Utilizar corretamente e regular os bastões de caminhada

Logo header como escolher skis de fundo

UTILIZAR CORRETAMENTE E REGULAR OS BASTÕES DE CAMINHADA

Sabia que os bastões diminuem em 25 % o impacto da mochila e da carga transportada na caminhada sobre as articulações, nomeadamente sobre as dos joelhos? Estes bastões servem ainda para aumentar o seu equilíbrio e reduzir a probabilidade de deslize, o que representa a causa principal de acidentes nesta atividade. Então, mesmo se à partida caminhar com bastões pode parecer difícil, incómodo e não natural, rapidamente se aperceberá que uma vez adotados e utilizados corretamente, já não os conseguirá largar.

PARA O AJUDAR A DAR OS PRIMEIROS PASSOS, VEJA COMO REGULAR CORRETAMENTE OS BASTÕES.

Utilizar corretamente e regular os bastões de caminhada
número 1

COMO REGULAR OS BASTÕES?

Ao contrário dos bastões de ski, os de caminhada são reguláveis graças a um sistema de parafuso ou de clip externo. O de ajuste externo tem a vantagem de ser fácil e rápido de manipular e permite ver facilmente se o bastão está bem bloqueado. O aperto com parafuso é um sistema de regulação interna, um pouco mais difícil à primeira vista mas mais leve. Antes de partir para as suas caminhadas, verifique sempre se os bastões estão bem bloqueados ou aparafusados. Nos bastões com parafuso, é necessário apertá-los com força mas sem excessos. Por exemplo, não utilize ferramentas para os apertar, corre o risco de não os conseguir desapertar posteriormente. Tenha atenção para não ultrapassar a « stop line » dos bastões, uma vez que poderiam partir-se em plena utilização.
Relativamente à regulação propriamente dita, tal como explicado no vídeo, o antebraço que segura o bastão deve estar perpendicular ao corpo. Serão necessários pequenos ajustes em função do terreno sobre o qual caminha. Explicamos-lhe tudo no parágrafo seguinte!

número 2

COMO UTILIZAR OS BASTÕES?

Quando caminha num terreno plano, tem duas hipóteses:
- utilizar os bastões para impor um ritmo, caminhando de forma alternada, ou seja avançando o bastão esquerdo ao mesmo tempo que a perna direita e vice-versa.
- não utilizar os bastões e guardá-los na mochila ou fixando-os exteriormente no local previsto para esse efeito.

Na descida, os bastões ajudam-no a travar. Pode avançar de forma alternada, tal como num terreno plano, ou avançar os 2 bastões ao mesmo tempo e colocá-los à sua frente, sem incomodar os pés. Esta última solução é recomendada, nomeadamente, se for uma descida com uma inclinação muito acentuada. Em todos os casos, para maior conforto, lembre-se de aumentar o tamanho dos bastões em 5 cm para uma melhor perceção da encosta.

Ao contrário, na subida, recomendamos que encurte os bastões mais ou menos 5 cm, em função do declive da encosta. E para caminhar, pode pousar os dois bastões à sua frente e apoiar-se sobre eles para o elevar, ou então pode caminhar de forma alternada.

O nosso conselho suplementar?
Manter o tronco mais direito permite equilibrar corretamente o esforço entre braços e pernas mas também ter a caixa torácica bem aberta. A sua respiração e o ritmo de caminhada beneficiam com esta postura.

Utilizar corretamente e regular os bastões de caminhada
Utilizar corretamente e regular os bastões de caminhada
número 3

PARA QUE SERVEM AS CORREIAS E COMO COLOCÁ-LAS?

As correias proporcionam-lhe em primeiro lugar uma melhor propulsão quando se apoia sobre elas para caminhar, sobretudo nas subidas. Para além disso, reduzem o cansaço aliviando a mão. Se não as utilizar, terá que apertar com mais força o cabo do bastão e logo o cansaço será maior.
Para uma boa utilização, recomendamos-lhe que enfie a mão na correia por baixo, coloque a parte superior da fita entre o polegar e o indicador e volte a fechar a mão sobre o cabo, tal como apresentado no vídeo em cima.
Em descida, é preferível retirar a correia. Se apesar de ter os bastões, cair, o facto de não ter as correias colocadas permite que largue os bastões rapidamente e assim não tropeça neles.

DEVE-SE CAMINHAR COM 1 OU 2 BASTÕES?

Para uma caminhada curta, em terreno plano, pode utilizar apenas um bastão, não esquecendo de o trocar regularmente de mão. Pelo contrário, para utilização numa caminhada mais longa, aconselhamos fortemente que utilize os dois bastões, nomeadamente por razões de equilíbrio, de estabilidade e de impacto muscular.

Só nos resta desejar-lhe umas ótimas caminhadas!

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS

Conselhos
Porquê utilizar bastões de caminhada - teaser
Sabia que atualmente em França, apenas um em cada dois praticantes de caminhada estão equipados com bastões? E no entanto, tal como o capacete é fundamental para a prática de ski ou de bicicleta, vários estudos mostram a importância e a eficácia de caminhar com bastões. Irá perceber, graças a este artigo, que se os bastões são indissociáveis da prática de caminhada, é sobretudo por uma questão de segurança e de proteção das articulações.
Conselhos
Como escolher os seus bastões de caminhada - teaser
Para ajudá-lo a escolher os bastões de caminhada que correspondem melhor às suas necessidades e ao seu tipo de prática, propomos passar este produto a pente fino. Eis então os elementos a considerar para escolher corretamente.

MARGAUX

AUTORA CONSELHOS CAMINHADA NA NATUREZA
VOLTAR PARA O TOPO