O Cardio Boxing: uma prática feminina, mas não só...

O CARDIO BOXING: UMA PRÁTICA FEMININA, MAS NÃO SÓ...

Se o cardio boxing atrai cada vez mais o público feminino, é por oferecer benefícios reconhecidos e por ser um tipo de boxe à parte.

Contrariamente às ideias preconcebidas, os desportos de boxe não implicam forçosamente adversidade ou confronto. O boxe é também uma sucessão de séries e gestos técnicos bem executados que constituem uma verdadeira coreografia desportiva.

número-1

Diversão e Técnica

Os benefícios físicos deste desporto são inegáveis. Praticar boxe permite trabalhar o cardio e fazer um trabalho muscular importante, ao mesmo tempo que trabalha a coordenação, graças às séries específicas. A estes benefícios, somam-se outros benefícios associados ao moral pois o cardio boxing permite relaxar, descarregar a pressão e ganhar autoconfiança. Tal como o boxe, o cardio boxing pode proporcionar uma sensação de poder, na medida em que os nossos limites são testados durante o esforço. Os progressos no cardio boxing são rapidamente visíveis e, uma vez assimilados, os gestos técnicos (diretos, cruzados, uppercuts, ganchos, etc.) tornam-se cada vez mais naturais e fluidos, permitindo à/ao praticante de boxe concentrar-se na sua velocidade ou em novas séries.

número 2

Sedutor e acessível

Mas por que seria o cardio boxing uma prática particularmente feminina? As redes sociais veiculam, com efeito, numerosas imagens de mulheres (e cada vez mais crianças) praticantes de cardio boxing. Este fenómeno pode explicar-se pela emergência da tendência «girl power» ou pelos benefícios estéticos deste desporto «queimador de calorias», que solicita diversos grupos musculares. Por outro lado, o cardio boxing é um desporto agradável de ver, graças ao seu aspeto lúdico e ao destaque da/do desportista.

Com efeito, o cardio boxing não tem género nem nível. Ele tanto é praticado por boxeurs experientes, até profissionais, como por principiantes, e é apreciado quer por mulheres, quer por homens. O cardio boxing é essencial para a preparação física dos boxeurs e também pode ser útil para a preparação física noutras atividades desportivas.

Uma das grandes vantagens do cardio boxing reside na não oposição: proporcionando todos os benefícios físicos do boxe, sem, no entanto, gerar a apreensão do sparring, o cardio boxing é mais acessível e pode ser praticado em todas as idades.

TREINO COM SACO
número 3

Permite praticar boxe em segurança

O cardio boxing pode ser praticado quer com luvas, quer com mitenes, aquando dos exercícios com sacos de boxe ou com patas de urso, pelo que o praticante, ainda que principiante, não tem de se preocupar com a força dos impactos. Desde que esteja bem equipado (mitenes e luvas com espuma bem reforçada), o risco de lesão é fraco. Além disso, a força de impacto varia em função do que o praticante procura. Os exercícios de rapidez, de coordenação e de técnica não se adequam forçosamente aos impactos com apoio e oferecem alternativas aos desportistas que pretendem diversificar os seus treinos.

CARDIO-TRAINING

Quem lhe chamou «desporto individual»?

As várias modalidades de boxe são normalmente vistas como desportos individuais, embora suscitem a interação e uma atenção especial ao seu parceiro ou treinador. No caso do cardio boxing, o praticante pode treinar sozinho, mas também com a presença de um treinador e/ou de outros praticantes, como propõem numerosos ginásios. Praticar com outros desportistas confere uma dimensão social e motivadora e permite a superação, graças à energia do grupo. Frequentar uma aula de cardio boxing entre colegas e amigos é como participar numa experiência federadora.

Com estes conselhos e informações, já poderá compreender por que razão esta prática suscita um interesse crescente quer junto das mulheres quer dos homens.

Às suas luvas… Preparados…Boxe!!!!!

embaixadora outshock-Roxane

ROXANE

Apaixonada por desportos de combate

Divirta-se!

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO

VOLTAR PARA O TOPO