O GUARDA-REDES DE ANDEBOL À LUPA

Iniciaste-te como guarda-redes? Foste motivado pelo teu treinador? Ou pensas que essa posição foi feita à tua medida?

Em qualquer caso: Parabéns! Neste artigo, entras no círculo restrito dos guarda-redes de andebol e vais conhecer melhor esta posição e as respetivas especificidades.

Tradicionalmente, o andebol jogava-se num terreno com a dimensão de um campo de futebol, 11 contra 11. E, como poderão calcular, o guarda-rede defendia numa baliza normal de futebol! Portanto, o jogo e esta posição eram muito diferentes de hoje em dia: os jogos acabavam com pouca diferença de pontuação e poucos golos marcados.

Ou seja, estávamos bem longe da defesa à Thierry Omeyer; o guarda-redes de andebol era semelhante ao seu homólogo no futebol, que mergulhava na direção da bola perante um remate.

Foi a partir dos anos 60, com a passagem para 7 contra 7, que esta posição surgiu como a conhecemos, tendo como percursor o francês Jean Férignac, um dos primeiros guarda-redes a defender.. Com as pernas! Atualmente, quem imaginaria um guarda-redes que, dentro dos seus 6 metros, não salta, de pernas no ar, para defender a bola?

Estando este desporto em constante evolução (+ técnico, rápido, físico e espetacular), os guarda-redes tiveram de se adaptar para conseguir uma boa performance.. Mas quais são, de facto, as qualidades de um guarda-redes?

Aqui estão os 5 Mandamentos do guarda-redes!

ANDEBOL
1

Manterás a cabeça fria:

 - Coragem - O guarda-redes de andebol é muitas vezes considerado o "tolo" da equipa, aquele que vai levar com os impactos da bola, a toda a velocidade, nos braços, pernas, ou, na pior das hipóteses.. Na cabeça.

 - Abnegação - Por ser o verdadeiro motor da equipa no jogo, é frequentemente o mais exposto e comentado, seja nas vitórias, pela sua performance incrível, seja nas derrotas, quando lhe condenam todas as ações defensivas. Um papel que pode parecer ingrato.. Mas que assenta que nem uma luva às pessoas de caráter forte e com a cabeça no lugar.

 - Astúcia - Ser guarda-redes é, em primeiro lugar, um duelo mental/psicológico com o adversário... um guarda-redes não sofre golos do adversário: obriga-o a lançar a bola para onde lhe dá jeito!  

 - Tenacidade - Ter sangue frio e a lucidez de analisar constantemente os adversários, sem nunca se deixar despistar. Lembrem-se do caso de Thierry Omeyer na final do Campeonato do Mundo contra a Dinamarca, em 2011, quase invisível durante o encontro, mas que venceu o jogo decisivo por 37-35, a 2 minutos do final, sendo a 4ª conquista mundial.

 - Liderança - Porque o guarda-redes tem o papel obrigatório e inerente de "puxar as orelhas" à sua defesa quando esta fracassa, de felicitar a equipa por uma bola desviada em canto ou um golo marcado,

2

Estarás em forma:

Diz-se muitas vezes que o guarda-redes é "quem corre menos" e, por isso.. :

     1. Quanto à condição física, ele deverá ser um dos melhores da equipa em cardio. Manter-se sobre os apoios durante 60 minutos tem o seu preço!  

     2. A flexibilidade é um trunfo que não se pode negligenciar e que se obtém com o tempo, a prática.. E muitas dores! Uma bola no canto da baliza não se defende com qualquer pé.

     3. A estatura não é um critério de exclusão. Um guarda-redes pequeno costuma compensar com a sua explosividade e rapidez de reação, enquanto o seu homólogo de mais de 1,85 m poderá apostar facilmente num jogo de posicionamento e antecipação.  

ANDEBOL
3

Estarás ativo: 

Todos os guarda-redes têm mais ou menos o seu estilo de jogo e apostam em competências diferentes das dos colegas.

     1. Um guarda-redes deve ser dotado em todos os domínios da modalidade, para ter um conhecimento completo dos jogadores de campo. Tal pode traduzir-se, sobretudo, nas qualidades de relance do guarda-redes, ao antecipar o movimento do colega de modo a transpor as fileiras e facilitar a chegada à baliza.  

     2. O guarda-redes deve "lutar" com cada bola e ser exemplar neste domínio, ao arriscar um potencial choque com o atacante adversário, o que é frequente nos duelos atacante/guarda-redes, nos 6 metros.  

     3. O guarda-redes deve irradiar superioridade e autoconfiança. Deve manter a cabeça fria e nunca se deixar levar pelo ritmo intenso do jogo, ou, pelo contrário, baixar a guarda em jogos fragmentados.

     4. Tal como um líder, o guarda-redes deve comandar a defesa e estimulá-la continuamente, para evitar falhas no sistema defensivo. Também é importante que se dê muito bem com os seus colegas de equipa defensivos. Combinar com os colegas a defesa da baliza permitirá ao guarda-redes não estar sozinho nos remates de longe e aumentar a probabilidade de os defender. Fechar a defesa obriga o adversário a rematar no espaço livre, onde o guarda-redes está pronto para intervir.

ANDEBOL

Terás algum espírito de análise:

Ter reflexos sem precedentes não é suficiente para ser um guarda-redes de choque! Geralmente, o que permite ao jogador chegar ao mais alto nível é a sua capacidade de análise do jogo.. E dos adversários!

Devem observar-se todos os ínfimos gestos, no comportamento de um jogador, que não deixam que enganar! Por exemplo, se o jogador não tiver os pés virados para a baliza, é porque planeia um passe e não um remate. Um médio centro que meça 1,65 m vai privilegiar um remate cruzado (ao nível da cintura) em detrimento de um remate em suspensão.. Todos os parâmetros têm a sua importância!

Uma análise no momento ou durante o aquecimento trará informações preciosas, mas a maioria dos guarda-redes profissionais utiliza as imagens de vídeo para um bom desempenho no jogo.. E Thierry Omeyer não o vai negar! Conhecer a priori o impacto de um lançamento livre, as preferências de um lateral esquerdo num remate de 9 metros de lado, ou as fantasias de um goleador de ponta, já é ter vantagem sobre o adversário, podendo ser decisivo.

ANDEBOL
número

Estarás na posição certa:

Sobre as ações técnico-táticas.

Conhecer os adversários e analisá-los traz vantagens; porém, não é por si só uma solução milagrosa para conseguir 20 defesas por jogo.

Pelo contrário, o posicionamento na baliza e o jogo estabelecido com a defesa fará toda a diferença!

A posição básica a adotar é a seguinte:

      - Imagine um semicírculo a ir de um poste ao outro e posicione-se sempre de frente para a bola e não para o corpo do jogador.

      - Desloque-se sempre com passos curtos e rápidos quando a equipa adversária aplica a sua estratégia.

      - Braços no ar e cotovelos ligeiramente dobrados. A ideia é ter sempre os braços no seu campo visual, para maior rapidez de execução.

      - Calcanhares ligeiramente afastados do solo, prontos para saltar ou deslizar.

      - Tronco direito, sempre à frente das pernas, de modo a ficar equilibrado.

      - Para executar a sua defesa, não mergulhe. Opte pela sequência de passos pequenos/passos grandes para ser o mais rápido e ter a melhor cobertura lateral.

 

Lembre-se sobretudo de uma coisa: uma posse de bola do adversário dura geralmente entre 30 e 50 segundos. A sua capacidade para estar concentrado e pronto a defender dura apenas 10 a 12 segundos devido aos impulsos nervosos. Por isso, não deve estar em atividade demasiado cedo. O timing certo costuma ser no início do desenrolar da estratégia adversária.

Espero ter conseguido acompanhá-lo na prática. Quer seja guarda-redes a nível local ou regional, com estes conselhos deve poder consolidar as suas ideias sobre a posição ou obter as pistas para evoluir. Temos muitas vezes falta de treinadores de guarda-redes para o cargo.. Se necessário, não hesite: estamos aqui para o ajudar!

 

 

retrato-do-terry

Terry

Entusiasta de andebol e da posição de guarda-redes em particular... e da cultura pop! Chamam-me de Senhor Sorriso por ser comunicativo e ter bom humor... Exceto quando levo com uma bola no nariz!

Conselhos
handball_debuter
O andebol é um desporto coletivo em que o contacto entre adversários é frequente. Estes contactos podem por vezes parecer lesivos, mas são controlados e punidos pelos árbitros quando são demasiado violentos. No entanto, não são apenas os contactos entre jogadores que são controlados.
Conselhos
handball_beach
Com a chegada do verão, já só pensa numa coisa? Parta à descoberta das praias e inicie-se no andebol de praia. Atorka pensou em si e criou a baliza que precisa para desafiar os seus amigos nas suas melhores partidas de praia.
VOLTAR PARA O TOPO