Princípios e regras básicas a saber antes de se iniciar ao Badminton

logotipo

PRINCÍPIOS E REGRAS BÁSICAS A SABER ANTES DE SE INICIAR AO BADMINTON

É importante que conheça as regras do badminton se deseja praticar de forma séria. Apresentamos-lhe detalhadamente os princípios e as regras básicas a respeitar.

É realmente um(a) apaixonado(a) de badminton? Pensa que este desporto foi feito para si? Todas as pessoas aptas podem praticar um desporto, não há nada mais simples. Mas o que conta realmente é o seu nível e os conhecimentos adquiridos. Se se sente capaz de evoluir no badminton, está no local certo. Para alimentar os seus conhecimentos, disponibilizamos para si uma lista de regras de badminton a seguir. Para se iniciar corretamente e progredir de forma eficaz, deve aprender um certo número de regras e princípios básicos. É necessário saber onde e como bater, tal como conhecer os tipos de pancadas e as regras elementares do desporto. Nada disso é magia ou depende do acaso. Quanto mais jogar assiduamente, mais à vontade se irá sentir.

Princípios e regras básicas do badminton

regras do badminton

1. Jogar a dois ou a quatro:

O badminton joga-se em individual ou em pares. Numa troca individual, dois jogadores enfrentam-se. Pode também fazer uma equipa com um(a) parceiro(a) para disputar um jogo a quatro em pares ou em pares misto.

   

Regras do badminton

2. Esquerda ou direita

Não pode escolher você próprio o seu lado. Esta regra elementar do badminton aplica-se em cada troca. No início do jogo, a pontuação do servidor é par, portanto posiciona-se na parte direita da zona do serviço. Se a pontuação do servidor é impar, este deve servir à esquerda.(Siga corretamente esta regra! As pontuações pares e ímpares são muito importantes!)

regras e princípios do badminton

3. Conhecer o material

O badminton joga-se com um volante e uma raquete. O volante é composto por 16 penas e uma base de cortiça. Os jogadores devem sempre bater o volante ao nível da base e não das penas.

 

Regras do badminton

4. O sorteio antes de começar

No início de cada jogo de badminton deve efetuar um sorteio que se denomina "o toss". Coloca um volante na faixa da rede e deixa-o cair. Quando o volante parar, a orientação da base designa o jogador ou o par que escolherá primeiro :

- se prefere servir ou receber  

- qual o campo que prefere.

De seguida o jogador ou o par que ganharam a troca servem para o ponto seguinte.

Quando joga com amigos não é necessário disputarem para decidir quem serve primeiro. Jogue simplesmente segundo as regras do badminton!

Regras do badminton

5. O serviço

O serviço designa a primeira pancada do volante no início de cada troca. Um serviço executa-se de baixo para cima com um movimento "de colher". A regra principal é de bater o volante a uma altura abaixo da cintura. A primeira etapa para dominar o serviço é compreender as regras e as zonas. Em singulares, as zonas de serviço situam-se entre a primeira linha de serviço até à última linha do court de badminton. Em pares, as zonas de serviço são ligeiramente diferentes. O corredor lateral conta mais que o corredor do fundo do court.

Dois pontos a reter: 

- O servidor deve manter-se no interior de uma zona do serviço.
- O servidor deve apontar para a zona de serviço adversária diagonalmente oposta.

Regras do badminton

6. A "armadilha" da rede

A rede faz parte do jogo.

Por exemplo, se executar um smash e o volante toca na faixa da rede mas aterra do lado contrário sem que o seu adversário o consiga devolver, você marca um ponto.

Pelo contrário, se o volante retrocede para o seu lado do campo, perde então a troca .

Ponto a saber: Se o volante permanecer preso na faixa da rede ou do outro lado da rede, será "let" e deve voltar a jogar o ponto. Se o volante permanecer preso do seu lado, perde o ponto. 

Regras do badminton

7. Discipline as suas mãos e pés

No serviço, os seus pés nunca devem tocar a linha de serviço nem a linha central.

A raquete é o prolongamento do seu braço mas o volante não deve tocar nenhuma parte do seu corpo, caso contrário será uma falta.

Regras do badminton

8. "Foi falta!"

Segundo uma das regras básicas do badminton, se o volante toca no piso fora dos limites do campo ou se bater duas vezes de seguida, é considerado como uma falta .

Um jogador que tenha cometido falta não tem direito a uma nova tentativa nem a uma segunda oportunidade. "No badminton, quer seja a perder ou a ganhar, não damos segundas oportunidades!"

Regras do badminton

9. Ter uma atitude respeitadora

Durante um jogo, nunca deve provocar ou distrair o adversário para o desconcentrar. Tentar atrapalhar o adversário de alguma maneira é falta de fairplay.

Todos os desportistas devem comportar-se de forma adequada e serem respeitadores.

Regras do badminton

10. Ter um avanço

O seu objetivo durante um jogo é marcar 21 pontos antes do seu adversário com 2 pontos de diferença, no mínimo até 29-29. De seguida, o primeiro que alcançar os 30 pontos ganha o set. Deve ganhar dois sets para vencer a partida.   

O badminton é fácil mas não é por isso que é menos divertido e dinâmico. Trata-se de um desporto ativo e saudável, que todos podem experimentar. A sua prática é flexível: pode jogar em família ou com amigos para manter a forma.

O badminton é fácil de aprender mas se gosta do desafio e da competição, deve conhecer a fundo as regras a seguir em campo e a sua prática será ainda mais emocionante

 

GOSTARÁ CERTAMENTE TAMBÉM

Conselhos
badminton-léxico
O badminton é um desporto técnico. Encontre no nosso léxico o vocabulário usado pelos praticantes bem como a respetiva definição
Conselhos
benefícios badminton
A prática de stand up paddle combina vários benefícios para o corpo e a mente, seja qual for o seu nível ou a intensidade da sua prática [...]
VOLTAR PARA O TOPO