LIMPAR CORRETAMENTE A SUA ARMA DE CAÇA

Para garantir a segurança e uma maior longevidade da sua arma, iremos explicar-lhe como limpar corretamente a sua espingarda ou carabina.

limpar corretamente a sua arma de caça
número-1

LIMPEZA DO CANO: INTERIOR E EXTERIOR

AS ARMAS COM CANO BASCULANTE, ESPINGARDA E CARABINA

Para limpar o interior:
Para começar, aconselhamos a utilizar diferentes escovas. Comece pela escova de nylon para remover os resíduos de chumbo maiores. Em seguida, para uma limpeza mais fina, utilize a escova em latão suave e, por último, a escova de lã embebida de óleo para lubrificar o cano.

Depois, coloque um pano seco na ponta da vareta para limpar e remover os últimos vestígios: deverá fazer várias passagens para a frente/para trás. A etapa seguinte consiste em desengordurar bem o interior dos canos, porque se houver restos de óleo ou de massa, os canos irão rapidamente ficar sujos outra vez após alguns tiros.

Em alternativa às escovas e à vareta, poderá usar um boresnake para limpar o cano da sua arma.

Limpar corretamente a sua arma de caça - limpar a parte exterior

Para limpar a parte exterior:

No final de uma sessão de caça, aconselhamos a limpar o cano da sua arma com um pano seco para remover os vestígios de transpiração e humidade, sobretudo se utilizou a arma à chuva.

Se utilizou a sua arma à chuva, deixe secar o cano durante pelo menos 12h antes de o limpar e, sobretudo, nunca lubrifique um cano húmido com óleo para não reter a humidade por baixo da película de óleo, sob pena de danificar a bronzagem.

Se detetar pontinhos de ferrugem no cano, utilize palha-de-aço 00 ou 000 (material não abrasivo). Deverá aplicar uma boa quantidade de óleo e esfregar suavemente a zona afetada até eliminar estes pontos de ferrugem.

Depois de o cano estar bem seco, passe um pano seco ou um toalhete ligeiramente embebido com óleo para finalizar a limpeza.

Para limpar o mecanismo basculante deste tipo armas, aconselhamos a utilizar uma escova com cerdas de nylon para remover os resíduos de pó, pólvora, etc. Em seguida, aplique óleo com um spray e passe novamente a mesma escova para repartir bem o óleo no interior do mecanismo.

AS ARMAS DE CANO FIXO, CARABINA OU ESPINGARDA SEMIAUTOMÁTICA

AS ARMAS DE CANO FIXO, CARABINA OU ESPINGARDA SEMIAUTOMÁTICA

Não é necessário fazer uma limpeza completa da arma após cada sessão de caça. Comece por passar um pano seco em toda a espingarda, seguida, limpe o interior dos canos da mesma forma que numa arma de cano basculante e finalize com a passagem de um pano ligeiramente embebido em óleo na parte exterior do cano.

Aconselhamos a fazer uma limpeza completa da sua arma em cada 3 sessões de caça, conforme o uso que tenha feita da mesma.

Para essa limpeza, comece por desmontar a arma. Primeira etapa de segurança: puxe a culatra para se certificar visualmente de que nenhuma munição ficou na câmara. Pressione o botão para desbloquear a culatra e deixe o percutor sob tensão. Em seguida, retire a peça de tração ao nível da culatra, desaperte e retire a trava de segurança. Depois, pela seguinte ordem, desmonte a telha, a mola, o cano, o pistão e puxe o cilindro para separar a culatra em duas partes.

Para limpar a parte da arma que não está desmontada, passe um pano seco no interior, na zona de encaixe da culatra. Em seguida, lubrifique todas as partes, aplique óleo específico para armas nas partes deslizantes e na lâmina de extração, na mola de amortecimento da culatra e nos mecanismos do percutor. Não se esqueça de remover o óleo excedente.

AS ARMAS DE CANO FIXO, CARABINA OU ESPINGARDA SEMIAUTOMÁTICA

Para a parte não desmontada, comece por lubrificar com óleo os componentes mecânicos da culatra, que são os mais importantes. Basta passar um pano seco nos mecanismos de rearme, como o cilindro e a câmara.

Para limpar o interior e a parte exterior do cano, aplica-se o mesmo procedimento que nas armas de cano basculante.

Para as restantes peças desmontadas, basta limpar com um pano seco. Poderá aplicar de tempos a tempos óleo de linho em todas as partes em madeira para recuperar o seu brilho de origem.

Já pode agora voltar a montar a sua arma.

LIMPEZA DA ROSCA, LUBRIFICAÇÃO COM ÓLEO (OU MASSA ESPECIAL PARA CHOKES)

LIMPEZA DA ROSCA, LUBRIFICAÇÃO COM ÓLEO (OU MASSA ESPECIAL PARA CHOKES)

Desenrosque e comece por limpar as roscas com um pano limpo ou com papel de rolo polivalente. Se o choke estiver preso, pulverize um produto desincrustante e deixe atuar durante algumas horas antes de voltar a tentar desenroscá-lo.

Desengordure em seguida a rosca com um desengordurante próprio para armas para uma limpeza profunda.

Poderá utilizar uma escova de dentes suave para limpar as 2 roscas choke+cano.

Aproveite a ocasião para inspecionar as roscas para detetar eventuais fissuras que são um sinal de desgaste. Se as roscas estiverem gastas, aconselhamos fortemente a levar a sua arma a um armeiro.

Aplique uma massa lubrificante especial para chokes na rosca exterior antes de voltar a montar este componente.

Remova o excesso de massa lubrificante com um pano.

Dica: Sempre que limpar a sua arma, não se esqueça de verificar se o choke não está gripado para evitar precisamente este tipo de situação. A rosca pode ficar literalmente colada e, neste caso, a única solução é levar a sua arma a um armeiro.

LIMPEZA DA CORONHA

Se tiver uma coronha em madeira não envernizada (polida a óleo), aplique um produto à base de óleo de linho, procurando sobretudo evitar o contacto com as partes metálicas para não deixar manchas muito difíceis de remover depois de o óleo secar. Faça o mesmo na telha, a parte de madeira por baixo do cano.

Se a coronha de madeira estiver envernizada, basta passar um pano com um produto de limpeza para móveis. Uma passagem de esponja com sabão nas manchas mais persistentes seguida de uma passagem por água permitirá devolver o brilho às suas madeiras.

Dica: para disfarçar ou eliminar um vinco profundo numa coronha polida a óleo, aplique um pano humedecido na zona de impacto e, encoste durante alguns segundos um ferro de engomar. Repita o procedimento se necessário. A humidade irá inchar a madeira e devolver a sua forma inicial.

ESTES CONSELHOS PODERÃO INTERESSAR-LHE

VOLTAR PARA O TOPO