DESCUBRA O BTT        

Procura uma atividade que lhe dê prazer e lhe permita manter-se saudável? Descubra o BTT! Pedale na natureza por trilhos e caminhos fora de estrada de asfalto. Equipe-se com capacete, luvas, óculos e calções com carneira. Passeie, divirta-se e supere-se!

Tem vontade de pedalar tanto em dias de sol como em dias de chuva? Em trilhos com terreno seco ou com lama? O BTT é a solução ideal! Mas antes de iniciar esta modalidade, talvez queira saber um pouco mais sobre a sua origem, se existem regras básicas a respeitar, quais são os efeitos positivos ou se é necessário ter alguma equipamento específico... A DECATHLON está aqui para lhe dar todas as respostas às suas dúvidas ou perguntas.      

número 1

  O QUE É O BTT?  

Qual é a origem do BTT? As primeiras bicicletas de BTT concebidas para pedalar em terrenos acidentados surgiram em meados da década de 1970 na Califórnia, Estados Unidos. Se não sabia, BTT significa bicicleta de todo-o-terreno.   A bicicleta é uma prática muito difundida em todo o mundo, mas alguns países são dignos de registo exemplar. Os Países Baixos e a Dinamarca vão alternando entre si o topo da lista de países com mais utilizadores de bicicleta.

Opinião: "Existe a ideia generalizada de que a bicicleta é uma prática que exige demasiado esforço físico. O BTT é, naturalmente, mais divertido e permite ir mais além na descoberta, mas exige também mais esforço e energia que a bicicleta de estrada ou a bicicleta de trekking!  No entanto, pedalar no dia no dia, mesmo em BTT, dá-nos um prazer indescritível!   No BTT em particular, encontrará sempre uma atividade à sua medida. Dos passeios em família aos passeios desportivos, passando pela prática mais intensiva de Cross Country ou All Mountain, existem práticas para todos os gostos."

número

EXISTEM REGRAS A RESPEITAR?

Não gosta de regras? Ainda bem! Ao contrário dos desportos coletivos, como o basquetebol, o BTT de lazer não está sujeito ao cumprimento de qualquer regra (com exceção do código da estrada, quando pedalar na via pública, naturalmente).

 

Mas!

Pergunta 1: Se estiver a pedalar num caminho e outro ciclista mais rápido quiser passar à frente, o que deve fazer?

Resposta A: Encosta ligeiramente à direita para o deixar passar e cumprimenta-o (facultativo).

Resposta B: Impede a sua passagem e atira-lhe um pau na roda traseira assim que ele conseguir ultrapassá-lo após alguma dificuldade.

 

Pergunta 2: Encontra outro ciclista em dificuldade...

Resposta A: Vai ter com ele para lhe prestar ajuda.

Resposta B: Ignora-o e segue o seu caminho como se nada fosse.

 

Escolheu a resposta A nas duas perguntas? Significa que possui os princípios básicos do ciclismo.

 

As regras estritas surgirão quando entrar no mundo da competição.

Enquanto não chegar a esse nível, aproveite! Não é por acaso que BTT é sinónimo de liberdade.

 

 

 

 

número

BTT: QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Como todas as atividades desportivas, a prática BTT proporciona inúmeros benefícios.

 

Quando pedalar em plano ou subir uma encosta, o seu corpo mobilizará uma grande quantidade de energia. Efeito positivo: o coração é solicitado e reforçado, tal como os restantes músculos do seu corpo, que agradecerão esse esforço no futuro.

 

A prática de BTT é uma excelente forma de eliminar toxinas e gorduras por via da transpiração. Não precisa de pedalar ao máximo, uma prática regular e contínua é largamente suficiente.

 

O BTT permite também arejar o espírito, distanciar-se das pequenas chatices do dia a dia.

 

Em suma, praticar regularmente BTT contribui para manter a sua saúde física e o seu bem-estar.

 

number4

O BTT É UMA MODALIDADE INDICADA PARA SI?

VTTRANDO

O BTT é um desporto universal que comporta poucos inconvenientes e que pode ser praticado em qualquer idade.   Como todos os desportos, antes de se iniciar, consulte o seu médico e peça-lhe a opinião.  

número -5

O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA PRATICAR BTT

Obviamente, para praticar BTT nas melhores condições, precisamos de uma bicicleta BTT com algumas características: Rodas de parede dupla, pneu com tacos, suspensão e mudanças. Apesar de não ser obrigatório, o capacete é recomendado seja qual for a sua idade. Protege a cabeça e evita danos em caso de queda. O uso de luvas também o protege em caso de queda. As luvas oferecem ainda uma melhor aderência no guiador e protegem as mãos do frio. Pense nisso! Um último conselho: Não se esqueça de hidratar-se (utilize uma mochila de água ou um bidon)! 

A palavra final

O BTT é uma atividade com muitos benefícios e muito poucas limitações, não hesite por isso em aderir e divertir-se! Não hesite a enviar-nos as suas dúvidas ou sugestões através dos comentários, as nossas equipas de entusiastas de BTT saberão responder.

 

Mário Gomes

Redator dos nossos conselhos desportivos BTT - Team DECATHLON.  

"Fervoroso praticante de BTT, que gosta de ultrapassar os seus limites, de novas descobertas e de sensações fortes."  

ESTES CONSELHOS PODERÃO INTERESSAR-LHE 

VOLTAR PARA O TOPO