O papel do capitão numa equipa de andebol

Os apaixonados do andebol dir-lhe-ão que o capitão é indissociável da sua equipa. E todos nos recordamos dos nomes de grandes capitães que marcaram a história do andebol francês: Jérôme Fernandez ou ainda Jackson Richardson.

Por isso, se pretende saber mais sobre o papel do capitão numa equipa de andebol, tanto no campo como fora dele, propomos-lhe que leia este artigo !

1

O capitão, figura escolhida pelo treinador e/ou pelos jogadores.

O capitão não é apenas o jogador que tira à sorte no início do jogo, que escolhe a bola ou que usa a braçadeira de capitão. De igual forma, não é apenas a pessoa que levanta o troféu em caso de vitória. Este papel não é apenas uma designação. O capitão ocupa uma posição importante e é uma referência e um exemplo para a sua equipa. É o elemento central ou ainda a ligação entre os jogadores e o treinador. É escolhido pelos seus colegas de equipa e/ou pelo seu treinador. Numa primeira fase, é analisado o ambiente, o grupo, as personalidades, a fim de identificar o capitão mais adequado. Esta escolha será determinante para o sucesso e a evolução do grupo. Além da sua liderança, da sua capacidade de unir a equipa e do seu investimento em campo, é respeitado por todos.

ANDEBOL
2

As qualidades e a missão de um capitão

Numa equipa de andebol, o capitão deve possuir inúmeras qualidades: combatividade, respeito, confiança, coragem, força mental, comunicação, conhecimento de si mesmo e dos outros, boa fé e capacidade de adaptação.

Deve ser capaz de mobilizar a sua equipa após uma derrota e estabelecer uma dinâmica de grupo de forma a criar um verdadeiro coletivo. O capitão não é forçosamente a pessoa mais avançada. É certo que deve possuir uma forte personalidade mas coloca-a sempre ao serviço dos outros. Deve estar em sintonia com os valores do clube, da equipa e do treinador e usar a braçadeira de capitão com orgulho. Pode ainda ser o porta-voz da equipa junto dos árbitros, mas essa não é certamente a parte mais divertida.

ANDEBOL
3

Papel e postura

A postura e a capacidade de comunicação são essenciais para comunicar com o grupo e em nome dele. O papel do capitão é primordial e determinante tanto na vitória, como na derrota. Deve ser exemplar em qualquer circunstância. A força das palavras e o tom usado podem ser decisivos para permitir à equipa concretizar os seus objetivos.

O seu papel consiste em encorajar e fazer evoluir a equipa e encaminhá-la para a vitória. É tão importante durante o jogo, como em período de preparação. A coesão da equipa constrói-se também nos períodos em que não está a jogar. Tomámos disso consciência durante as inúmeras reportagens referentes à equipa francesa de andebol. O coletivo é formado e desenvolvido durante as refeições comuns, as brincadeiras, os passeios… É uma questão que ultrapassa o quadro desportivo. Desempenha ainda um papel junto dos meios de comunicação social, dos adeptos, dos colegas...

O papel do capitão inclui ainda a preocupação pelos mais jovens e a sua integração na equipa. O capitão deve ter uma postura neutra. A sua colaboração é muito importante e a confiança mútua permitirá ao coletivo avançar e progredir em conjunto. O capitão tem ainda a função de contribuir para a resolução dos conflitos, sendo, portanto, um elemento fundamental do grupo.

Se sentes que tens a alma de um líder e de um conquistador, que amas estar ao serviço de um coletivo e contribuir para a evolução dos teus companheiros, que tens sede de vitória, de aventuras e de momentos extra-desportivos, não hesites e torna-te, tu também, capitão da tua equipa, partilhando connosco as tuas experiências mais marcantes enquanto capitão ou jogador!

 

Margot

Margot

praticante e apaixonada pelo andebol há mais de 18 anos.

O andebol sempre fez parte de mim e equilibra verdadeiramente a minha vida.

O gosto pela competição e pelo desafio são características minhas e é um prazer poder combinar a minha paixão pelo andebol com a minha profissão de Leader na Decathlon.

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS:

VOLTAR PARA O TOPO