OS NOSSOS CONSELHOS PARA ESCOLHER O MATERIAL E OS ACESSÓRIOS DE MERGULHO 

Como se equipar na prática de mergulho? Devo comprar tudo no início? O que devo comprar primeiro? Onde devo comprar o meu material? Como escolher o material adaptado à minha prática? Quanto custa o material de mergulho?

Aqui tem alguns exemplos de dúvidas que uma pessoa tem quando se inicia na prática de mergulho com garrafa. Neste artigo, poderá encontrar alguns conselhos para escolher corretamente o seu equipamento, assim como os seus acessórios de mergulho, tendo em conta que não existe uma ideia fixa quando compra material.

mergulho com garrafa barbatanas
number_1

O EQUIPAMENTO DE BASE PARA O MERGULHO COM GARRAFA

OS INDISPENSÁVEIS: BARBATANAS, MÁSCARA E TUBO

Para a maior parte das carteiras, não é possível comprar todo o material de mergulho logo no primeiro ano, pois seria preciso gastar pelo menos 800€ para conseguir ter todo o equipamento necessário.  Para começar, será necessário comprar barbatanas, não esquecendo os botins em neopreno se optar por umas barbatanas reguláveis. As barbatanas são o seu meio de propulsão principal, por isso é importante escolher as barbatanas mais adaptadas às suas deslocações e ao seu nível. As barbatanas com bolsa de pé são um pouco mais flexíveis e permitem aos principiantes aprenderem a deslocar-se mais facilmente. Por outro lado, as barbatanas reguláveis são mais rígidas e mais práticas, pois podem ser usadas com um botim. Isto constitui uma vantagem para quem quiser ir para certos locais de mergulho a pé. A seguir, é preciso comprar uma máscara e um tubo. Poderá igualmente adquirir uma caixa de proteção para a sua máscara e, caso necessário, comprar uma segunda máscara idêntica, que poderá usar para partes sobressalentes. 

mergulho com garrafa máscara fato
number_2

O MATERIAL TÉCNICO

O FATO, O REGULADOR E O COLETE ESTABILIZADOR 

Esta escolha vai depender principalmente do local onde mergulha. De facto, o clube onde mergulha pode fornecer o regulador e o colete. Mas comprar o seu próprio material também tem muitas vantagens. O fato terá o tamanho adaptado, pois escolheu-o em função da sua prática (escolha da espessura, material, etc.). Por uma questão de higiene, será vantajoso comprar o seu próprio regulador. E também saberá em que condições é conservado. A verdade é que, em certos clubes, a manutenção/revisão nem sempre é efetuada por reparadores qualificados, o que pode afetar a segurança do regulador. É preciso ter cuidado com a sua manutenção. Conselho: adquira uma fixação para os tubos flexíveis para evitar de os enrolar. Finalmente, a vantagem de ter o seu próprio colete estabilizador é o facto de que sabe onde estão as purgas, o inflator está adaptado ao seu tamanho e o regulador é mantido por si. Quando fizer as suas compras, não se esqueça do cabide para o fato e para o colete estabilizador. É mais prático e mais resistente para os secar! 

number_3

OS DIFERENTES ACESSÓRIOS DE MERGULHO

DEPOIS, O "PEQUENO" MATERIAL...

Estes vários equipamentos podem ser comprados à medida que vai evoluindo de nível e em função da compra de material:
O computador: obrigatório a partir do nível 2, pois é importante saber a profundidade e o tempo. Poderá comprar uma bolsa para proteger o seu computador, caso não esteja incluída.
- A bússola e a bóia: ferramentas necessárias em nível 2. Poderá comprar uma fixação para bússola, a extremidade e o chumbo da bóia caso não estejam incluídos.
A lanterna simples ou de feixe amplo: pode começar por uma lanterna simples, que permitirá ver melhor nas falhas ou buracos onde certas espécies podem estar escondidas. Mais tarde, poderá comprar uma lanterna de feixe amplo (mais potente), caso queira tirar fotografias ou filmar debaixo da água. Poderá comprar uma fixação para a lanterna para não a perder.
O cinto de mergulho (se optar por este tipo de lastro): geralmente, é comprada no início da prática de mergulho em meio natural.
- A faca (ou line cutter): pode colocá-lo no tornozelo, no braço ou no colete - será sempre uma ferramenta de segurança. Permitir-lhe-á cortar um cabo ou fio, caso fique preso. 
O saco: útil para transportar o seu material. Deve ser impermeável, se possível, para não molhar o seu carro. Recomendamos que adquira mais do que um, como um saco de piscina para transportar as barbatanas, a máscara, o tubo, o fato de banho e uma tolha, eum saco ou uma caixa para transportar o material em ambiente natural. Além disso, aconselhamos a utilização de um saco com rodas, pois o material é pesado e poderá assim evitar problemas de costas. Também pode obter um saco de rede para guardar o seu material num barco.
As luvas: geralmente, são o acessório que normalmente é comprado ao mesmo tempo que o fato ou antes dos primeiros mergulhos em ambiente natural.
A garrafa de mergulho: não é obrigatória, pois quando pratica mergulho numa empresa ou num clube, a garrafa é fornecida quase sempre e sem acréscimo de preço.

mergulho-homem-luvas-boia
mergulho-barco-mulher-garrafa
number_4

UM ÚLTIMO CONSELHO

ESCOLHA O SEU MATERIAL CONSOANTE AS SUAS NECESSIDADES!

Sempre que fizer compras, independentemente do local onde quer comprar o seu material, peça conselhos a várias pessoas (amigos experientes, vendedores, etc.), tenha em atenção o número de vezes que mergulha por ano, veja se existem formas de adaptar as suas compras às suas necessidades, etc. Estas são questões que deve colocar antes de comprar o seu material de mergulho. 
E finalmente, ser mergulhador é uma bênção para quem o rodeia. Não hesite em propôr material de mergulho como prenda de anos ou de natal, poupará tempo aos seus amigos e familiares.

VOLTAR PARA O TOPO