LEVAR AS CRIANÇAS A PRATICAR DESPORTO: PARA QUÊ?

Não há dúvida de que o desporto, comporta vários aspetos positivos. Desenvolver a concentração, aumentar a resistência ou incentivar a socialização... Isto é garantido. Mas o desporto tem muito mais para oferecer...

por que as crianças devem praticar desporto
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O DESPORTO MELHORA O RENDIMENTO ESCOLAR

Ao exteriorizar a energia, ao permitir-se momentos de descontração ou simplesmente de libertação, os tempos de aprendizagem da criança revelam-se mais produtivos. A criança fica mais concentrada quando é necessário. Além disso, ao aumentar a oxigenação cerebral, a memória desenvolve-se e as lições ficam mais fáceis de reter.

número-2

O DESPORTO PERMITE COMBATER A FADIGA E A ANSIEDADE

Ao melhorar a qualidade do sono, a criança desenvolve-se de forma positiva, sentindo-se serena” explica Adrien Lelong, osteopata do Centro de Osteopatia e Postura do Desporto em Lille. Ao segregar endorfina, a hormona associada ao prazer, o cérebro envia sinais positivos ao corpo.” Um bom meio de crescer rodeado de boas ondas!

como levar uma criança a praticar desporto

Gostaria que o seu pequeno fizesse desporto, mas não tem a certeza da modalidade desportiva em função da idade? Não saia daí ,tempos alguns conselhos para si...

número -3

O DESPORTO REFORÇA O SISTEMA IMUNITÁRIO

Maior libertação de glóbulos brancos (que ajudam a lutar contra micróbios e outras bactérias), eliminação do stress, causador do enfraquecimento do corpo e maiores necessidades nutricionais: o desporto, além de fortalecer os ossos e as articulações, pode permitir a eliminação de pequenas constipações no inverno... e é fácil de fazer!

benefícios do desporto para as crianças
número -4

O DESPORTO PERMITE COMBATER AS DORES NAS COSTAS

Ao reforçar os músculos dorsais, a atividade física permitirá combater a dor nas costas provocada por mochilas demasiado pesadas, as horas passadas numa má postura em frente a um tablet…” conclui Adrien Lelong, osteopata do COPS.

Mais atividade física = um corpo melhor preparado para as atividades do dia-a-dia.
Por último, entre o sentimento de pertença a um grupo com um objetivo comum e melhor autoconhecimento, o desporto contribui para uma boa autoestima.

 

São várias vantagens, mas não devem negligenciar algumas regras básicas: se não houver contra-indicações à prática de desporto, o essencial é escutar a criança. A criança deve poder exprimir a dor aos pais, professores, colegas… Falar pode, por vezes, ser suficiente para libertar as tensões.

A falta de apetite, fadiga crónica ou resultados escolares negativos podem colocar questões relativamente à adaptabilidade do treino, se a criança encontrou o seu lugar na equipa.

Escute o/a praticante recente de desporto, encoraje-o/a e tudo irá correr bem!

 

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Conselhos
Bodyboard Olaian com criança
É claro que está impaciente para ultrapassar a line-up e surfar as ondas com o seu filho! Faça-o progressivamente, com descobertas e brincadeiras, para que o seu filho aprenda a controlar o próprio corpo e a desfrutar das suas sensações em pleno respeito pela natureza.
Conselhos
A-criança-e-a-natação
O seu filho aborda o elemento aquático com entusiasmo? Se calhar está na altura de aprender a nadar!
desporto em família

Praticar desporto em família, a dois, em grupo... importa reconhecer que são frequentemente bons momentos. Frequentemente. Porque, por vezes, interrogamo-nos como podemos levar a criança a praticar uma atividade desportiva. Como ela pode subir para uma bicicleta e rolar sem se magoar. Como tornar potenciais bons momentos em boas memórias. Nós dizemos-lhe tudo (ou quase)!

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