O equipamento e as regras do ténis de praia

O equipamento para começar:

Para começar no Ténis de praia, não precisa de investir muito para o equipamento…

Os três elementos de base são a raquete, a bola e a vontade de se divertir!

É importante que a raquete seja adequada ao seu físico, tamanho e peso Para começar, recomendamos uma raquete leve de 310 a 340 g O equilíbrio na cabeça de raquete permite obter mais potência et pode então ajudar os que não vêm de outros desportos de raquete A espessura e os materiais da raquete são outros dois elementos que afetam a jogabilidade de uma raquete: para aqueles que começam a praticar o ténis de praia, uma raquete em fibra de vidro com uma espessura de 20-22 mm favorece a tolerância em jogadas descentradas e permite por tanto uma melhor maneabilidade da raquete. A bola é a mesma que a de ténis mas é diferente na sua pressão e cor: a bola de ténis de praia é mais "soft" para favorecer as trocas (que são muito rápidas) e deve ser aprovada "stage 2" (inscrição presente na bola para garantir a boa pressão); a cor é geralmente amarela/laranja para tornar a bola mais visível na areia e em condições de forte luminosidade.

No que diz respeito à roupa, um fato de banho é suficiente! Caso comece a entrar em competições, terá de usar roupas leves e respiráveis. Para aqueles que também jogam ténis de praia no inverno (indoor), pode ser útil calçar meias em neopreno de 2-3 mm para proteger os pés da humidade da areia e assegurar uma mobilidade agradável no campo. Consoante as condições climáticas e necessidades pessoais, pode escolher usar acessórios tais como bonés, viseiras, bandoletes (fitas para a cabeça), manguitos, óculos de sol, … assim como roupas térmicas em caso de grande frio ou roupas anti-UV para proteger do sol. Na maioria dos casos, será atraído por este desporto na praia, então tenha o cuidado de não escolher horas demasiado quentes para começar a praticar e lembre-se de uma boa hidratação e proteção do sol.  

As regras do ténis de praia

As regras do ténis de praia são uma mistura entre o ténis e o voleibol de praia.

A bola apenas deve ser jogada em voo.

O resultado conta-se como no ténis (0/15/30/40) com a diferença que não há vantagem mas um ponto decisivo quando "empate" para ganhar um jogo.

A primeira equipa a ganhar 6 jogos com 2 jogos de diferença em relação à outra equipa ganha o set. Em caso de empate a 6-6, existem 2 opções:

Ou o set continua da mesma forma até que uma das equipas chegue a ter uma vantagem de 2 jogos em relação à outra.

Ou o set se termina por um tie-break em 7 pontos vencedores com pelo menos 2 pontos de diferença.

No que diz respeito ao serviço, o jogador é livre para escolher a sua posição atrás da linha de fundo do campo e pode enviar a bola para onde desejar no campo adversário.

O serviço também pode ser feito por baixo ("de colher"), isto até é obrigatório para os homens em duplo misto. O jogador que serve muda a cada jogo. Não há segundo serviço e se a bola vai para a rede ("let"), o serviço não é repetido e o jogo continua.

A bola é idêntica à do ténis ao nível dos materiais mas é diferente ao nível da pressão e da cor: a bola de ténis de praia é mais "soft" para desacelerar o jogo e favorecer as trocas, deve ser aprovada "stage 2" (o símbolo encontra-se geralmente na bola para garantir a pressão). A cor da bola é amarela/laranja para favorecer a visibilidade, principalemente na praia com condições de luz muito fortes.

VOLTAR PARA O TOPO