O QUE É O PADEL?

Nascido em 1969, o Padel foi criado por Enrique Corcuera, homem de negócios mexicano, que tinha simplesmente decidido proteger o seu court de ténis da vegetação mas também ajudar a sua esposa a jogar ténis sem ter de apanhar as bolas.Um amigo de Enrique achou o conceito surpreendente e lúdico, e decidiu criar um court oficial assim como as regras que ainda hoje se aplicam e acima de tudo, exportou-o até Espanha. Hoje, o Padel reúne mais de 8 milhões de jogadores pelo mundo fora, principalmente nos países hispânicos.

número 1

A história do padel

O nascimento do padel Nascido em 1969, o Padel foi criado por Enrique Corcuera, homem de negócios mexicano, que tinha simplesmente decidido proteger o seu court de ténis da vegetação mas também ajudar a sua esposa a jogar ténis sem ter de apanhar as bolas.Um amigo de Enrique achou o conceito surpreendente e lúdico, e decidiu criar um court oficial assim como as regras que ainda hoje se aplicam e acima de tudo, exportou-o até Espanha.

Hoje, o Padel reúne mais de 8 milhões de jogadores pelo mundo fora, principalmente nos países hispânicos.

O campo de Padel é um terreno com 20 metros de comprimento e 10 metros de largura que inclui 4 quadrados de serviço e uma rede. É um court fechado no fundo por uma parede com 3 metros de altura, ligado a 1 metro de malha metálica suplementar. No comprimento do campo, o terreno está fechado pela continuação da parede de fundo com uma altura de 2 metros e malha metálica com 12 metros de comprimento. Pois sim, o court de padel parece-se de perto ou de longe com uma mistura entre o court de ténis e o court de squash.  

O padel hoje em dia  De facto, em Espanha, o desporto é o segundo desporto nacional depois do futebol ultrapassando o ténis com mais de 2 milhões de praticantes.  Mesma constatação na Argentina, por exemplo, onde o desporto está muito desenvolvido e muito presente.  Em Portugal, o desporto está em plena expansão e surgem inúmeros clubes e courts em todo o território. Contamos mais de 120 em Portugal e já a chegarmos aos 8000 praticantes federados.

número 2

O COURT E AS REGRAS

O campo de padel é um terreno com 20 metros de comprimento e 10 metros de largura que inclui 4 quadrados de serviço e uma rede. É um court fechado no fundo por uma parede com 3 metros de altura, ligado a 1 metro de malha metálica suplementar.

No comprimento do campo, o terreno está fechado pela continuação da parede de fundo com uma altura de 2 metros e malha metálica com 12 metros de comprimento. O court de padel parece-se de perto ou de longe com uma mistura de court de ténis e court de squas. 

Vejamos agora algumas regras do Padel:

O jogo faz-se 2 contra 2 (par);
Existem alguns campos individuais mas não é tão divertido;
O serviço: são autorizadas 2 bolas de serviço e este efetua-se na diagonal, feito por baixo.  Um ressalto autorizado a bola deve ressaltar antes de bater qualquer outra parte do court; 
Uma bola pode ser batida contra uma parede depois do ressalto (apenas contra uma parede e não contra a malha metálica);
A bola pode sair do court depois do ressalto e pode ser recuperada fora do court os pontos contam-se como no ténis (15-30-40-vantagem, set de 6 jogos);
As bolas de padel são parecidas as de ténis mas são ligeiramente maiores e mais lentas;
Tem agora as regras de base para começar no Padel! Cabe-lhe a si equipar-se da melhor forma possível para aproveitar ao máximo este desporto fabuloso!

número 3

O MATERIAL PARA COMEÇAR

Há 3 coisas essenciais para poder começar a jogar:

-Bolas apropriadas (menos ressalto e de preferência de aprendizagem);

-Uma raquete de Padel (que vêm em várias formas e categorias);

-Roupa confortável e respirável (é um desporto que tem muito cardio e muitas vezes jogado ao ar livre);

-Calçado com sola apropriado para evitar lesões e quedas no court;

número 4

COMERÇAR BEM

Está pronto para entrar na arena? Encontrou o parceiro ideal? Então, eis alguns conselhos para começar bem o Padel.  
-Um bom aquecimento é indispensável! Nomeadamente ao nível da rotação dos apoios, joelhos, baço e costas. Verá rapidamente que quanto mais rápido girar sobre si mesmo, menos faltas cometerá.
-Num primeiro tempo, jogue em linha, 1 contra 1 numa metade do court e com um ritmo muito lento. Deixe passar a bola para que ressalte na parede e efetue a batida quando ela volta. É uma trajetória particular, então repita várias vezes o gesto. Acima de tudo, divirta-se com as diversas trajetórias da parede, progredirá muito mais.
-Uma vez bem aquecido, pode começar a jogar a par. Não se esqueça de não jogar muito depressa! O Padel é um desporto de precisão e paciência. Não pense em ganhar o ponto muito depressa pois no Padel uma bola que passa à frente do adversário não significa que o ponto está ganho. As paredes estão lá para que se lembre disso!  

Uma vez iniciados os pontos, lembre-se de ficar do seu lado do court e o mais importante é que a bola passe para o outro lado "só mais uma vez".
Divirta-se!!! É a chave do progresso no Padel! Este desporto é dinâmico, faz trabalhar a totalidade dos seus músculos e acima de tudo tem um parte social muito saudável.

QUER SABER MAIS ACERCA DO PADEL?

Conselhos
artengo criança principiante
«A atividade desportiva», a expressão sempre na ordem do dia e muitas vezes associada ao bem-estar, à saúde. Mais quais são os reais contributos de uma atividade desportiva e, em particular, dos desportos de raquetes para as crianças?
Conselhos
Como escolher a bola de padel
A escolha da bola de padel não é fácil sobretudo quando se assemelha a uma bola de ténis: facilmente se fica perdido! Para uma prática de principiante ou intensiva? Bola com pressão ou não? Acompanhe o guia para escolher a bola indicada para a sua prática.
VOLTAR PARA O TOPO