apto

OS DESPORTOS DERIVADOS DO TRIATLO

Se for adepto do triatlo, certamente apreciará a prática de outras disciplinas relacionadas como, por exemplo, o duatlo, o triatlo cross ou o "swimrun".

Descubra neste artigo todos os desportos derivados do triatlo geridos pela Federação Internacional de Triatlo.

- Aquatlo: combina natação, geralmente em piscina, e corrida em diferentes formatos, variando de 500 m de natação e 2,5 km de corrida a 4 km de natação e 20 km de corrida.

- Duatlo: envolve corrida, ciclismo e novamente corrida em vários formatos, desde o formato XS, com 2,5 km de corrida, 10 km de ciclismo e 1,25 km de corrida, ao formato XXL com 20 km - 180 km - 20 km.

- Duatlo cross: segue o mesmo princípio do duatlo, com a diferença de que as provas decorrem em caminhos fora de estrada e com uma bicicleta BTT em vez de uma bicicleta de estrada.

- Triatlo cross: semelhante ao triatlo, combina natação em águas bravas, um percurso de BTT e um segmento de corrida em caminhos do tipo trail.

- Triatlo de inverno: combina corrida, BTT e ski de fundo.

- Aquabike: começa com um segmento de natação em águas abertas, seguido de um percurso de média ou longa distância em bicicleta de estrada.

- Swimrun: uma modalidade recente que nasceu na Suécia e conjuga natação e corrida na natureza, alternando várias vezes sucessivas as duas modalidades.

Pode ainda mencionar-se o bike and run, que costuma ser praticado pelos triatletas para se manterem em forma durante o inverno. Consiste num percurso realizado em equipas de dois elementos com uma única bicicleta. Os dois parceiros trocam de posição, da bicicleta para a corrida, e vice-versa, sempre que quiserem. É divertido, agradável e permite partilhar um momento desportivo em equipa.

Existem várias distâncias que são estabelecidas com base no tempo de corrida:

Distância S: entre 45 minutos e 1h15 de corrida.

Distância M: entre 1h15 e 2 horas de corrida.

Distância L: mais de 2 horas de corrida.

Se quiser variar os prazeres, terá o dilema da escolha. Não hesite mais e comece!

Fonte: FFTRI - dados de 2016

cha

CHARLOTTE

Apaixonada pelo desporto, pratiquei dança durante muito tempo antes de descobrir o triatlo, que se tornou um verdadeiro vício desde a minha primeira corrida! Adepta das distâncias de sprint e olímpica, adoro a variedade que esse desporto oferece, tanto em termos de prática como do ambiente em que me faz evoluir. O triatlo é sempre um grande desafio e alia muita diversão!

VOLTAR PARA O TOPO