apto

PARA QUE SERVE UM FATO DE NEOPRENE NUMA PROVA DE TRIATLO?

Independentemente de ser um principiante nas provas de triplo esforço ou de ser um especialista da disciplina, a escolha do material é um dos seus maiores dilemas. Tal como os fatos de triatlo, o fato em neoprene é um elemento indispensável no guarda-fato de um triatleta.

Mas antes de enveredar pela compra de um fato, conhece as suas reais funções?

AS VANTAGENS DE USAR UM FATO EM NEOPRENE NAS PROVAS DE TRIATLO

- A principal função de um fato em neoprene consiste em manter o seu corpo a uma temperatura adequada, de forma a que o seu corpo não seja obrigado a gastar tanta energia.

No âmbito desta informação, deverá conhecer os seus locais de prática e as temperaturas que terá de enfrentar durante os treinos e as competições. Quanto mais baixas forem as temperaturas, mais grosso deverá ser o fato.

- A segunda vantagem do fato de neoprene é a melhoria da sua flutuabilidade.

Quando somos principiantes, as partidas em massa numa prova de triatlo podem ser destabilizadoras. O uso de um fato permitir-lhe-á ganhar confiança, mas também reduzir o nível de esforço. Quanto mais grosso for o fato, mais flutuabilidade terá na água.

Sendo um desporto extremamente técnico, a fadiga poderá surgir inesperadamente se os seus gestos não forem os mais adequados. Se não tiver muita experiência em natação, opte portanto por um fato grosso (4 mm), de forma a limitar a fadiga na primeira prova. É possível que a linha de partida esteja localizada já numa zona em que não tenha pé. Neste caso, o fato permitir-lhe-á reduzir o gasto de energia para se manter no lugar. Nas provas de esforço triplo, cada caloria conta!

- A última vantagem do fato de neoprene prende-se com a sua hidrodinâmica.

Com efeito, os painéis de neoprene utilizados para a elaboração do fato permitem reduzir consideravelmente o atrito e, consequentemente, a fadiga. Saiba que nas provas de triatlo de longas distâncias (3,8 km de natação), o ganho de tempo proporcionado pelo fato pode ascender aos 15 minutos! Interessante, não?

swim

PORQUÊ ESCOLHER UM FATO DE NEOPRENE ESPECÍFICO PARA TRIATLO

Se se aventurar pelo triplo esforço, a compra de um fato em neoprene será um dos seus primeiros grandes investimentos. Com efeito, quando a água se encontra a menos de 24 graus, o fato é autorizado, e até mesmo vivamente recomendado.

No entanto, depressa se dará conta de que existem vários tipos de fatos que se assemelham aos que se utilizam nas provas de triatlo.

Desaconselho vivamente os fatos de surf ou de mergulho que tenham como principal objetivo mantê-lo quente. Estes fatos, devido à sua conceção, não são concebidos para facilitar o deslize nem proporcionar liberdade de movimentos durante a natação. O neoprene utilizado é grosseiro, quente e muitas vezes reforçado para manter a temperatura do corpo durante as longas fases de espera para a prática de surf e para combater o frio nos mergulhos em profundidade.

O fato para águas abertas pode ser adequado, uma vez que é concebido para mantê-lo quente e simultaneamente permitir-lhe deslizar, proporcionando-lhe liberdade de movimentos ao nível dos ombros, facilitando assim os movimentos de crawl ou de nado peito. No entanto, em águas abertas não existe a necessidade de despir rapidamente o fato, como existe na primeira transição.

É por isso que lhe recomendo que opte por um fato de neoprene especificamente concebido para o triatlo. Este proporcionar-lhe-á todas as vantagens necessárias para nadar o mais depressa possível sem ter frio, mas também poupará tempo precioso graças ao formato dos tornozelos e dos pulsos, pensados para facilitar a saída dos membros.

Além do tempo ganho, poupará energia e eliminará um fator de stress inútil pois lembre-se do seguinte: quando tiver de despir o fato, terá realizado apenas um terço da prova ;)

ESCOLHER O FATO DE NEOPRENE

Agora que já conhece os benefícios de um fato de neoprene, perca algum tempo a experimentar vários modelos antes de fazer o seu investimento (e porque não fazer um teste de produto na sua loja Decathlon mais próxima?), o fato deve ficar perfeitamente ajustado à sua morfologia de forma a não dificultar os movimentos de crawl e a sua respiração. Não hesite em enfiar a sua trifunção sob o fato de modo a certificar-se de que o tamanho é o correto.

Uma pequena dica se estiver a dar os primeiros passos no triatlo: pense em aplicar um creme gorduroso do tipo vaselina ou creme antifricção nas extremidades (tornozelos, punhos e pescoço). Evitará assim as irritações devidas à fricção e levará menos tempo a despir o fato na primeira transição.

Lembre-se contudo que os regulamentos relativos à utilização de um fato em neoprene nas provas de triatlo são muito rigorosos: se a água estiver abaixo dos 16 graus, o fato é obrigatório. Em contrapartida, se a água estiver acima dos 24 graus, o fato é proibido. Nas restantes situações, cabe-lhe a si a decisão de vesti-lo ou não.

cha

CHARLES

Desde sempre um fervoroso adepto do desporto, pratiquei durante 15 anos desportos náuticos como a natação e a vela de competição.

Sou vendedor na loja Decathlon de Scionzier, em Haute Savoie.

Atualmente triatleta amador, este desporto permite-me conciliar a minha paixão pelo meio aquático e o meu gosto pelo esforço. Mais à vontade nas longas distâncias, os meus objetivos para a época de 2020 são o Chtriman de Gravelines, o Mont-Blanc Man de Passy e o Ironman 70.3 de Marraquexe.

VOLTAR PARA O TOPO