PRATICAR STAND UP PADDLE NO INVERNO

Estes são os conselhos da nossa equipa para continuar a praticar stand up paddle durante os meses de tempo frio.

Para estar bem equipado(a) para a prática de stand up paddle com tempo frio, a nossa equipa propõe:

fato-de-surf-stand-up-paddle
número 1

O FATO

Para a prática de stand up paddle com tempo frio, a nossa equipa recomenda a utilização de um fato de neoprene.

O fato de neoprene permite ao praticante manter-se quente mesmo quando está molhado. Este equipamento é essencial, sobretudo para principiantes e para o SUP surf.

 

A escolha de um fato de neoprene deve ter em consideração a temperatura da água e da frequência que cai enquanto pratica. Se estiver mais vezes estiver em contacto com a água, será necessário um fato mais quente. Desta forma um fato mais espesso será mais quente.

Os fatos de neoprene da Decathlon são desenvolvidos com as seguintes medidas:

» 4/3 (4mm de espessura no tronco e pernas, 3mm de espessura nos braços)

» 3/2 (3mm de espessura no tronco e pernas, 2mm de espessura nos braços)

» 2/2 (2mm de espessura em todo o fato)

 

A quem recomendar o fato de neoprene?

A nossa equipa propõe o fato de neoprene para os principiantes que ainda estão numa fase de evolução do equilibrio e caem à água com alguma frequência.

Os praticantes de SUP que exploram as ondas (SUP surf) devem também procurar usar um fato de neoprene.

stand-up-paddle-poncho-inverno
número 2

O PONCHO

O poncho foi concebido e testado pelas nossas equipas em Hendaye (França). No centro mundial de conceção da Olaian, situado nas margens do rio Bidasoa, a nossa equipa procura conceber produtos em contacto com os utilizadores e com o meio aquático.

Desta forma, durante os meses de inverno, recomendamos o uso de um poncho. Este equipamento é essencial para que possa retirar a roupa e vestir o fato, confortavelmente e com privacidade.
Para os praticantes que ainda estão numa fase de evolução, as quedas à água são inevitáveis. Por isso o poncho tem também um papel de secagem, com um toque agradável graças à sua construção em algodão.

Na nossa gama de ponchos encontrará modelos para adulto e criança.
Durante a prática de stand up paddle no inverno, as extremidades (mãos, pés, orelhas, nariz) ficam mais expostas ao frio e o arrefecimento gera desconforto. A nossa equipa aconselha que dê preferência a modelos com capuz e bolsos de forma a recuperar o calor nessas extremidades.

stand-up-paddle-roupa-inverno
número 2

GUARDAR A PRANCHA DE PADDLE

A nossa equipa aconselha a acondicionar as pranchas de stand up paddle protegidas da luz solar direta e de grandes variações de temperatura.

As pranchas de stand up paddle podem ser guardadas na vertical e na horizontal sendo que o critério é o espaço que tem ao dispôr.
Entre as sessões de stand up paddle, aconselhamos que retire a quilha para guardar a prancha. Com esta pequena nota, evita partir a quilha em momentos mais distraídos.

Para manter o bom estado do equipamento quando é guardado, é importante que a prancha seja acondicionada após passagem por água doce e esteja seca.

 

PRANCHAS DE STAND UP PADDLE RÍGIDAS
No caso das pranchas de paddle rígidas, por norma, estas têm um pequeno parafuso na parte superior (deck) que, quando desapertado, permite igualar a temperatura/ pressão do interior da prancha com o exterior. Esta astúcia, evita que os componentes da prancha estejam com constante dilatação e contração levando ao prolongamento do tempo de uso do equipamento.
Não esquecer de fechar o parafuso quando for para a água.

 

PRANCHAS DE STAND UP PADDLE INSUFLÁVEIS
As pranchas de paddle insufláveis, durante o inverno podem ser acondicionadas insufladas ou vazias.
Este tipo de pranchas tem a vantagem de serem compactas e serem transportadas numa mochila/ saco e como tal podem ser guardadas dobradas. Portanto, o seu acondicionamento no inverno é fácil e de dimensões reduzidas. Certifique-se apenas que segue os conselhos do inicio.
Por outro lado, se prefere manter a prancha insuflada mesmo durante o inverno, poderá fazê-lo desde que reduza a pressão de enchimento da prancha (cerca de 10PSI é o ideal).

número 2

ACESSÓRIOS INDISPENSÁVEIS

Para as suas sessões de stand up paddle, os acessórios aconselhados pela nossa equipa visam melhorar a sua experiência.

BOLSA ESTANQUE PARA TELEMÓVEL
Embora de pequenas dimensões, a bolsa estanque para o telefone é de grande utilidade. Permite manter o smartphone seco e pode ser utilizado sem ter que o retirar da bolsa! Para uma segurança superior, esta bolsa foi testada de acordo com a norma IPX7 (até 1 metro durante 30 minutos).
Graças à bolsa estanque poderá manter-se contactável e fazer registos fotográficos. A bolsa estanque não é flutuante, por essa razão aconselhamos que a mantenha presa a um equipamento flutuante.

BOTINS NEOPRENE
O equipamento de neoprene tem a vantagem de manter a temperatura mesmo estando molhado. Neste enquadramento os botins de neoprene permitem ao praticante manter os pés quentes enquanto asseguram a proteção do contato direto com o solo/ prancha. De uma forma geral têm reforços na ponta do pé e do calcanhar, são flexíveis e a sola é anti derrapante.
Aconselhamos a utilização de botins em dias frios, com vento ou quando o seu percurso de stand up paddle prevê várias aproximações à margem (ex: travessia de um desnível de rio).

SACO IMPERMEÁVEL
A impermeabilidade destes sacos permite que sejam expostos a salpicos de água sem que o seu tecido absorva a água. Não devem ser submersos ou expostos à ondulação.
Os sacos impermeáveis têm uma dupla utilização: manter o equipamento no interior seco ou evitar que o conteúdo dentro do saco passe para o exterior. Esta dualidade de utilização pode ser explorada desta forma: durante as suas sessões poderá levar em cima da prancha o saco para ter sempre à mão alguma nutrição ou hidratação sempre seca; porém, no final da sessão poderá ter o fato molhado e necessita de transportar o fato sem molhar outros equipamentos, sendo que o saco impermeável não irá permitir que a água do fato passe para o exterior.

stand-up-paddle-roupa-inverno
sapatos-stand-up-paddle
saco-impermeavel-itiwit-stand-up-paddle

NOTAS DA NOSSA EQUIPA

Verifique as condições atmosféricas antes de cada sessão de stand up paddle. O vento e a corrente podem dificultar a prática.

Aproveite para fazer Eco-Passeios, recolhendo os detritos que vai encontrando no seu percurso.

Nos dias de sol, utilize chapéu/ boné e protetor solar para se proteger dos raios solares.

HUGO FERREIRA SUP

HUGO

FORMADOR STAND UP PADDLE

O stand up paddle permite explorar os diferentes pontos de vista que a água nos pode proporcionar. Como formador e praticante, tenho a oportunidade de partilhar momentos fantásticos com outros entusiastas.
A Itiwit permitiu-me descobrir os desportos de pagaia por ser acessível, compacta e por escutar os seus utilizadores.

Até breve, num plano de água próximo!

OUTROS CONSELHOS DE STAND UP PADDLE

Conselhos
stand-up-paddle-escolher-a-sua-prancha
Em matéria de stand up paddle (SUP), a oferta é muito variada. Nem sempre é fácil de escolher numa primeira compra. Faça todas as perguntas que achar necessário para efetuar a escolha correta.
Conselhos
stand-up-paddle-como-iniciar-se
Tem vontade de ir para a água e de subir para uma prancha de stand up paddle (SUP) para descobrir a terra vista a partir da água? Siga os nossos conselhos e verá que é relativamente fácil e que o prazer é imediato.
VOLTAR PARA O TOPO