A MUSCULAÇÃO, UM DESPORTO COMPLEMENTAR

A musculação tem como vantagem poder ser praticada como complemento de muitos outros desportos. O reforço muscular é um benefício que se associa facilmente a vários domínios, permitindo melhorar o desempenho no seu desporto de eleição.

São em particular os desportos de combate e de resistência que se associam bem à prática da musculação.

Musculação e desportos de combate

Durante muito tempo acreditámos que a musculação e os desportos de combate eram incompatíveis. Alguns pensavam que o trabalho com cargas fazia perder velocidade e flexibilidade, qualidades indispensáveis para os desportos de combate. No entanto, muitos desportistas constatam, atualmente, que praticar musculação melhora a sua força e reforça todos os músculos necessários para a prática. Associar musculação e desportos de combate permite assim:

Ter mais potência (força e velocidade)

Garantir uma maior estabilidade, indispensável para este tipo de desporto

Evitar lesões reforçando os músculos e consequentemente as articulações

Aumentar a massa muscular: o benefício estético também é notório  

Para que tire o melhor proveito do reforço muscular, construa um plano de treino para as necessidades do seu desporto de combate e trabalhe nos aspetos que gostaria de melhorar! É também uma boa forma de diversificar o seu treino!

número -2

Musculação e desportos de resistência

A musculação é também uma ótima aliada para os praticantes de desportos de resistência. Corrida, futebol ou cicilismo são alguns exemplos de desportos que podem beneficiar com treinos de musculação no plano semanal.

O objectivo não é desenvolver massa muscular como um culturista, mas sim conseguir um reforço muscular suficiente para melhorar o seu desempenho e principalmente para evitar lesões! Por exemplo, mais força nas pernas pode significar um remate mais forte, um sprint mais rápido ou uma pedala em esforço por mais tempo!

Muitos outros desportos de resistência beneficiam dos treinos de força e resistência muscular que a musculação proporciona. Comece já!

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS

VOLTAR PARA O TOPO