Qual o kimono de judo para cada nível de prática?

Qual o kimono de judo para cada nível de prática?

Que kimono de judo escolher para si ou para o seu filho, em função do vosso nível de prática? Laurent, engenheiro de produtos e 3º dan de judo, explica-lhe o essencial!

Este artigo destina-se a todos aqueles que precisam de comprar um kimono ou judogi (outro termo utilizado pelos praticantes). Quer seja para o seu filho, para um amigo a quem quer oferecer um kimono de judo ou para si, encontrará abaixo informações detalhadas sobre as diferenças entre os kimonos disponíveis no mercado.

Eu sou o Laurent, cinto preto, 3º dan. O meu trabalho consiste em conceber judogi (kimonos de judo) para as nossas lojas DECATHLON, no âmbito da marca Outshock. Os nossos praticantes-alvos são desde as crianças aos adultos e dos principiantes aos experientes.

Escolha o seu kimono de judo ou o do seu filho em função da idade, do nível e da intensidade de prática esperada, bem como da utilização.

Para os judocas, existem kimonos fabricados com um tecido simples, relativamente leve, com cerca de 200 gr/m². Estes tipos de kimono destinam-se exclusivamente às crianças, em especial principiantes. Para os novos praticantes, procurámos um kimono de judo mais leve, o que facilita as deslocações e os movimentos da criança. É certo que os tecidos mais leves são menos resistentes do que aqueles de que falaremos posteriormente, mas são adequados para uma utilização bissemanal, no âmbito de uma prática entre crianças que aprendem os primeiros gestos do judoca. Em França, estes kimonos de judo para os grandes principiantes são brancos mas, noutros países, não é raro encontrar judogi azuis, até para crianças principiantes.

Qual o kimono de judo para cada nível de prática?

Judogi compostos por 3 tecidos diferentes.

Se o judoca for uma criança competidora com um pouco de experiência ou um adulto, mesmo principiante, deverá escolher de preferência um judogi composto por 3 tecidos diferentes. A parte superior do casaco é fabricada em tecido sashiko, mais pesado e mais resistente, pois será a zona mais solicitada em treino ou em competição. A parte inferior do casaco é tecida em forma de diamante. O losango-sashiko é mais leve pois é menos solicitado. Por fim, o terceiro componente é um tecido mais comum, que também é o componente principal das calças e do exterior da gola.

 

Para perceber as diferenças e comparar os kimonos de judo, o judoca deve ter em conta, em primeiro lugar, a gramagem do tecido sashiko indicada pelo fabricante.

 

Para um adulto principiante que pratique duas vezes por semana, é suficiente uma gramagem de 350gr/m² a 500gr/m², resistente às tensões impostas pelas pegas de judo nos primeiros meses de aprendizagem. Há que privilegiar o conforto de um judogi mais macio e mais leve, que permita ao judoca habituar-se ao uso do seu kimono.

 

Obviamente, à medida que os treinos se intensificam, nomeadamente com randori (combates de treino) mais longos e mais intensos, a resistência do equipamento passará a ser mais importante. Esta resistência é proporcional à gramagem, que passará a ser de 500gr/m² a 750gr/m².

Qual o kimono de judo para cada nível de prática?

O caso da competição é um caso à parte e depende dos objetivos do judoca. Na maioria das competições organizadas por clubes, comités ou mesmo pela federação de judo, são aceites todos os judogi que cumpram os requisitos de corte, nomeadamente quanto ao comprimento da manga, cuja extremidade se deve situar a cerca de 5 cm do punho, deixando entre 10 e 15 cm de espaço em relação ao braço. O mesmo se passa com a base das calças, que se situa a cerca de 5 cm do maléolo e deixa entre 10 e 15 cm de espaço em relação à perna. (pormenor na imagem abaixo).

Qual o kimono de judo para cada nível de prática?

As gramagens mais pesadas.

Para um melhor desempenho, o competidor deverá privilegiar os judogi de gramagens mais pesadas, entre 750gr/m² e 1000 gr/m², para a parte em sashiko, o que dificultará as pegas, designadas kumi kata, por parte do adversário. Por vezes, os competidores usam este tipo de judogi também nos treinos. Na maioria das competições, os dois adversários distinguem-se pela cor do cinto. Normalmente, o primeiro a ser chamado usa um cinto de judo vermelho, para além do seu cinto preto ou de cor.

 

Em certas competições internacionais regidas pela Federação de Judo internacional (IJF) ou europeia (EJU) existe a obrigação regulamentar de usar um judogi homologado IJF. Independentemente das marcas homologadas, os judogi com marcação IJF têm uma gramagem máxima de 750 gr/m² para a parte em sashiko após lavagem e uma gola idêntica. Com estas regras, a Federação Internacional de Judo visa facilitar as pegas de kumi kata e fomentar um judo ofensivo, garantindo uma equidade desportiva para todos os lutadores. Nestas competições, o judoca deverá ter 2 judogi, um branco, para o caso de ser chamado ao tatami em segundo lugar, e um azul, se for o primeiro a ser chamado. As duas cores permitem que os árbitros e os (tele)espectadores distingam os participantes.

Qual o kimono de judo para cada nível de prática?

Esperando tê-lo ajudado a escolher os seus futuros kimonos de judo, resta-me desejar-lhe que desfrute ao máximo dos seus futuros treinos!
Laurent

Laurent

Engenheiro de produtos, judoca apaixonado.

ESTES CONSELHOS PODERÃO INTERESSAR-LHE:

Conselhos
JUDO
Já decidiu começar a praticar artes marciais! Um novo mundo que se abre perante si e chega o momento de escolher uma disciplina. É nesta fase que, para muitos aspirantes a praticantes de artes marciais, as coisas se complicam. Existem tantos estilos que nem sempre é fácil nos situarmos. Este artigo não pretende dar-lhe uma resposta firme e definitiva sobre uma questão que, acima de tudo, é muito pessoal. Nele poderá encontrar, no entanto, alguns conselhos úteis que lhe permitirão determinar a arte marcial que melhor lhe convém.
Conselhos
bienfaits_karaté_petits_grands
O karaté é um desporto de combate extremamente benéfico para a saúde que pode ser praticado desde muito jovem. As crianças podem começar a frequentar aulas a partir dos 6 anos. Existem, contudo, clubes que propõem aulas de "baby karaté" adaptadas a crianças a partir dos 4 anos.
Conselhos
cc saco de boxe
Diferentes materiais (tecido, sintético, couro), diferentes tamanhos? São muitas as variantes... descubra como escolher o saco de boxe mais adaptado ao seu treino.
VOLTAR PARA O TOPO