POSSO INICIAR-ME NO SURF COM UMA SHORTBOARD?

Sol, calor e ondas: o cocktail ideal para se iniciar na prática de surf. Pensa utilizar a shortboard de um amigo, ou aquela que está no fundo da garagem há meses. Descubra o nosso conselho para escolher uma boa prancha de surf para se iniciar.

A shortboard, prancha preferida dos surfistas,é como o seu nome indicada, uma prancha curta, estreita e fina. Ela permite gerar velocidade, curvas apertadas e manobras radicais. Em contrapartida, está indicada para os surfistas avançados. Siga o nosso conselho para escolher a melhor prancha e progredir rapidamente.

aprendizagem shortboard olaian
number_1

SHORTBOARD : A PRANCHA MAIS POPULAR

Podemos encontrá-la na praia, o nariz na areia, debaixo do braço dos surfistas, novas alinhadas na loja, ou de segunda mão na internet ou durante o Trocathlon.

As shortboards estão em todo o lado! Com uma oferta tão grande no mercado de segunda mão, os preços não são naturalmente muito elevados.

Aconselhando-se, já deve ter lido que o ideal é ter várias pranchas para se adaptar às condições das ondas e à sua progressão.

No entanto o seu orçamento não lhe permite comprar várias pranchas. E parece-lhe uma boa oportunidade para comprar A prancha para se iniciar no surf e que o acompanhará na sua progressão. 

number_2

ESCOLHER UMA SHORTBOARD PARA SE INICIAR?

Para evitar viver esta [má] experiência, é importante não saltar etapas. Como no ski, não se aconselha os principiantes a começar pelas pistas pretas, mas sim pelas verdes e azuis em primeiro lugar. Para o surf é idêntico.

Pelo fato do seu volume reduzido, a shortboard "afunda" mais facilmente que uma espuma em espuma. Ela exige mais força e técnica para fazer o take off e surfar a onda.

Escolher uma prancha de surf shortboard para se iniciar pode levar a um aumento do tempo de progressão. Vai remar muito, provavelmente falhar um grande número de take off e logo de ondas. No final pode achar que o surf é muito duro, muito perigoso....e ficar desentusiasmado com este desporto. O que realmente é pena (sobretudo se for por causa da má escolha de prancha).

Apesar das quedas e mesmo se a sua motivação mantêm-se inalterada, pode correr o risco de se magoar e de magoar outros surfistas. 

Ainda com vontade de começar o surf com uma shortboard ?

tribord fullsuit
O QUE EU PENSO FAZER
tribord fullsuit surf
O QUE EU REALMENTE FAÇO
number_3

PRANCHA DE SURF EM ESPUMA: O ALIADO DOS PRINCIPIANTES

Ao longo deste artigo, percebeu bem, iniciar-se no surf com uma shortboard não é uma boa ideia para desfrutar rapidamente dos prazeres do deslize.

Para otimizar a sua aprendizagem no surf, é indispensável escolher uma prancha adaptada. Principais critérios para a escolha de uma prancha de surf sendo: 

O SEU NÍVEL
A SUA MORFOLOGIA
O TIPO DE ONDAS SURFADAS

Para se iniciar, vai precisar de uma prancha volumosa, que o ajudará durante a remada para deslizar e apanhar a onda. Uma vez lançado, este volume importante permite-lhe pôr-se de pé (take off) mais facilmente, sempre mantendo um bom equilíbrio. O tamanho da prancha de surf depende então da estatura do surfista. Quanto maior e mais musculado for, maior será o surf. A escolha do tipo de ondas é igualmente importante para progredir rapidamente. Privilegie os spots com espumas (espuma de fim de onda), assim como as pequenas ondas moles, para começar calmamente. As ondas cavadas estão reservadas para os surfistas avançados em shortboard. Pelo contrário as quedas são mais dolorosas e impressionantes.   A prancha em espuma foi especialmente concebida e adaptada para estas condições. Pode ser utilizada por toda a família graças à sua conceção robusta (muito mais que uma shortboard), e a sua ponte em espuma que evita magoar-se em caso de queda. Contrariamente às ideias preconcebidas, a prancha em espuma não é exclusiva nos praticantes principiantes. Ela pode acompanhá-lo durante todo o tempo da sua progressão, desde os primeiros take off até à aprendizagem de manobras em condições mais sustentadas. É igualmente uma excelente prancha de surf, para os surfistas avançados que desejam brincar em ondas mais moles durante o verão, o shorebreak... Iniciar-se no surf SIM, mas NÃO com uma SHORTBOARD 

VOLTAR PARA O TOPO