A TENDÊNCIA DO VERÃO: O ANDEBOL DE PRAIA!

Andebol e praia? Será uma boa combinação? CLARO QUE SIM!

Chamamos a isso: o andebol de praia. Nunca ouviste falar disso? Então, chegou a altura. Dá uma vista de olhos às regras e explicações que apresentamos em seguida!

Com o aproximar do verão, o andebol de praia está a tornar-se uma atividade em voga em muitas praias.

Vamos explicar-te as regras para te darmos vontade de viver esta experiência. Independentemente do teu nível de jogo, de seres profissional ou, simplesmente, principiante.  

Mas o que é o andebol de praia?

Tal como o voleibol de praia ou o badminton de praia, o andebol de praia vem do andebol e joga-se descalço na praia. É claro que, se não houver praia, bastará que haja uma zona com areia. Duas equipas, cada uma composta por quatro jogadores, incluindo o guarda-redes, defrontam-se em duas partes de dez minutos.

handball_beach

As regras do jogo!

O andebol de praia joga-se num campo de 27 × 12 metros. Ao contrário do andebol em sala, a área de baliza é retangular (6 x 12 m) e a pontuação varia em função do tipo de golo. A equipa ganha um ponto por cada golo simples. Se for o guarda-redes a marcar, o golo dá dois pontos à respetiva equipa. Concedem-se também dois pontos para um "Spin-Shoot": salto com rotação em torno de um eixo, 360° e para o "Kung-fu": quem remata recebe a bola do companheiro de equipa enquanto se encontra suspenso por cima da área do adversário.

Em vez de a bola bater no chão, é necessário um jogo rápido. No entanto, o jogador que tem a bola só pode dar três passos com a bola enquanto anda ou corre antes de fazer um passe ou rematar. Este desporto joga-se com bolas especialmente concebidas para o andebol de praia. São mais pequenas do que bolas de andebol de sala normais e têm um revestimento diferente para oferecer uma boa aderência em áreas de jogo poeirentas.

A "resina" da bola – que costumamos usar para o andebol em sala, em especial com jogadores mais experientes, para obter uma boa aderência – não é possível devido à área de jogo em areia.

Além disso, depois de cada ataque, toda a equipa será substituída, com a eventual exceção de um jogador que jogue ao mesmo tempo no ataque e na defesa. Os jogadores da equipa que está a atacar abandonam o campo na frente. Os defesas, bem como o guarda-redes que também participam em cada ataque podem entrar em campo atrás no momento. Por isso é que é indispensável ter, pelo menos, dois guarda-redes por equipa.

Ao mesmo tempo, a equipa que defendia até agora também muda: a defesa abandona o campo atrás e os atacantes entram nele diretamente na frente. Desta forma, em termos de ritmo e dinâmica, o andebol de praia é ainda mais intenso do que o seu homólogo em sala.

Se uma equipa vencer as duas partes, fica com 2 pontos a 0 na classificação. Se uma das partes terminar com um empate, a decisão faz-se com base no princípio do "Golden Gold".  Se cada uma das duas equipas vencer uma das partes, passamos para o sistema de shoot out (o frente a frente individual com o guarda-redes): o jogador sai da respetiva área de baliza, passa a bola para o próprio guarda-redes, recebe a bola do guarda-redes a caminho da baliza do adversário e remata para a baliza do adversário. Se a bola tocar no chão, a tentativa é considerada como nula. É também possível marcar dois pontos para um remate de 6 metros ao utilizar o Kung fu ou o 360°.

Se houver empate no final do shoot out, os jogadores rematam alternadamente até uma equipa liderar e já não poder ser igualada. O vencedor do shoot out marca 2 pontos em vez de 1 na classificação.

handball_beach

Palavras de peritos que levam a pensar noutras formas de jogo! 

Andreas Michelmann, vice-presidente da DHB (Federação Alemã de Andebol), responsável pelos desportos amadores e populares, e Wolfgang Sasse, porta-voz da Federação Alemão de Andebol de Praia querem também fazer evoluir o andebol de praia: 

"Identificámos o andebol de praia como uma das nossas principais missões no âmbito do novo comité executivo da DHB", explica Michelmann. "No nosso programa para 2020, temos como missão criar "jogos modernos". Trata-se nomeadamente de outras formas de jogo, como o andebol de rua, o andebol misto ou familiar e, principalmente, o andebol de praia. Perseguimos este objetivo de forma muito intensa porque estamos convencidos de que há também um grande potencial de desenvolvimento para o andebol na areia"

O andebol de praia já não tem segredos para ti!

Cabe-te a ti divertir-te e partilhar as tuas belas experiências, escrevendo na caixa de comentários situada debaixo do nosso artigo. A equipa da Atorka está ansiosa por ler-te.

Enjoy!

Fabian

DECATHLON Hamburgo

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSAR-LHE

Conselhos
handball_debuter
Prepare a resina e a bola! Nós explicamos o que é o andebol, como começar e como se equipar, assim como as origens e regras deste desporto coletivo. Quais são os seus benefícios, quais são as qualidades necessárias? Nós ajudamos.
Conselhos
Está a descobrir o prazer de praticar andebol nas aulas de Educação Física? Ou quer começar a praticar num clube ou entre amigos? Além do prazer de um desporto coletivo completo, irá explorar um vocabulário que é também ele bastante rico. Propomos-lhe aqui as definições e as explicações da linguagem do andebol.
VOLTAR PARA O TOPO