nunca encontrei nada disso numa prancha e acabei por me cansar de ver tantos designs perturbadores. Por isso, quis realmente que o meu modelo profissional fosse clássico e não muito atulhado. Gosto de preto e de branco e também queria brincar com essas cores. Queria algo colorido e foi isso que me levou a escolher o azul pastel. Não é muito agressivo, não incomoda os olhos mas realça suficientemente a cor!

Então, de modo geral, dirias que estás satisfeito com toda esta aventura e com o resultado?

Sim, estou super satisfeito com o trabalho realizado por toda a equipa e de também ter podido participar. Foi uma ótima experiência!

Descubra a prancha Decathlon Wakeboarding x Sam DE HAAN!

O que é que significa para ti fazeres parte da equipa Decathlon Wakeboarding?

Para mim, é importante que os riders sejam aceites e possam ser eles próprios com os seus patrocinadores. Na Decathlon, escutamo-nos, respeitamo-nos e somos cordiais uns com os outros. Por todos estes motivos, tenho orgulho de fazer parte da equipa.

Obrigada por este momento, Sam. Mas antes de nos deixares, podes dizer-nos quais são os teus projetos
para este inverno?

Não faço ideia! Sou o tipo de pessoa que está sempre a improvisar. É verdade que normalmente toda a gente tem um plano para o inverno (risos), mas de momento não tenho nada planeado. Estava a considerar ir praticar para o Brasil mas não está nada confirmado, verei em função das oportunidades que surgirem no meu caminho!

Descubra a prancha Decathlon Wakeboarding x Sam DE HAAN!

E a seguir?

Uma colaboração bem-sucedida que nos leva a perguntar o que vem a seguir... novos tamanhos do modelo profissional de Sam em breve? Um novo modelo profissional de outro rider? 

A esta pergunta, Jeremy dá uma resposta que não satisfaz a nossa curiosidade: «De momento, não temos nada decidido. Estamos realmente concentrados no modelo profissional do Sam, que é o nosso primeiro projeto deste tipo. Se tivermos um bom feedback, é uma possibilidade em aberto. Também contamos com outros riders talentosos e criativos! »

Sam em poucas palavras

Idade: 22 anos (1996)
Local de residência: Bellingwolde, Países Baixos
Profissional desde: 2014
Stance: Regular
Patrocinadores: Decathlon Wakeboarding, Shape Obstacles, Protest Sportswear
Últimos resultados: 1º (features) e 2º (cable) no Phuket Open em abril 2021
Últimas exibições: Space Mates (Space Tapes 2020) e Red Bull (Wake the City 2021)