PROTEGER-SE DO SOL NUM BARCO

Com a chegada do verão, os passeios de barco são cada vez mais frequentes, é agradável beneficiar do ar marinho, do sol ou do calor veraneio para a vela de cruzeiro ou ligeira. Apesar disso e destas circunstâncias paradisíacas, é preciso ser prudente sobretudo em relação à proteção solar. Através deste artigo, explicaremos quais são os gestos corretos para poder lutar contra os perigos dos raios UV.

número -1

OS PERIGOS DO SOL NUM BARCO

Durante o período do verão, é sempre agradável passear quando está bom tempo, apesar disso, ficar muito tempo exposto ao sol pode ser perigoso para a saúde.

Efetivamente, em primeiro lugar, corre o risco de queimaduras mas também de insolações provocadas por permanecer demasiado tempo exposto aos raios UV. Em segundo lugar, de lesões nos olhos e de um risco prematuro de enrugamento da pele.

Sobretudo, devido ao reflexo do sol, exitem muito mais riscos na água do que em terra. Efetivamente, numa vela ligeira ou num catamarã, estar exposto muito tempo ao sol é perigoso por causa da reverberação na água, ao que acresce o reflexo nas velas e no convés do barco. Apesar do vento e dos salpicos, os perigos são omnipresentes. Face a esta situação, é indispensável estar bem equipado para combater os riscos provocados pelo sol.

número 2

PROTEGER-SE DO SOL NUM BARCO: O EQUIPAMENTO ADEQUADO

Para se proteger ao máximo do sol, apresentamos-lhe uma lista de material de navegação para proteger-se dos perigos dos raios UV e navegar serenamente:   - Quanto ao vestuário, é muito importante escolher um equipamento comprido e leve com a função de o proteger dos raios UV e usufruir de todas as boas sensações durante a prática no mar. Para a parte inferior do corpo, privilegie os calções ou umas calças anti-UV, para os membros superiores uma t-shirt ou um polo serão adequados porque podem ser usados dentro de água ou em terra.  

- A cabeça é uma zona sensível que deve ser coberta com um chapéu de abas largas como, por exemplo, um panamá ou um boné com pala. Devem possuir formas de serem atados para não voar com o vento.  

- Para preservar os seus olhos, pense em usar óculos com lentes polarizadas que lhe permitirão filtrar os raios UV. Nestas condições, é importante escolher óculos com índice de proteção 3 ou 4 em função da intensidade solar.  

- Para as partes do corpo que não estão protegidas, é necessário recorrer ao protetor solar waterproof em caso de queda na água. Deve ser escolhido em função da intensidade solar e aplicado de duas em duas horas.

número 3

AS DICAS COMPLEMENTARES DA PROTEÇÃO SOLAR

Em relação à escolha do equipamento, podemos avançar com alguns conselhos durante as suas excursões no mar:

 

- Não se expor ao sol de golpe, é necessário habituar a pele progressivamente aos raios UV

 

- Evitar ir para o mar entre as 12h e as 14h, momento do dia em que os raios são mais intensos

 

- Beber água de forma regular para evitar riscos de desidratação

 

- Apesar do mau tempo, os raios de sol estão sempre presentes, deve proteger-se mesmo se o sol não aparecer.

Quando estiver no barco, deve estar o mais relaxado possível, pense noutra coisa, sobretudo não pense em más recordações relacionadas com experiências recentes que se poderiam vir a repetir por força de pensar nelas.

 

Ana Serôdio

Desportista Conselheira de desportos de vela

Para maior conforto dos seus pés, pense no calçado concebido para a prática da vela ligeira. É reforçado no peito do pé para limitar o desgaste das correias de rappel, com uma sola aderente.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS CONSELHOS DE VELA

Conselhos
Quando se pratica vela, o importante é de poder proteger o seu corpo da intempéries durante toda a estação. Por assim dizer, a escolha do seu equipamento é determinante! Descubra todos os nossos conselhos que o ajudam o calçado para vela de cruzeiro.
Conselhos
Hidratação vela
Já ouviu com certeza esta frase e é a doutrina de todo o desportista, qualquer que seja o seu nível: “tem de beber água antes de ter sede e comer antes de ter fome” ! Pensa que está protegido da desidratação quando pratica desportos de água? Engane-se, o vento, a água salgada, o sol e o esforço fazem-no perder imensa água. Então não espere mais para beber um pequeno golo (de água), o seu corpo irá agradecer-lhe, vou explicar-lhe porquê.
Conselhos
Mulher praticando vela
O Homem fez-se ao mar para explorar o mundo, contando com a ajuda do vento. Independentemente do destino, a viagem em si valia a pena. Não espere mais e lance-se para aproveitar este espaço de diversão de 360.700.000 km2!
VOLTAR PARA O TOPO