OS BENEFÍCIOS DO SQUASH

Desporto físico e tático, o squash é uma fonte inesgotável de benefícios. Desvendamos os poderes de um jogo em que o tempo é muito bem passado.

O stress não domina num campo de squash. Durante um jogo, prevalecem o prazer e os momentos de diversão, associados a umas boas trocas de bola ou a um golpe de mestre efetuado no final. Não é por acaso que o squash é um desporto muito popular em vários países. Melhora o seu estado de espírito, reforça o coração e melhora a sua condição física, combinando intensidade e agilidade.

Eis a perspetiva geral dos benefícios do squash...

squash benefícios
número 1

DIVERTIR-SE

Divertir-se jogando, simplesmente.

O squash joga-se lado a lado na mesma metade do campo que o adversário, ou seja, entre jogos há conversa, risos, provocações, enfim, divertimento. As dimensões reduzidas do court permitem bater a bola facilmente e divertir-se logo desde a primeira jogada. Explore a sua criatividade e o seu lado ardiloso, é assim o Squash!

benefícios do squash
número 2

AUMENTAR AS SUAS CAPACIDADES CARDIO-VASCULARES

Porquê privar-se da possibilidade de melhorar a sua resistência e explosividade?!

O squash é bom para o coração porque estimula a circulação sanguínea e reforça o músculo cardíaco o que diminui os riscos de desenvolver doenças cardio-vasculares. Os tempos de pausa são raros pelo que desenvolve simultaneamente a sua resistência (aeróbica) para manter o ritmo e a sua explosividade (anaeróbica) para responder à intensidade das trocas. Não se surpreenda se constatar o aumento da sua capacidade respiratória.

benefícios do squash
número 3

LIBERTE-SE DO STRESS

Relaxar e melhorar a concentração, assim é o jogo num campo de squash.

Não se fie na sala pequena onde se joga squash, nada há nada a temer, pelo contrário, o court proporciona um espaço para relaxar e esquecer o stress. A concentração necessária em cada rally, as deslocações sucessivas, a precisão das pancadas, a gestão do esforço, a antecipação das jogadas do adversário e tantos outros recursos que temos que usar durante um jogo, ajudam a afastar eficazmente os problemas do quotidiano. É um espaço de libertação onde podemos dar o nosso melhor, libertarmo-nos e encontrar o nosso bem-estar físico e psicológico!

squash benefícios
número 4

REFORÇAR OS MÚSCULOS E A FLEXIBILIDADE

Um corpo integralmente solicitado por um desporto verdadeiramente completo.

O squash fá-lo trabalhar os músculos da parte superior e inferior do corpo. Os músculos mais solicitados são os isquiotibiais, os quadríceps e os glúteos com deslocações à frente, atrás e laterais. Para jogar com potência e controlo, os braços, as costas e os ombros serão, também eles, muito solicitados. Quer pratique em competição ou lazer, o squash desenvolve a sua flexibilidade, a velocidade e a coordenação de movimentos. Desporto completo?

benefícios do squash
número -5

AS CALORIAS DESAPARECEM

A sensação de jogar e emagrecer ao mesmo tempo é espetacular!

Em competição, uma hora de squash representa um gasto energético que pode superar as 900 kcal. Em lazer, são mais de 400 kcal por hora. Certo, também, é que no court transpira-se muito. O gasto de energia associado à prática de squash contribui assim para melhorar a condição física e controlar o peso.

ALGUNS CONSELHOS PARA USUFRUIR EM PLENO DOS BENEFÍCIOS DO SQUASH

Antes de explorar o court, pelo menos 10 a 15 minutos de aquecimento são aconselháveis para evitar lesões (entorses, tendinites, estiramentos). No court, o uso de óculos é obrigatório para crianças e bastante recomendado aos adultos. Apanhar uma bola nos olhos, é uma experiência muito desagradável. Enfim, se quer lidar com a pequena bola de squash e os seus desafios, idealmente consulte o seu médico para se certificar de que não existem contraindicações.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS OUTROS CONSELHOS

VOLTAR PARA O TOPO