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5 TRUQUES PARA INICIAR A PRÁTICA DE CARDIO TRAINING

Sente-se sem fôlego no dia-a-dia e pretende recuperar a energia? Porque não iniciar-se no treino cardio? Eis alguns truques para um bom início!

É melhor preveni-lo! O cardio training é uma prática enérgica, que permite trabalhar a respiração, a resistência e a sua atividade cardíaca. Daí a sua designação… “Os praticantes que iniciam esta atividade desejam por vezes perder peso, outras refirmar algumas zonas do corpo ou ganhar resistência”, indica Emilie Vandroth, instrutora de dança Domyos. O cardio training é também uma excelente forma de se libertar, de desligar e de ter algum tempo para si. “Transpira-se muito e eliminam-se as toxinas! Se para alguns, de início, é um pouco duro, os que escolhem continuar transformam-no num verdadeiro prazer.

cardio fitness

Bicicleta de Manutenção/Estática e Bicicleta Elíptica para começar

Para começar bem o cardio training e não parar a meio, há truques? “Às pessoas que começam aconselho, em geral, um trabalho com máquinas, em vez da bicicleta de manutenção/estática ou da bicicleta elíptica”, prossegue Emilie. "As aulas de bike, por exemplo, permitem uma recuperação da forma sem que haja impactos no corpo, nomeadamente para as articulações, no início da atividade. Começando por 20 ou 30 minutos de esforço nas máquinas, prepara-se o corpo com mais suavidade, sem o solicitar demasiado de início.”

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Dores no corpo e bem-estar

O facto de ser ajudado por uma máquina, e de não trabalhar logo numa atividade dinâmica e efetuar saltos e encadeamentos, ajuda-o a (re)começar de forma mais moderada e suave. “É preciso voltar a habituar o corpo ao esforço e prepará-lo corretamente para evitar lesões que podem ocorrer”, sublinha Emilie. Atenção, sentirá seguramente algumas dores no corpo, é difícil evitá-lo, mas ao fim de 15 dias, um mês, os primeiros efeitos positivos da prática começarão a fazer-se sentir…”Nas máquinas, poderá trabalhar a resistência, mas também o esforço mais concentrado, praticando, por exemplo, o treino fracionado.”

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Orientado e aconselhado

Para recomeçar em boas condições, não hesite em solicitar um instrutor e pedir-lhe conselhos. Em função dos seus objetivos, que deverão ser concretizáveis sob pena de o desencorajar rapidamente, o seu instrutor orientará a sua prática. “É preciso ser orientado quando se começa ou recomeça uma atividade desportiva”, assegura Emilie. “O seu instrutor vai escutá-lo, terá em conta os seus objetivos e vai propor-lhe exercícios de diferentes durações e intensidades. Vai motivá-lo, sem esticar demasiado a corda!” É importante fixar objetivos: isso permitir-lhe-á constatar os progressos e sentir-se feliz com os primeiros resultados.

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Equipamento e amigos

Opte por comprar vestuário confortável e que lhe agrade. “Um bom top e bom calçado são indispensáveis”, indica Emilie. Mime-se, é a ocasião! E além disso, para maior solidariedade no esforço, tente motivar-se em conjunto. “O facto de praticar em conjunto, em casal ou entre amigos, leva a um compromisso e ajuda a continuar o treino de forma regular, mesmo se de início for difícil”, sublinha Emilie. “Os praticantes podem apoiar-se uns aos outros.” Marque encontros regulares e estabeleça uma rotina desportiva. E claro, tente cumpri-la!

Alguns conselhos e truques para um bom início da prática. Esperamos que resultem e que lhe permitam começar nas melhores condições!

E você, quais foram os truques que utilizou para se manter fiel ao cardio training? As suas experiências e testemunhos são bem-vindos…

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Julie

Dietista e treinadora desportiva, praticante de fitness, pilates, yoga, stretching, corrida e trail, acompanho todos os desportistas na sua preparação nutricional.  A alimentação é um fator incontornável para atingir os seus objetivos! 

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